Páginas

sábado, 7 de setembro de 2013

Comentários gerais sobre a seleção do Aprendiz - O Retorno

Por Jadre Junior

Olá, amigos leitores do blog Aprendiz Coelhocratas! Hoje vou usar esse espaço opinar sobre a lista com os participantes selecionados para o Aprendiz - O Retorno e analisar alguns critérios que podem ter sido utilizados pela Record ao escolher quem ganharia uma segunda chance.
-----
Como divulgado pelo Roberto Justus na coletiva de imprensa do Aprendiz, houve ex-aprendizes que não puderam voltar ao programa devido a compromissos profissionais, ou seja, o time do Aprendiz - O Retorno não é o time inicialmente idealizado pela Record e pelo Roberto Justus e alguns participantes acabaram sendo selecionados como "segunda opção". De qualquer forma, o elenco no geral ficou bom e essa edição promete
grandes emoções.

- Ausência dos polêmicos: para surpresa de muitos fãs do Aprendiz (eu, inclusive), os polêmicos ficaram de fora da lista de selecionados do Aprendiz - O Retorno. Participantes marcantes com Henrique Sucasas (Aprendiz 5), Luiz Suplicy (Aprendiz 1), Yanne (Aprendiz 3), Eduardo (Aprendiz 4), Fernanda (na foto ao lado, do Aprendiz 5), Stephanie (Aprendiz 6) e Suelen (Aprendiz 8) não foram selecionados, enquanto que participantes bem menos lembrados pelos fãs do programa ganharam uma segunda chance. Entre os participantes que acabaram sendo selecionados, acredito que apenas o Evandro, ou talvez o Braga e o Jota Júnior também, possam ser rotulados como "polêmicos".

- Perfis diversificados: um dos maiores pontos positivos dessa edição provavelmente será a grande diversificação dos perfis dos aprendizes. Como podemos observar na lista de participantes do Aprendiz - O Retorno, há uma grande variedade de idade (a faixa etária dos aprendizes varia de 23 a 45 anos), nível de experiência profissional, formação acadêmica (Direito, Engenharia Civil, Engenharia da Produção, Publicidade, Jornalismo, Ciências Moleculares, Administração e Ciência da Computação são alguns dos cursos representados), origem geográfica (SP, RJ, MG, RS, PE, MS, ES e PR são os estados brasileiros representados) etc entre os aprendizes, o que poderá criar um ambiente de maior troca de ideias e levar as equipes a encontrarem soluções mais criativas para vencer as tarefas propostas. Além disso, diversidade pode causar conflitos, o que significa que podemos ter salas de reunião muito interessantes.

- Eliminados precocemente ficaram de fora: já era de se esperar que participantes eliminados na primeira ou na segunda sala de reunião não voltassem ao Aprendiz, mas confesso que não imaginava que haveria uma predominância tão grande de participantes que foram longe na disputa e que ninguém que disputou menos de 6 tarefas seria selecionado. Com exceção do Lucas (demitido na tarefa 7), do Evandro (demitido na tarefa 6) e do Antônio Braga Jr. (demitido na tarefa 6), todos os outros participantes selecionados ficaram entre os sete primeiros colocados de sua edição. Eu imaginava que participantes como Márcio (Aprendiz 1), Anníbal (Aprendiz 3), Stela (Aprendiz 2) e Natália Nohra (na foto ao lado, Aprendiz 7), por exemplo, teriam chances de voltar ao Aprendiz, afinal eles tiveram participações bastante marcantes em suas respectivas edições. Anníbal e Natália Nohra foram dois ótimos participantes que acabaram sendo demitidos por terem assumido a liderança da equipe em tarefas marcadas por diversas falhas pontuais. O Márcio, por sua vez, teve boas atuações nas 3 tarefas das quais participou (em uma delas ele venceu como líder da equipe), porém teve o azar de ir para a sala de reunião com outros dois participantes que o Justus também considerava fortes (Luiz Suplicy e Denis) e acabou sendo demitido. Eu não torci pela Stela nem achei a sua participação no Aprendiz 2 boa, mas estava bastante curioso para ver o quanto ela amadureceu nos 8 anos que se passaram desde sua participação no Aprendiz 2 (e a lamentável cena de choro durante a sala de reunião), quando ela tinha apenas 22 anos de idade.

- Reparação de injustiças: se a eliminação precoce não impediu Antônio Braga Jr. e Lucas de ganharem uma segunda chance, certamente é porque eles foram injustiçados ao serem preteridos em favor de participantes que não queriam tanto permanecer no Aprendiz e acabaram desistindo posteriormente. No caso do Braga, a injustiça ocorreu porque o participante Fábio, poucas horas após Braga ter sido demitido em uma polêmica sala de reunião com a presença de 5 membros da equipe Adapt na segunda etapa (entre eles o próprio Fábio), pediu à produção para sair da competição. No dia do anúncio da tarefa seguinte, Roberto Justus demitiu Fábio e lamentou que ele não tivesse desistido durante a sala de reunião, para que Braga pudesse ter sido poupado. Já Lucas também foi demitido em uma sala de reunião atípica, na qual disputou a permanência com Maytê e Rebeca. Sem expor um motivo claro, Rebeca desistiu do Aprendiz alguns episódios depois e Roberto Justus lamentou ter demitido Lucas.
- Desequilíbrio entre o número de participantes por edição: talvez o que mais tenha me desagradado na lista de participantes do Aprendiz - O Retorno tenha sido esse ponto. Como podemos conferir na lista de participantes, enquanto que metade do elenco do Aprendiz - O Retorno é composto por participantes do Aprendiz 2 e do Aprendiz 6, excelentes edições como o Aprendiz 1, o Aprendiz 4 e o Aprendiz 5 contam com apenas um representante cada. Ao meu ver, teria sido melhor se colocassem 2 ou 3 participantes de cada edição comandada pelo Justus e 1 participante de cada edição comandada pelo João Doria Junior.
Enfim, é claro que não teria como a produção do Aprendiz fazer uma seleção de ex-aprendizes que agradasse a todos e que certamente muita gente competente e interessante ficaria de fora. Dentro das possibilidades que a Record tinha, o elenco do Aprendiz - O Retorno talvez tenha sido o melhor que poderia ter sido escalado, mas, para mim, é impossível não lamentar as ausências de alguns ótimos ex-participantes que não retornarão, como os destacados em negrito nessa postagem.


Abraços!!!!!

Nenhum comentário: