Páginas

sábado, 7 de dezembro de 2013

Melina X Renata. Quem vence o Aprendiz - O Retorno?


Por Jadre Junior

Olá, leitores do blog Aprendiz Coelhocratas! Depois de uma longa temporada marcada pro provas difíceis e que exigiram muita agilidade dos participantes, Melina e Renata chegaram à final do Aprendiz - O Retorno. Escolhidas entre 130 ex-aprendizes para o elenco do Aprendiz - O Retorno, elas derrotaram 14 participantes e concorrem na próxima terça-feira a um emprego em uma das empresas do Roberto Justus.

A seguir, comento os momentos mais marcantes dos dois últimos episódios do Aprendiz - O Retorno, que foram decisivos na definição das finalistas.

-----

A demissão de Maytê

Com um histórico marcado por um elevado número de derrotas (10 derrotas em 13 tarefas) e por uma postura pouco profissional em algumas salas de reunião, Maytê foi a 13ª demitida dessa edição. Como pudemos perceber nos argumentos utilizados pelo Roberto Justus, a opinião dos telespectadores nas redes sociais a respeito da Maytê, que foi uma das participantes mais criticadas pelo público nessa edição, parece ter pesado um pouco na decisão dele. De fato, o desempenho de Maytê nessa temporada foi ainda pior do que aquele que vimos no Aprendiz 6 - Universitário (6 derrotas em 11 tarefas), sendo que em algumas tarefas dessa edição ela teve participação decisiva na derrota da equipe. A postura mais incisiva (ou arrogante e irônica, como preferirem) adotada por Maytê nessa edição certamente foi uma tentativa dela de parecer mais esperta do que no Aprendiz 6, porém teria sido melhor se ela agisse com mais naturalidade, sem tentar forçar algum tipo. Sendo assim, considero a decisão do Roberto Justus justa, visto que Solano teve um desempenho muito superior ao de Maytê nessa edição e uma postura muito mais profissional nas salas de reunião. Aliás, a demissão de Maytê foi até tardia, tendo em vista que bons participantes como Lucas e Evandro foram demitidos em salas de reunião nas quais Maytê foi poupada.

A demissão do Rodrigo Solano

Embora tenha ficado na equipe mais forte em várias tarefas dessa edição, não podemos negar que Rodrigo Solano apresentou um desempenho muito superior ao do Aprendiz 7 e mereceu ter chegado longe nessa edição. Surpreendentemente, Justus gostou do perfil discreto do Rodrigo Solano e o poupou da demissão nas quatro salas de reunião nas quais ele foi indicado, sendo duas delas na condição de líder derrotado. Como Rodrigo Solano disse no táxi, ele realmente calou a boca de muita gente que achava que ele seria um dos primeiros demitidos dessa edição (eu era um deles) e mostrou que sabe transformar críticas em motivação para vencer. Achei a demissão do Rodrigo Solano justa não porque o desempenho dele no programa foi ruim (pelo contrário, foi bom), mas porque a Renata também teve um excelente desempenho nessa edição e seu perfil é mais completo e interessante do que o dele.

O controverso resultado da tarefa da ração BR4 Dogs

Muitos fãs do Aprendiz questionaram o resultado da tarefa de divulgação da ração BR4 Dogs (vencida pela dupla Melina e Renata) por acreditarem que a estratégia de divulgação através de vídeos na internet utilizada pela dupla Maytê e Rodrigo Solano tem um maior alcance. Eu concordo que a ação através de vídeos na internet tem a vantagem de poder atingir um número maior de pessoas, porém o critério utilizado pelos avaliadores da prova para dar a vitória para a equipe Sinergia não foi o alcance das ações, mas sim a capacidade que as ações tinham de envolver o público e convencer as pessoas das qualidades do produto. Nesse sentido, a ação realizada pela dupla Renata e Melina foi melhor, pois a abordagem "corpo a corpo" com as pessoas no shopping é muito mais envolvente do que os vídeos e permite ao público ter um contato maior com o produto. Eu concordo com a decisão dos avaliadores da tarefa e achei a vitória da equipe Sinergia merecida.

A nova prova do quiz

Diferentemente das edições anteriores, dessa vez a prova do quiz foi individual. Eu gostei bastante dessa inovação, pois ela permitiu a todos avaliar o nível de conhecimento de cada um dos semifinalistas e foi justa ao dar a todos os participantes a chance de responderem às mesmas perguntas (nas edições anteriores, os líderes das equipes escolhiam que responderia às perguntas de múltipla escolha, o que tornava a prova bastante injusta, pois alguns participantes respondiam perguntas mais fáceis do que outros). Eu inclusive cheguei a sugerir que a prova do quiz fosse individual em uma das minhas primeiras postagens nesse blog (ela pode ser lida nesse link), porém há alguns defeitos da prova que eu gostaria de destacar:

- o excesso de perguntas sobre a Vivo: é interessante testar a capacidade que os aprendizes têm de adquirir conhecimento, afinal, eles adoram dizer que "aprenderam muito e que podem aprender ainda mais"; porém o excesso de perguntas sobre a Vivo fez com que o quiz perdesse um pouco do lado de "testar os conhecimentos gerais" e se tornasse apenas um teste de conhecimentos sobre a Vivo.

- pouca variação de temas: a prova teria sido melhor se houvesse uma maior variedade nos temas nas perguntas, como política nacional e internacional, economia, mundo corporativo e geografia. Além disso, algumas perguntas abordaram temas pouco relevantes, como o motivo da cor do Facebook, e o número reduzido de alternativas (apenas 3) dava aos participantes maiores chances de "acertar no chute".

- falta de transparência na tarefa: não acho que houve manipulação na tarefa, já imaginava que a Melina fosse melhor do que o Solano e a Renata em conhecimentos gerais e achava que ela venceria a tarefa. No entanto, o fato de não haver uma divulgação anterior do número de questões daria a possibilidade de se fazer a prova desejando que determinado participante fosse o vencedor. Se a produção e o Justus quisessem que a tarefa fosse vencida por outro participante, eles só precisariam ficar fazendo perguntas até que o Solano ou a Renata ultrapassasse a Melina na pontuação. (Não acho que a produção e o Justus seriam tão antiéticos assim, mas eles poderiam ter sido mais transparentes divulgando o número de questões antes da realização da tarefa). Além disso, acho que as pontuações dos participantes deveria ter sido divulgada, para que os telespectadores tivessem noção da diferença entre os participantes e soubessem se o pior participante na tarefa foi o Rodrigo Solano ou a Renata.

- prova "morna" para ser semifinal: tem um bom nível de conhecimento é uma qualidade importante para o mundo dos negócios, porém colocar a prova do quiz na semifinal é um exagero. Eu preferiria que essa prova tivesse sido realizada há dois episódios, quando o programa tinha 5 participantes, e que os três participantes com as piores pontuações fossem indicados à sala de reunião. Para a semifinal, seria melhor uma prova mais emocionante e que exigisse dos participantes um maior número de habilidades, como aquelas nas quais os participantes tinham que voltar para São Paulo de um lugar distante sem dispor de recursos financeiros.

E agora? Quem será a vencedora do Aprendiz - O Retorno?

Eu, particularmente, estou torcendo para que a Renata seja a vencedora dessa temporada. Ela teve um ótimo desempenho ao longo de toda a edição, já teve um desempenho brilhante na edição anterior (e que perdeu injustamente para a Janaína), venceu todas as tarefas que liderou nessa edição, se comporta com profissionalismo e segurança na sala de reunião, tem maturidade para receber feedbacks e nunca desrespeitou nenhum de seus adversários. Melina também teve um ótimo desempenho nessa edição (bem melhor do que no Aprendiz 2) e transmite segurança aos colegas de equipe, porém costuma se exaltar demais nas salas de reunião e facilmente altera o tom de voz e interrompe os outros. Aquele ataque histérico dela enquanto Guilherme tentava responder à pergunta que ela mesma fez para ele na sala de reunião com as duas equipes foi vergonhoso e a sua liderança no tarefa dos vestidos de noiva a marcou negativamente. Melina melhorou muito em relação ao Aprendiz 2 e mereceu estar nessa final, mas eu prefiro a Renata.

 E o Justus? Bom, eu acho que ele contratará a Melina. A Melina não foi indicada para ser demitida pelos conselheiros em nenhuma sala de reunião até agora e o Roberto Justus tem adotado uma postura bastante "maria-vai-com-as-outras" em relação às opiniões dos conselheiros (em todas as salas de reunião dessa edição, ele sempre seguiu a opinião de pelo menos um dos conselheiros), ou seja, caso ambos indiquem uma mesma participante para ser contratada, ele provavelmente seguirá esse conselho. Além disso, a Melina argumenta melhor do que a Renata nas salas de reunião e o Roberto Justus valoriza demais essa qualidade. Pelo visto, Renata poderá conseguir a proeza de ser duas vezes uma finalista derrotada injustamente.

Abraços!!!!!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

A Renata é uma profissional superior à Melina, isto é um fato. A prova dos vestidos de noiva foi a pior de todas as provas de todas as edições, Mel foi sim a grande responsável pela derrota, no entanto a Danieli Zanoti foi demitida injustamente... as incoerências começaram aí..
Depois teve a história do encontro com a mãe... E a partir daí foi só ladeira a abaixo, agora o Roberto Justus e sua produção nem fazem mais questão de serem dissimulados, agora é descarado mesmo o protecionismo à Melina.
Ainda se a Renata não fosse tão carismática e competente, daria pra aceitar a vitória da Mel com mais naturalidade, mas ao contrário, a Renata é nota mil como profissional. Como líder venceu todas e nas provas em que não foi líder sempre pareceu ser uma das que mais colaborava para as vitória, seja com execução ou com ideias. Mesmo não sendo da área da comunicação, não tem medo de colaborar criativamente nos briefings, as vezes até muito mais do que aqueles que se diziam experts em publicidade - vide Maytes, Guilhermes, Melinas da vida... Enfim, o que estou querendo dizer é que a Renata é foda, e tem muito mais merecimento que a Melina e que qualquer um dos participantes, caso não ganhe já temos confirmadas todas as nossas suspeitas de que esse jogo é todo armado mesmo e o Roberto Justus perdeu de vez o pouco de credibilidade como apresentador que tinha...

Léo Timão disse...

Apesar de concordar com tudo dito sobre o quiz, acho que foi merecido. Já que a Mel acertou 3 perguntas a mais que o Solano e 4 a mais que a Renata. Os outros 2 que vacilaram DEMAIS.