Páginas

terça-feira, 27 de agosto de 2013

E depois do Aprendiz o que você faz?

Por Daniel Simões

Olá a todos, agradeço aos elogios e críticas feitas sobre meu primeiro texto ou artigo realizado na minha estréia no blog. Espero que continue acertando na forma de expressar-me sobre o contéudo e sobre o programa.  

Minha pauta de hoje se baseia muito em uma frase do Donald Trump na entrevista coletiva de lançamento do  Aprrentice All-star Celebrity - Entrevista espetacular, se achar no youtube, postarei aqui e no grupo na comunidade (como todos sabem e podem ver na minha apresentação sou um fã e seguidor de carteirinha do Trump). A Frase foi essa: Estou dando a segunda chance para esses aprendizes que foram fantásticos, eles aproveitaram muito o programa e o público também aproveitou pois aprendeu com cada um deles mais sobre o espírito empreendedor dos USA.  Aí surgiu uma questão... O QUE VOCÊ FAZ OU NÃO FAZ DEPOIS DA TEMPORADA DO PROGRAMA? Eis a questão!!!



( Não voltarei a dizer que temos que "encarar" o Aprendiz como um programa de televisão, pois, isso é óbvio é chover no molhado, mas em todos meus posts no blog tentarei ao máximo focar no Aprendizado e de como trazer as situações de uma maneira didática. Então vamos lá. )


O Programa Aprendiz como o próprio nome já diz quer que os telespectadores e os participantes aprendam algo. Uma palavra no Brasil que está em moda é o tal LEGADO (infelizmente, pois, virou uma palavra para zoação), o legado do Aprendiz do Trump é visto sim a olho nu, basta ver todos os números de chats e grupos públicos e privativos, hangouts e perfis nas redes sociais que param no domingo a noite somente para discutir sobre o programa do dia - Eu mesmo participei de um grupo neste ano que foi feito especialmente para Brasileiros e Americanos, era um grupo de Empreendedores da Ivy League (expressão destinada para o grupo das 8 maiores universidades dos USA) liderados pela turma de Yale Institute Entrepreneurial. Realmente quando o Trump falou isso ele não estava blefando ou vangloriando o programa, os líderes da tarefa quando eram vencedores recebiam um cheque para uma instituição de caridade, fora isso todas as tarefas envolviam o público a contribuir para uma boa causa, era feito realmente o Empreendedorismo Social que tanto está em moda no Brasil. O legado depois do programa continua em pé, seus participantes continuam se envolvendo em tarefas empreendedoras e ensinando outros a desenvolverem seu potencial utilizando os métodos de ensinamento do programa (vejam Piers Morgan, Bret Michaels, Lil Jon e Trace Adkins em suas tarefas voluntárias e profissionais).

E aqui no Brasil? O que aprendemos com o programa ? Será que ele é só mais um programa de televisão? O que cada um dos aprendizes participantes tem a dizer sobre o programa e depois dele? Sei que muitos tem suas vidas profissionais e até mesmo pessoais, porém, diferentemente dos aprendizes do Trump - falo agora dos que não eram celebridades, que fizeram grande sucesso em empresas e até mesmo se tornaram celebridades (vide Omarosa), poucos demonstram o que o programa ensinou a eles... (sei que ensinou algo... Não é possível não ter ensinado nada). É uma curiosidade que tenho comigo e que muitos fãs tem também.

E o público do programa? O que aprendeu realmente com ele?  Qual é o fato positivo que você leva do programa para o seu cotidiano profissional e até mesmo pessoal? No começo do programa, muitos tem atiçados seu níveis de liderança, empreendedorismo e etc... Mas, quando termina o programa, coloca algo em prática? Foi um sentimento passageiro somente? 

Espero que o programa, não seja somente mais um programa de televisão. Precisamos urgentemente de estabelecermos bases empreendedoras no Brasil, se bem feito o programa pode ser um marco de liderança positiva e social para nosso País. Realmente espero que muitos não encarem somente como MAIS UM PROGRAMA DE TELEVISÃO E MAIS UM REALITY SHOW... Um programa tão bom que pode ensinar demais, nunca pode ser depreciado desta maneira...


O QUE VOCÊ FAZ DEPOIS DO APRENDIZ? ( Titia Meretriz não pense besteira :p )

2 comentários:

Suelen Corrêa disse...

Daniel que texto top! Levantei para bater palmas! Super merecido, é o que sempre abordamos em nossas conversas Dani, somos donos da informação mas não sabemos o que fazer com ela. Pois é, infelizmente a vida é assim, ou felizmente né? nem todos amadurecem da forma que tem que amadurecer. Uns levantam e fazem acontecer e outros esperam por dias melhores.
E respondendo sua pergunta - eu faço sucesso! HA HA HA brincadeirinha! Mas logo, logo muitas novidades por ai.

Daniel Simões disse...

Valeu Suellen, sim, sempre conversamos isso. Foi um dos motivos que motivou fazer tal texto.

E espero seu sucesso com toda certeza.