Páginas

domingo, 8 de setembro de 2013

Ser experiente ou atualizado? O que vale mais no Aprendiz?

Por Rafaella Oliveira

Olá! Agradeço aos comentários e as visualizações das minhas postagens! Que bom que vocês estão gostando! Não deixe de interagir conosco em nossos canais! Nosso blog é feito por fãs do Aprendiz e para fãs! =)

Ainda estou buscando muitas entrevistas bacanas! Fique ligado! =)

Com a lista dos ex-atuais-aprendizes divulgada, muitas foram as indagações feitas. Muitas perguntas, muitos pitacos, muitos achismos. 


No grupo – entre e participe! – nós discutimos muito e comentamos mais ainda sobre isso. E a questão que surgiu, nesta semana, foi a seguinte – e eu até mencionei em outro post:

Afinal, a juventude alcançará a experiência e vice-versa? 


Calma, calma... Não estou menosprezando nenhum profissional, mas este é um caso que merece destaque porque, ao meu ver, será uma situação especial do Aprendiz, o Retorno!

Nós temos, nesta temporada, participantes com mais de 40 e menos de 30 anos.  Em pesquisa para esta postagem, me deparei com o resultado de uma pesquisa de um instituto alemão, o Max Planck, especializado em desenvolvimento humano e, de acordo com a pesquisa divulgada pelo “Daily Mail”, os empregados mais velhos tem um nível maior de motivação profissional, assim como uma rotina mais balanceada. 

Consequentemente nesta mesma pesquisa, que levou em conta a indústria automotiva, o pesquisador diz que “Um dos nossos estudos na indústria automotiva mostrou que erros sérios, caros de serem resolvidos, tendem a serem cometidos muito menos por membros mais velhos da equipe do que seus colegas mais jovens”, afirmou Bvrsch-Supan.

Mas isso quer dizer que o mais velho é o mais experiente? Eu sinceramente creio que não. Porque idade, pra mim, não influencia motivação profissional e não é reflexo direto de experiência/capacidade laboral. Neste caso, coloco em questão a experiência e a atualização profissional. E isso pra mim faz o profissional melhor ou pior. 


No Aprendiz, o participante que tiver mais experiência e for mais atualizado vencerá. Eu tenho quase certeza disso. Mas, antes que você ache que o mais velho ou o mais jovem vencerá eu afirmo: pra mim, a experiência não decorre de “anos de serviço” e a atualização não decorre da juventude. 

O maior erro no mundo dos negócios, para quem o vive, é crer que o mais velho é o mais experiente. Nem sempre. O jovem profissional pode trazer consigo uma boa bagagem e conseguir mostrar um serviço de grande qualidade. E a reciprocidade é verdadeira! 

Um profissional mais velho, com mais tempo de serviço, pode ser, tão ou mais atualizado do que o jovem profissional, recém-formado. 

No Aprendiz o que mais temos são profissionais com bom currículo. São cursos de especialização, MBA... Então, temos profissionais atualizados – pelo menos é o que se espera com tanto curso no CV! 

No mercado temos a falsa impressão de que os experientes são os mais velhos e os mais jovens são atualizados e ponto. Mas, como tudo, isso nem sempre é verdade!

Esta temática, nunca antes trazida pelo Aprendiz, será um tanto quanto interessante de acompanhar. Temos muitos jovens e muitos “experientes”. Vamos ver se eles vão seguir essa premissa ou se vão surpreender! Se os mais velhos serão experientes e atualizados e os jovens, idem. Ou se a idade vai pegar e por isso eles vão pecar em suas escolhas, por serem menos experientes ou menos atualizados, ou ambos os casos. Vamos aguardar pra ver! 

Afinal, temos participantes com experiências – profissionais e pessoais – bem diferentes. E isso quer dizer que eles deverão demonstrar que são e que vão além. Além da idade, além da experiência e além da atualização. Eles deverão ser o equilíbrio do que os tornam excelentes profissionais. Cada um deverá demonstrar que é experiente e atualizado, o suficiente, e que, mesmo não sendo o mais velho ou o mais jovem, será aquele que conseguirá conquistar o primeiro lugar desta nova disputa. E quem vai ganhar? O profissional mais completo, eu espero. 


Que ganhe o profissional mais experiente e mais atualizado, que seja o aprendiz que mais se destaque entre todos os outros por pequenos grandes detalhes: a forma de liderar, de se impor quando preciso, de ouvir quando necessário. Que ganhe aquele que busque o sucesso. 



Mas afinal, o que vale mais no Aprendiz? Ainda não sabemos. Mas, torço para que ganhe aquele que saiba percorrer sua trajetória dentro do programa como se estivesse na vida real – ok ok, é um reality, mas é um programa de TV. 

Que não sigamos exemplos de outras temporadas e o profissional merecedor/mais completo ganhe! Que ganhe aquele que busque seu sucesso mostrando a real razão de ser o vencedor



Eu torço por isso, e você?

Nenhum comentário: