Páginas

sábado, 21 de junho de 2014

Entrevista Exclusiva com Michele Birkheuer

Por Rafaella Oliveira

A pedido da Michele, a entrevista aqui publicada está sendo reproduzida tal qual foi escrita, sem alterações ou correções, que podem acontecer em alguns casos em razão de possíveis erros e afins. Confira o que Michele Birkheuer tem a dizer sobre sua participação no Aprendiz Celebridades. 


Agradecemos pela entrevista, Michele!


(Daniel Simões e Aprendiz Coelhocratas) Você não acha Paradoxal mandarem você mudar o seu perfil aí quando você mudou todos criticaram tal mudança ? Afinal que tipo de Michele eles queriam e qual é a verdadeira Michele?

(Michele Birkheuer) Oi Daniel. Acho sim paradoxal, pois minha mudança de comportamento ( e nao de perfil ou personalidade) foi aconselhada pelo Roberto e, a partir do momento em que me esforcei pra ficar em harmonia com o grupo, ele passou a dizer que eu estava "apagada"... A verdadeira Michele esta aqui, e estava lá o tempo todo. A verdade eh que o grupo nao me queria lá , independente da minha personalidade. Tratei todos sempre com muito respeito e carinho, e fiquei muito magoada com a atitude do grupo quando questionei a Mônica por estar sendo grosseira e tentando me calar. Fui acusada de " falar demais" e de " roubar méritos "de outros da equipe. Primeiro Respondi ao grupo que nao iria me calar só porque nao queriam me ouvir, pois o que dizia era muito pertinente e indispensável muitas vezes para as tarefas. Segundo, é impossível roubar méritos de algo que nao fiz se esta tudo sendo filmado. Essa acusação vinda do Amon não procede, pois apesar de nem tudo estar sendo visto pelo público devido à edição do programa, o fato de eu REALMENTE fazer as coisas é que incomodava o grupo. Acho que se sentiram ameaçados pela minha postura e competência. 

(Daniel Simões) Qual é o participante que você quer que vença o programa? E qual é o participante que você não quer que vença. Cite o motivo em ambos casos.

(Michele Birkheuer) Queria muito ganhar . Todos têm muito a colher, mas isso depende do que e de que forma plantar. A verdade pra mim é o único caminho, mesmo que às vezes dolorosa. Impossível separar sua vida em pessoal e profissional, pois uma afeta à outra diretamente, principalmente quando se está confinado, convivendo e trabalhando com pessoas até então desconhecidas. Acho que deve ganhar o que estiver mais apto, que seja uma pessoa de caráter, com princípios, e que saiba aproveitar e dividir os frutos da vitória. Acredito que a Ana se encaixa muito nesse perfil, espero não estar enganada.. Todos os demais irão perder, pois apenas um vence... Mas não gostaria que o Amon ganhasse. Quando sai do programa pude enxergar claramente a pessoa que ele é o que está tentando fazer parecer. Ele foi falso, demonstrou não ter caráter e muito menos competência para vencer. Sempre defendi e apoiei a todos no meu grupo, realmente acreditei que estavam sendo sinceros comigo; mas não estavam... Aqui no Sul tem uma definição bem apropriada para o Amon: "pia de merda" , com o perdão das palavras.... Espero que o Roberto mostre pra ele que ser indeciso, imaturo, falso e puxa-saco nao leva ninguém para a final. 

(Lucas Lattari) Michele, você acha que a sua equipe "sabotou" sua liderança? Nem digo que prejudicaram de propósito, mas que "soltaram o pé do acelerador" e lhe deixou mais exposta com Justus e os conselheiros. O que acha?

(Michele Birkheuer) Olha Lucas, analisando mais friamente tudo que aconteceu, não tenho nenhuma dúvida de que o grupo realmente aproveitou a minha liderança para me tirar do jogo. Ninguém fez absolutamente nada. A Beth jogou a toalha no início da tarefa, não apresentou nenhuma idéia e muito menos os contatos, que a mantém no programa até então. O Raul, apesar de ter crescido no programa por sua energia e força de vontade, insistiu que o material impresso (feito por um contato dele) era incrível e, literalmente , fez o público engolir aquele flyer. Esse comportamento dele, que só pude ver na sala de reunião, seria algo para mim INADIMISSIVEL em qualquer profissional, a grosseria com que ele tratou as pessoas pra mim seria motivo de expulsão, nem de demissão . Jamais contrataria ou trabalharia com uma pessoa como ele, que já deixa a desejar quando precisa pensar, e ainda por cima não tem nenhum tato ou carisma com o público. Por fim , o Amon. O que ele fez mesmo??? ... Ah, escolheu os cavalinhos... Provou que, além de incompetente , pois sem a ajuda da Familia Lima ele não fez nada o programa inteiro, é indeciso, puxa-saco e covarde, pois aproveitou a minha Liderança pra me tirar do jogo. Me senti sozinha e trabalhei duro a tarefa toda e, ao contrario do que foi mostrado na edição, mesmo o material nao tendo saído como tinha passado no briefing para a produtora, a equipe inteira aprovou e concordou com a sua distribuição. Pra mim , um verdadeiro líder é aquele que vai junto com seus liderados para a batalha, seja para matar, seja para morrer. Fiz algo que nenhum outro participante fez nessa edição : assumi a responsabilidade que a Equipe inteira tinha por ter perdido a tarefa, justamente por estar na posição de líder. O que não desmerece ou invalida a minha trajetória no programa. Tive inúmeras vitórias como profissional e como pessoa, soube ouvir as críticas e conselhos de todos, e reverti tudo isso provando que sou capaz de me adaptar a tudo. Mesmo tendo sido boicotada, provocada, desprezada e desrespeitada durante todo o programa e , principalmente, no confinamento; onde as pessoas não tem a chance de ver o que REALMENTE acontece. Achei que o olhar dos conselheiros e do Roberto foi superficial e providencial quanto  à minha  demissão, pois dos que restaram na equipe, nenhum tem condições e capacidade de ganhar um programa , ao meu ver, serio como este. 


(Guto Cristino) Michele, qual era o seu plano em relação ao melhor momento para aceitar ser líder da Fênix? Predominou o medo ou a estratégia a cada semana em que você adiou essa liderança? Você chegou a prever que talvez fosse melhor aguardar uma possível demissão da Mônica antes de comandar a equipe, ou todo esse contexto foi apenas obra do acaso?

(Michele Birkheuer) Acredito que minha liderança tardia se deve à competição em si;  nada foi por estratégia ou por medo. Na primeira tarefa já pude mostrar minha competência e dinamismo, qualidades que , infelizmente, acarretaram na demissão do querido Nico... Segundo o Roberto ele nao teve pulso firme e deixou que eu tomasse as rédeas na tarefa. Com tudo isso, para a segunda tarefa não me ofereci para ser líder, pois achei que era momento de ser liderada e colaborar com o grupo de outras formas, sem que ninguém fosse prejudicado. Foi o que fiz, e ganhamos a tarefa. Durante a sala de reunião da equipe Next, Nahim disse que me considerava a pessoa mais forte no meu grupo... E a partir desse momento fui visualizada como concorrente e ameaça, e nao mais como colaboradora.... Entao, começaram os conflitos...o Pedro se declarou meu inimigo número um, coisa que não entendo até hoje... E, mesmo me boicotando durante a tarefa no Navio, a qual perdemos e TODOS votaram para que eu saísse; tiveram que engolir o elogio muito bem-vindo do COMANDANTE DA MARINHA DO BRASIL sobre a minha excelente execução das tarefas, digna da Marinha do Brasil. Com isso , o Roberto me tirou da sala de reunião e demitiu o Pedro, pois claramente ele não fez uma análise coerente sobre a tarefa e queria a todo custo eliminar sua maior colaboradora: Eu. Quando questionei a Mônica sobre seu comportamento grosseiro comigo, tentando me calar em vários momentos, o grupo todo se voltou contra mim... Cheguei a ser chamada de "cão da peste" pela Beth.... Fiquei horrorizada com tudo isso e, claro, sem motivação para liderar um grupo que estava nitidamente me boicotando e querendo que eu saísse... Mesmo assim, quando restavam apenas eu e a Mônica como opção para líder, expressei minha vontade de fazê-lo com a concordância do grupo. Entao, durante o jantar (sem câmeras) anterior ao desafio do líder, combinamos que , Independente da tarefa, faríamos a escolha no par ou impar. Fato que não aconteceu , e nem sequer foi mensionado pela Equipe quando o desafio foi dado. Todos concordaram que a Mônica seria líder e, ao questionarem a minha concordância, respondi que também gostaria de ser , mas que pelo visto já era voto vencido... Obviamente ser líder no começo do jogo, numa tarefa na qual, se o grupo perder, tem varias pessoas para serem eliminadas , eh muito mais fácil e se corre um risco muito menor de ser responsabilizado... Mas nunca precisei do título de líder para liderar. 

(Guto Cristino) Michele, sabemos que a exposição em rede nacional abre portas para artistas no ramo do entretenimento, mas, além desse aspecto, o que te motivou a participar especificamente do Aprendiz?

(Michele Birkheuer) Não aceitei participar do Aprendiz para abrir portas no ramo do entretenimento. Aceitei o convite para ganhar o prêmio. Tanto por mim quanto pela Instituição que gostaria muito de ajudar. Trabalhei quase 15 anos como modelo, atriz e apresentadora. Mas ha quase três anos decidi voltar para o Sul, onde fui criada, para dar um rumo diferente para o meu futuro e do meu filho. Precisava muito desse dinheiro, pois minha familia trabalha incansavelmente e sem folga há muito tempo, e gostaria de ajudá-los a ter um pouco mais de descanso. Voltei a estudar e me formei em Direto, para que possa ter uma profissão mais estável e conseguir manter meu filho com saúde, boa educação e um pouco de conforto. Trabalho de domingo a domingo em uma Cafeteria com minha familia, faço lanches, sirvo os clientes e faço até faxina, pois tenho humildade para realizar e aceitar qualquer tipo de trabalho com muita dignidade. Se portas de abrirem, serão bem-vindas... Desde que possa manter meu profissionalismo e integridade como sempre fiz. 

(Alessandra de Almeida) O que você achou a atitude do Amon em mudar de opinião sobre quem voltaria pra segunda parte da sala? 

(Michele Birkheuer) O Amon passou o programa inteiro em cima do muro, nunca se colocou com firmeza em nenhuma situação. Acho que ele é muito imaturo e esta jogando no programa como faz no vídeo-game.. Vejo nele as mesmas atitudes que meu filho de 9 anos tem, com a diferença que as crianças não fazem por maldade... Ele é maldoso sim, insistiu para que eu fosse líder mesmo quando o grupo inteiro estava contra mim; mentiu que tentou me ajudar varias vezes, mas a verdade é que sempre confiei nele por achar que era meu amigo, tratava-o com carinho ... Provavelmente meu instinto de mãe falou alto com relação ao Amon, mas ele nao soube aproveitar a confianca que tinha nele e usou isso contra mim. A maior prova de que digo a verdade aqui foi que votei nele uma única vez para sair, quando ele mudou seu voto e , novamente votou em mim, tendo 5 min antes arregalado os olhos para o q o Raul fez e tendo votado nele. Aqui de fora pude ver o quanto ele falou mal de mim se fazendo de amigo lá dentro. Detesto falsidade, mentira e incoerência. Ele nao foi correto em nenhum momento comigo, me considerava sua grande ameaça para ganhar o jogo... Pena pra ele nao ter enxergado que tantos outros são melhores que ele, e nao apenas eu . Se dedicou tanto para que eu saísse, que conseguiu. Fiquei surpresa que o Roberto e os conselheiros entraram no joguinho dele e ainda nao demitiram esse babaca. 


(Luiz Fernando Mesquita) Michele, sua rivalidade com a Mônica foi muito explorada pela edição. Você acha que isso te ajudou ou te prejudicou?

(Michele Birkheuer) Nao houve uma rivalidade da minha parte. Estava incomodada com as atitudes dela comigo, tanto nas tarefas quanto no confinamento. Ela reclamava de tudo e de todos, equipe, producao, achava que estava sempre certa, desrespeitava as regras e nao aceitava críticas. Quando tentei conversar com ela em frente as câmeras, pois ela fazia tudo que podia qdo nao estava sendo filmada, ela recuou e foi defendida pelo grupo. Disse que nao faria parte do meu "teatro". Oras, quem diz ser atriz é ela, e pra mim quem se cala numa situação como essa é porque não tem o que falar...nao tem defesa pras coisas que fazia no confinamento comigo, estava tentando me isolar e colocando o grupo contra mim. Isso pra mim é jogar sujo. Acho que ela colaborou sim com o grupo nas tarefas, e tem muitas qualidades; mas nao tem inteligência nem potencial para ser vencedora, acho que o lugar dela é nas novelas mesmo, pois consegue ser falsa como uma nota de R$3,00. 

(Julio Silveira) Michele, se você realmente não gostou do material da publicitária como ficou evidente, porque resolveu assumir o risco? Alguém da equipe foi decisivo para vocês manterem o material e distribuí-lo? 

(Michele Birkheuer) Eu realmente não gostei do material . Tudo o que mandei fazer está registrado e foi aprovado pelo grupo. Fiquei muito surpresa com essa "campanha", não acreditei que fosse uma coisa boa, até porque o que tinha imaginado era conservador mas sem risco de errar. A edição do programa fez parecer que tomei a decisão sozinha... Mas não fiz isso. Quis ser democrática e pedi a opinião de todos, pois ja estava tudo pronto e não tínhamos tempo nem verba para refazer. Até agora não entendi porque o material não foi feito como havia pedido(...), mas a questão foi: Beth passou os olhos e disse que estava maravilhoso (pra variar, pq ela não entende nada do assunto e estava se lixando), passou o dia batendo papo com amigos e familiares. Amon, só pra variar , ficou em cima do muro e disse que a decisão era minha; mas comprou e vendeu a idéia a tarefa inteira (até porque não tinha feito nada mesmo). E o Raul.... Bom, ficou bem claro que ele achou o material tão bom que praticamente fez o público engolir a idéia. Resumindo: deveria sim ter feito o que achava melhor: colocar tudo aquilo no lixo, mesmo que ficasse sem nada. Mas quis ser democrática e agir com a concordância do grupo. Mas trabalhando com pessoas tão incompetentes e que queriam mais era que eu fosse demitida; o melhor teria sido desconsiderar as opiniões deles e fazer do meu jeito. Esse material fez parecer que sou incompetente ,e a edição do programa também. Fiquei decepcionada tanto com a equipe quanto com o Roberto, que viu claramente nas gravações da tarefa que não foram ao ar o quanto me empenhei e a falta de colaboração da equipe para comigo. O que me levou a concluir que o Aprendiz é um jogo com cartas marcadas, e não estava mais disposta a permanecer ali. Sou muito seria e verdadeira, mas pra ganhar esse jogo tem que ser muito frio e calculista. 

(Angela Vauthier) Durante as tarefas você se mostrava uma pessoa de garra e opinião forte. Sempre tinha um olhar crítico para os erros dos líderes e/ou participantes do grupo e passava a impressão que se fosse você faria melhor . Por que não vimos essa mesma Michele quando você foi a líder?

(Michele Birkheuer) Tenho muita garra sim, e minhas opiniões são fortes, verdadeiras e definitivas. Tive muita dificuldade em ser aceita por ter essa personalidade no trabalho. Aliás, nunca foi fácil ser assim durante a minha carreira, mas tenho orgulho de nunca ter abrido mao dos meus princípios e sempre mantive minha integridade. Foram quase dois meses de dedicação, de luta, de trabalho, de saudades do meu filho, de acusações, brigas e solidão. Realmente nao me senti confortável na posição de líder de um grupo que não me queria lá . Estava muito claro que todos ali queriam que eu saísse, entao achei que se fosse aberta e democrática seria mais fácil ter a colaboração de todos durante a tarefa. Isso não aconteceu, nem aconteceria se tivesse sido mais firme ou autoritária... De um jeito ou de outro teriam motivos para me acusar, e para isso não tinha solução. Deixei a Beth participar do Desafio do Líder porque ela fez questão , e eu não quis ser egoísta. Conversei muito com ela e expliquei que achava que ela nao conseguiria, que inclusive me preocupava com seu bem-estar; mas ela foi irredutível ; e o Raul e o Amon em nenhum momento me ajudaram a convence-la de que ela nao tinha condições de realizar a tarefa. Poderia ter sido a primeira líder da equipe a ganhar o desafio, mas fui generosa e achei que teria mais colaboração da Beth e do grupo durante a tarefa se estivesse aberta a ser ajudada. O que não aconteceu. Ninguém ali estava do meu lado,  e é impossível obter qualquer colaboração de inimigos declarados. 

(Julio Silveira e Guto Cristino) Ficou parecendo que você já foi pra sala de reunião achando que, por ser líder, iria sair, foi isso mesmo? Você não acha que podia ter explorado os erros dos outros componentes, especialmente do Raul lidando com os clientes, e ressaltado seu bom início no programa? Resumindo, você não se defendeu pois achava que seria eliminada ou por algum outro motivo? Você acha que poderia ter se defendido melhor? O cansaço e a saudade de casa falaram mais alto?

(Michele Birkheuer) Acho que poderia sim ter me defendido melhor... Mas ao mesmo tempo não sei até que ponto podemos ir tendo que se defender o tempo todo. Desde a primeira tarefa tive que me defender de um grupo que eu fazia parte, e que ali dentro considerava amigos ... Absolutamente TUDO o que eu fazia, mesmo que fosse o melhor para o grupo, era levado para a sala de reunião como algo negativo. Minha competência e energia incomodava a equipe. Eles foram tão duros e maldosos comigo que comecei a perder a energia... Tudo em mim incomodava , e fiquei cada vez mais sozinha.... Estava sendo obrigada a aumentar o tom para ser ouvida pela equipe, porque o que realmente priorizava era a vitória do grupo, para que ninguém fosse demitido. Imaginei que estaria sozinha na final, Aí sim seria um contra um... Mas estive sozinha o programa inteiro e definitivamente não foi isso que busquei. Fui amigável, carinhosa, cuidadosa e respeitosa com todos que estavam ali, e eles SABEM disso. Não me arrependo, pois sempre acreditei que bondade gera bondade... Trato as pessoas , independente de quem são ou em que posição estão , como gostaria de ser tratada. Vivo em familia, trabalho com o público, e tenho certeza que sou íntegra e trato todos com dignidade e respeito. Jamais poderia ser diferente do que sou na minha essência só porque estou na televisão . Estava realmente cansada de me defender do que SOU, pois tenho muito orgulho de ser como sou. Quando terminamos a tarefa ja imaginava que perderíamos. Nao vi ninguém satisfeito e feliz com o que tínhamos feito. Mesmo assim, agi como uma boa líder e amiga: agradeci e parabenizei a todos pelo esforço... Fiquei muito tranqüila para a sala de reunião, pois nao acusaria ninguém de nada, essa é minha essência: nao faria com eles o que fizeram comigo o programa inteiro. Fui superior e assumi a responsabilidade que tinha como líder... Resolvi deixar o Roberto decidir o que seria melhor para o programa dele, pois realmente estava cansada de ter que me defender por ser como sou. Se ele estava certo ao me demitir? Tenho certeza que não. Mas.. Quem sou eu ?.... Deus sabe o que faz e confio nele. Tudo tem seu tempo e sua hora certa. Estou feliz por ter voltado pra casa e estar com meu filho hoje. Ele é tudo que tenho na vida, e preciso continuar lutando para mantê-lo bem e feliz. Tenho certeza que será um homem com princípios, caráter e muito honrado. Esse é o melhor trabalho que posso fazer na vida: criar meu filho com muito, muito amor! 

(Aprendiz Coelhocratas) Qual era a instituição que pretendia ajudar com o prêmio? 

(Michele Birkheuer) o CAPA, Clube de Amigos e Protetores dos Animais, uma Organização sem fins lucrativos, formada apenas por voluntários, que atua aqui em Passo Fundo, RS, cidade onde moro, nasci e fui criada. Eles tem por finalidade amparar animais abandonados, doentes e vítimas de maus tratos ou acidentes, tratá-los com dignidade e amor, e prepara-los para adoção por um lar que realmente respeite e ame os animais. Tenho três cachorros que fazem parte da minha familia; são tão amáveis e inteligentes que posso afirmar que , muitas vezes, me sinto melhor perto deles do que de alguns seres humanos.... Gostaria muito de poder ajudar mais... Trabalho muito , mas meus rendimentos se limitam ao meu sustento e do meu filho.... Gostaria muito que quem pudesse ajudar o fizesse. https://m.facebook.com/CAPApf esse é o link do Adote o Capa no facebook. Quem puder dar uma olhada, ajudar ou divulgar o trabalho dessas pessoas maravilhosas ficarei muito agradecida, de coração!! 

Nenhum comentário: