Páginas

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Execução das Tarefas- Como Fazer e lidar em algumas situações?


Por Daniel Simões

Olá humanos, fakes, coelhos, etc e etc... Fiquei feliz por algumas pessoas curtirem meu último texto e saber que o texto foi responsável pelo nascimento de duas idéias- Uma é da Suellen ( clique aqui e leia )  e a outra  revelarei mais para frente. Espero que muitas coisas comecem neste ano através deste blog, não somente no mundo dos negócios, mas no pessoal com amizades e novas pessoas nesta FAMIGLIA ( Leiam com a voz de Michael Corleone ) . Vamos ao texto de hoje. O QUE FAZER  E COMO LIDAR NAS TAREFAS DO APRENDIZ?



Nos primeiros momentos desta volta do Aprendiz, soubemos que as tarefas seriam mais curtas e dinâmicas- acredito que seja para enfatizar a capacidade de rapidez e expertise dos candidatos. As tarefas do programa aprendiz tem vários questionamentos e como citei em texto anterior levam os telespectadores a ser uma espécie de consultor de tarefa do programa aprendiz. A Edição delas é algo que vai ter que ser feita para dar Audiência, então realmente não podemos entender os pormenores, estratégias e outras situações de risco que algumas equipes assumem, portanto, focarei meu texto sobre as tarefas mais superficiais e que dá para entender um pouco sobre dinâmica do programa.

A realização de todas as tarefas consiste sempre de um briefing e de um manual daquilo que o candidato pode ou não pode fazer. O briefing e o manual como já observamos é algo meio subjetivo... que leva ao candidato interpretar e deixar ele mais tenso para cometer o erro para que no final todos na sala de reunião sofram um esporro daqueles que os telespectadores adoram... ). O que fazer com isso então? Ser o mais cauteloso possível e pensar com uma mente de DON CORLEONE, para prever o que é mais importante na tarefa e tentar errar o menos possível, prever aquilo que vai levar uma equipe a ter vantagem sobre a outra. Para se dar bem no programa, seria ideal o candidato tentar achar uma linha base para começar a interpretar o briefing e o manual da tarefa de maneira correta. Sempre vai ter uma formato, quem criou tanto manual e briefing sempre vai ter uma base de começo e achar essa base é o ponto X da questão

Escolha de locais da realização da tarefa. Existem provas no Aprendiz que são de vendas e demonstração do produto.E qualquer empreendedor, executivo e profissional tem que entender que LOCALIZAÇÃO É TUDO principalmente em  venda e demonstração, tiveram equipes que não souberam trabalhar com o local de escolha das provas e com o cliente alvo de tal localidade. Dois exemplos : Corrida dos Patos e a Prova da Claro no Aprendiz Sócio ( prova que o Eduardo deu aquela demonstração vexaminosa de brincar com suborno ), ambas as provas foram perdidas devido a equipe não conhecer e entender nada dos locais que montaram suas provas, o Eduardo só pensou na questão do suborno e da Prefeitura por simplesmente não pesquisar nada do local da montagem- Isso com toda certeza deixou a equipe inteira pensando que poderia dar problema e esquecer o principal que era demonstrar a empresa. DICA DE ESCOLHA DOS LOCAIS DE PROVA? Ouçam aqueles que conhecem SP ou conhecem bem sobre a prova, estudem o local, entendam a demanda, fluxo de pessoas e etc.  

( LINK  RESUMO DO EPISÓDIO DA PROVA DA CLARO E DEMISSÃO DO EDUARDO  http://www.youtube.com/watch?v=Yp82DToroa8 )

Quando a prova é para ouvir demais o grupo e quando é para focar em segmentos? Ontem no grupo do facebook, conversei isso com a Rafaella ( link da postagem no grupo ), existem provas que escutar demais o grupo  vai travar e não ser realizada com sucesso- Isso  acontece no cotidiano, imagina em um programa de TV que  foca em agilidade de tempo e contratar somente uma pessoa? Provas mais criativas façam uma reunião de idéias ( brainstorming- para nós publicitários ) com o grupo, porém, provas que precisam ser questão de menor tempo e visão de liderança, divida e segmenta em equipes dentro do grupo, assim, o risco de ser um bode expiatório da tarefa é menor. O participante precisa entender que somente UMA ÚNICA PESSOA VAI SER VENCEDORA ( sério, tem participantes que não entenderam isso ainda...O PROGRAMA SE CHAMA : APRENDIZ E NÃO APRENDIZES OU COLETIVO ). Tentem discernir quando é para puxar para si e delegar para o grupo. 

Sala de Reuniões: Ai permanece a experiência e retórica, o Sucasas é lembrado até hoje pelos participantes, telespectadores e todos os envolvidos com o programa, devido a um único motivo RETÓRICA, PODER DE PERSUADIR E DE SER UM SHOW MAN DA TELEVISÃO- Ele deu audiência, como ele mesmo citou na entrevista dele ( link da entrevista ) É UM CASE A SER ESTUDADO. A Sala de reunião dura horas, só olhamos 20 minutos na tv, os participantes sabem mais do que todos nós o que tem que ser feito na sala... Minha sugestão aqui é a pessoal, tentar fazer aquilo que vai poder agradar na TV e saber entrar na prova de retóricas, tréplicas e etc. 

A experiência conta ? Sim, conta demais. Principalmente neste programa onde as provas serão mais curtas e sucintas, ter atalhos mentais e profissionais para a realização é algo importante ( citei também isso ontem no grupo lá no facebook ), um dos exemplos é o grande atacante ROMÁRIO ( Paulo Baier para os futebolistas que acompanham ) eles já com sua idade avançada jogaram mais que muitos jovens e bons jogadores e por qual motivo? Por conhecer os atalhos do campo, por saber onde é mais fácil encaixar a bola e etc. Isso acontece também no programa, muitas vezes um participante arma uma arapuca fácil para os outros caírem e com toda certeza livrar sua pele...  TENHA ATALHOS E CARTAS ESCONDIDAS NA MANGA, NÃO REVELE TODO SEU JOGO DE PRIMEIRA, NÃO DÊ MUNIÇÃO PARA OS ADVERSÁRIOS- São frases clichês mas temos que fazer ele no dia a dia.



Enfim, não é um Manual 100% de como ser um vencedor do programa, não sou um Paulo Coelho do Aprendiz - Graças a Deus se fosse eu já estaria triste com minha vida, auto ajuda é triste ( risos ). Porém na minha visão são algumas técnicas que podemos utilizar para se dar bem no programa e até mesmo na vida profissional.   Agora vamos esperar e ver os Gladiadores do Mundo Empresarial ( Galvão Bueno Mode ON ) lutarem entre si e levar o prêmio do CESARE JUSTUS ( Não entendeu o Cesare? Joga no google, risos)

Nenhum comentário: