Por Gabriela Gaspari
O post de hoje vai ser dedicado a um tema que eu gosto
muito: Inteligência Emocional.
Não vou dar uma aula ou uma palestra sobre o tema, afinal
não sou nenhuma expert, mas eu sempre leio sobre, porque hoje eu sei o quanto
essas duas palavras juntas fazem diferença no dia-a-dia de um profissional.
De todas as definições sobre Inteligência Emocional, a que
mais se aproxima, para mim, é essa aqui:
"...capacidade
de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos
motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos
relacionamentos." (Goleman, 1998)
Como eu já passei pelo Aprendiz - assisti a minha atuação
e de outros participantes - pude reparar na característica mais branda da
maioria dos vencedores. Obviamente que os vencedores de todas as edições não
eram iguais, não é isso que estou dizendo. Mas, o perfil deles apesar de agressivos,
vendedores, aguerridos, em
geral, se mantinha controlado do inicio ao fim. Vocês concordam?
geral, se mantinha controlado do inicio ao fim. Vocês concordam?
Não que fosse uma coisa pensada, mas a esse autocontrole
e essa inteligência para gerenciar conflitos, eu costumo atribuir à
inteligência emocional de um profissional. E admiro pessoas assim.
Augusto Cury, apesar de escrever livros de autoajuda - e
algumas pessoas não gostarem dele (respeito!)- fala muito sobre Inteligência
Emocional, e, em como você poder ir mais longe a utilizando e a descobrindo dentro
de você.
Um reality show não é uma conta exata, por isso ser
apenas muito bom no que se faz, não basta. Justamente por receber esse nome,
ele deve caracterizar situações cotidianas: dificuldades, derrotas, vitórias,
medo, fome, cansaço. E por isso, a atitude das pessoas também não se diferencia
daquelas de um ser humano qualquer.
Aposto que você
conhece algumas pessoas que possuem muito conhecimento, mas que não são capazes
de transmiti-lo a outras. Ou conhece ainda alguém que é extremamente preparado
intelectualmente para realizar uma função, mas é muito inseguro.
As pessoas choram quando perdem, comemoram quando ganham,
criticam-se quando erram, gabam-se quando acertar, e assim por diante.
Por isso, eu acredito que um dos caminhos para se chegar
mais longe no programa é conhecer bem a si mesmo e seus limites, sabendo
controlar emoções, vontades e pensamentos, e manter o maior grau de
profissionalismo possível com os outros participantes. Você será respeitado, se
respeitar.
Vejam bem, não é uma fórmula para vencer O Aprendiz; ou sair-se
bem naquela entrevista de emprego que você quer tanto; ou para resolver aquele
problema na sua empresa, mas talvez, o que desejamos está além da Inteligência...
Está dentro de nós! = )
Até a próxima!
Beijos, Gabi
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