Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Alexia, Nico... Já foram dois. Quem será o próximo?

Por Rafaella Oliveira

Gostei de ver uma prova bem "Aprendiz" na última quinta. Confesso que me surpreendi com esse fato. De forma positiva, claro. Parabéns à produção! 

Farei alguns comentários gerais sobre o episódio do dia 24 de abril... 

  • A fofoca da Miss com relação ao fato da Maria Cândida estar no quarto...Que feiura! Com certeza se, a equipe perdesse, essa seria a tese de autodefesa da Miss! #aposto
  • Gostei da dinâmica de mostrar os corredores do hotel, com as discussões, conversas e etc. Acho que essas picuinhas serão levadas para a sala de reunião! 
  • Priscila e Nahim dormindo quando, especialmente o líder, deve acompanhar tudo sobre a tarefa. #eudemitiatodomundoJustus
  • A equipe Next teve uma ideia melhor de abordagem de clientes. Um panfleto - ainda que porcamente feito - é melhor que nada. 
  • Todavia, só ganharam porque venderam para outra feirante o valor de R$500! Lembrando que a diferença das equipes foi de pouco mais de R$400. 
  • "A falta de tempo" é a desculpa mais usada na sala de reunião, já reparou?!
  • Concordei com o Cacá sobre o lance de propaganda enganosa e acho sim que isso seria motivo para perder. Se a tarefa envolve consumidores é obrigatório que o Código do Consumidor seja seguido! Vender bebida para menor é crime? Propaganda enganosa também! E ainda é causa para danos morais! Eu daria a derrota à equipe Next por isso! Sem nem pensar!

Sobre a sala de reunião e a demissão do Nico Puig:
  • Pedro foi péssimo na tarefa mas se mostrou bem na sala - só o fato de ter deixado a caixa de dinheiro aberta já era um fato para demissão - e esse foi o erro do líder que, caso tivesse se defendido mais, a meu ver, não seria demitido. Mas, o líder sempre paga o preço de um grupo perdido - seja culpa dele ou não. 

  • Raul também se perdeu na sala e, com Amon, ficaram bem calados. Não sei se foi uma boa estratégia não aparecer NA SALA
  • Convenhamos. Se o Boesel acha que duas frases em uma execução de tarefa é muito, ele precisa rever seus conceitos. E deveria ter ido para a sala TAMBÉM
  • Por outro lado, Amon não tocou SÓ o violino. Apareceu ele vendendo durante a tarefa. Logo, ele não fez só o basicão - e mesmo nervoso, falou isso na sala de reunião. 
  • A não compreensão do dossiê é, e sempre foi, um ponto crítico para as equipes. Para o grupo perdedor a culpa sempre recai sobre o líder. Justo ou não, é o líder que deve ter o insight de percepção de erros e afins. 
  • Renato Santos mitou rebatendo o Pedro: "As derrotas sempre estão cheias de profetas póstumos, que avaliam o que aconteceu para trás e enxergam todas as falhas. Mas o problema é que, no mundo dos negócios, esse tipo de análise só nos garante um aprendizado na próxima tentativa. E não tem nada que garanta que você vai ter uma próxima tentativa. Então é importante que essa análise que você fez tão brilhantemente depois, aqui na sala, seja utilizada durante a tarefa, de preferência no início, para que vocês possam ter um desempenho melhor." #anotado
  • O maior erro do Nico nem foi a tarefa em si. Foi não se defender na sala. Mas gostei da posição dele de dizer que ainda tem o que aprender. Ninguém sabe tudo. E reconhecer isso mostra grandeza. 

Não vou dizer com quem me surpreendi ou me decepcionei. Ainda é cedo e os participantes estão se adaptando. Uns podem ter começado mal e outros com muita sede ao pote. Se isso vai mudar ou não, não sabemos. Então aguardarei para comentar. 

Sobre ontem... 

Equipe Fênix
Surpresa! A tarefa do líder foi uma prova do exército. Reclamações no grupo à parte, eu curti. A prova do líder pode não ter grande importância agora, porque tem muita gente. Mas quando o grupo ficar menor, os líderes farão de tudo pela vantagem competitiva. Se um episódio completo é muito só para isso? É. Nisso eu concordo. Mas creio que vamos acostumar. Na verdade alguns não estão curtindo porque amamos uma boa sala de reunião! E isso não acontecerá mais terça feira. #todaschora


Outra surpresa! Os líderes! Cristiano, na Next, e Amon, na Fênix! A partir de agora devidamente preenchidas por Ana Moser e Beth Szafir, respectivamente. Depois de um começo apagado, Amon teve a chance de mostrar serviço e - novamente - contrariando os comentários do grupo, acho que ele começou a mostrar que quer sim, vencer o Aprendiz.

Mas... A surpresa maior foi o Cristiano querer o milhão para levar a filha na Disney... #ironicmondeon

Equipe Next

De longe Nahim foi o mais chato do episódio. Mesmo com foco total nos líderes da vez ele quis aparecer com uma motivação fajuta e insuportável! Sem contar o fato de querer ser líder DE NOVO! Hellooow, Nahim! Não se ache tanto a última bolachinha do pacote!!! =)

Comentando os desafios lógicos... Usar a força física e pensar... Essa combinação me deixou tensa pelos líderes. Deve ter sido bem difícil... Aqui vão as respostas dos desafios, a propósito.


Um adendo: realmente a explicação não condiz com a imagem. Se os números da parte superior dos dominós são menores (em uma unidade) do que os da parte inferior, por que o segundo dominó tem uma unidade a mais que a parte de baixo? #eaíprodução



Amanhã tem prova! A prova do clipe vermelho! Serão testadas as capacidades de persuasão, criatividade e a inteligência dos aprendizes. Quem não se lembra da péssima ideia de uma equipe do Aprendiz Empreendedor, com João Doria Jr. que trocou um quadro do ROMERO BRITTO por um quadro de um Zé Ninguém? Ah! A inteligência humana sempre me surpreende - ou a falta dela, nesse caso! 
Quem levará a melhor? Amanhã, às 22:15 horas saberemos! Até lá, só nos resta esperar!!! 

5 comentários:

Anônimo disse...

Concordo 100% que eles deveriam ter aplicado a propaganda enganosa como fator para perder, foi um absurdo só ter uma punição ao lider em se tratando do programa que é!

Anônimo disse...

Não entendi direito o teste dos dominós, pois no segundo dominó (peça) a parte superior é maior do que a inferior, mas na verdade deveria ser o inverso, acho que erraram nessa peça....

Rafaella de Oliveira disse...

Anônimo 01, eu acho! É o básico aplicar o Código do Consumidor.

Anônimo 02... Realmente. O que será que a produção tem a dizer sobre isso?

Tata disse...

Nossa, o Nahim tava chato demais! Primeiro, dizendo que se garantia como líder... ele foi um líder péssimo, dormindo enquanto a equipe trabalhava (e reclamando quando solicitaram sua orientação pq interromperam seu sono de beleza). Aff!
Depois ele correndo perto do Cristiano, gritando para ele pensar na mãe, na filha, na tia, no papagaio! MUITO CHATO! Acho q a única motivação que isso dava era correr mais rápido para fugir do Nahim!
Mas tirando isso, gostei do episódio, achei os líderes determinados e competentes. A tarefa tbm promete ser bem interessante.

Anônimo disse...

Acho que o problema do Dominó foi só no que mostraram pra gente mesmo... pra eles, estava correto.