Páginas

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ânsia de vencer ou medo do fracasso?

Por A Demetida

Olá pessoal,

Agora que já temos uma pessoa com o pé na estrada, gostaria de debater um tema que vem bem a calhar para uma primeira tarefa. Enfim, a motivação na primeira tarefa vem mais pela ânsia de vencer e mostrar serviço, ou seria mais por conta do medo em perder e virar o primeiro eliminado/eliminada?

Tudo é relativo




Depende muito da situação. Excluindo a temporada atual, todos nós fomos aprendizes de primeira viagem. Obviamente, é tudo muito novo. O confinamento no hotel. As gravações da saída do hotel na madrugada. A falta de contato com a família. O ambiente inóspito em que impera um clima de competição, etc, etc.

A primeira tarefa é algo totalmente diferente daquilo que qualquer um tenha vivenciado. Você está super desconfortável. Você não sabe o que esperar. E, quer queira ou não, você não quer sair e ainda por cima ter que dizer para a família que saiu primeiro. Confesso que eu particularmente estava muito mais preocupada em não perder do que de fato mostrar serviço e aparecer para o chefe.

E já que mencionei a temporada atual, tudo é diferente. Os candidatos têm uma certa expectativa do que esperar (não que possam ser surpreendidos, muito antes pelo contrário). Mas certamente, os participantes estão ali motivados para vencer, uma motivação muito mais positiva do que o medo de sair logo de cara. Como a Maura, a Daniely e o Nakao comentaram em seus vídeos, muitos estão ali para vencer e convencer (superando assim o trauma da demissão na edição em que participaram).

A propósito, como foi bem lembrando pelo Jadre, a grande maioria dos atuais participantes chegou bem longe em suas respectivas temporadas. Isso quer dizer que vai ter muita gente rodando muito mais cedo do que na primeira vez em que participaram do programa. Quanto maior a expectativa da vitória, maior será o tombo.

Em resumo, este retorno será uma experiência interessante, porém bem estressante para os participantes.  O peso é muito grande, a expectativa é enorme e a frustração de uma segunda demissão será algo difícil de tolerar.

Ser líder na primeira tarefa

A propósito, a primeira tarefa é muito importante para o aprendiz mostrar a que veio e delimitar seu território.


É por isso que estou sem entender até hoje porque O JDJ não deixou os aprendizes escolherem seu líder ou se voluntariarem para a liderança. Não tenho a menor dúvida de que a Renata Bacha poderia sim ser líder da equipe UP, mas convenhamos, não é assim que se faz, né? Daí que a Avant ganhou, o Pan ficou com todo o crédito e nossa mineirinha acabou rodando.

Muitos se voluntariaram para liderança na primeira tarefa. Muitos foram jogados na fogueira pelos parceiros. Muitos recusaram ser líder no começo, por pura estratégia. Enfim, acho a escolha do líder na primeira tarefa fundamental e acredito que o JDJ tenha avacalhado o reality já de cara com suas escolhas injustificadas.

E você? Poste aqui seu comentário e dê sua opinião sobre a importância da liderança na primeira tarefa.  Gostaria de debater com vocês este assunto importante.

Também retornarei a este tema mais tarde durante a temporada, quando discutirei liderança em tarefas em estágios mais avançados do reality.

Nenhum comentário: