Páginas

terça-feira, 17 de setembro de 2013

O APRENDIZ - O que é o programa e como assistir?

Uma boa discussão nas redes sociais é sobre o verdadeiro sentido do programa Aprendiz, tem pessoas que assistem ao programa e encaram ele de diversas maneiras entre elas : Um programa de televisão comum, um programa que ensina a empreender, um programa chato que só serve para zoar os participantes e satirizar as situações engraçadas e por final um programa que tem tudo isso.  E por isso  deixo um questionamento, que responderei com minha visão nas próximas linhas. O QUE É O APRENDIZ? COMO DEVEMOS ASSISTIR O PROGRAMA?

Em minha visão o programa, deveria ser um programa que ensinasse situações da vida profissional para o telespectador, porém, realmente não consigo achar isso no formato do Aprendiz brasileiro, creio que ele deixa muito à desejar se comparado ao formato americano, britânico e até mesmo o australiano ( dizem que o Trump elogiou o programa do Brasil, sinceramente nunca vi tal elogio e olha que acompanho o Trump desde o primeiro Aprendiz dos USA... posso estar enganado se estiver alguém manda o link ou a prova deste elogio do Trump ).

Aqui no Brasil o programa é mais um show de televisão mesmo e produzido de uma maneira tão singular que muitas vezes chega a ser dantesca - Principalmente quando trazem uma PIPOQUEIRA PARA A SALA OU MANDAM UM PARTICIPANTE SAIR CHEIO DE BALDES DE PIPOCA... Tento trazer algumas coisas do programa para a vida real, mas na realidade, se for para ver um programa empresarial e empreendedor...prefiro ver até o America Next Top Model que já teve aqui no Brasil com a Fernanda Mota e a excelente ( uma das únicas corintianas que amo de coração ) Erika Palomino - lá ensina muito mais empreendimento e o cotidiano de um mercado da vida real neste caso o da Moda.




O APRENDIZ NÃO É BBB, A FAZENDA e nem outro programa que vai levar uma das participantes para a capa de uma Revista Playboy, Sexy e etc (tristeza para a Titia Meretriz e para muitos que curtem essas publicações), até hoje nunca soube de um Aprendiz que entrasse lá para usar o programa  para ser um: Profissional da Mídia, Ator, Cantor e etc. Claro que eles podem usar isso em seu favor de alguma maneira e sou totalmente favorável, desde que condiz com o tema do programa que é EMPREENDER, façam palestras, escrevam livros e etc. Seja um APRENDIZ do Trump e não do Brasil, saibam utilizar a música em seu favor. 

VER APRENDIZ COMO UM PROGRAMA NORMAL ?

Acompanhar, discutir, opinar entre outras coisas é algo normal de todos os programas. Não levar tudo que acontece lá a sério, afinal o programa acaba e sua vida continua a mesma ( sim telespectador sua vida vai continuar exatamente igual depois do final do programa ). Curta ele como um show de televisão, assim o programa fica muito mais legal e bacana de ver. Não vai te deixar um ranzinza, procurando saber spoilers, quem pegou quem, bastidores e etc. Deixa o programa normal na sua vida, curta, divirta-se, aproveite o momento e quando terminar assista outra coisa ( Indico a Temporada da NFL e o College do Futebol Americano- é muito bacana e tem uma diversão singular )

VER O APRENDIZ COMO SE FOSSE UM BBB OU A FAZENDA?


Neste caso, a coisa vai mais além... Você vai ficar satisfeito para ver brigas, quem pegou quem,  a cor do cabelo  que um participante vai usar, como o Justus penteia ou deixa de pentear o topete. Não tem muitas opções neste caso, a melhor é ver o quebra pau na sala de reunião... Torcer para que tenha um Sucasas que levante a audiência, Sandra e Peter Collins para dar xiliques, candidato escrever JUSTOS ao invés de Justus e ver a bronca do apresentador, torcer para que eles fracassem tanto na prova para tomar esporro, ser antiético no caso da propina... e ter as famosas PIPOQUEIRAS.  ( Neste caso aconselho você continuar no BBB e Fazenda, atualmente pode ver também os bastidores do SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE que tá mais barraco e desesperador com o REI JUVENAL E ADALBERTO BATISTA- Desculpa Justus em falar do SPFC. EM TERRA DE JUVENAL QUEM MANDA É ADALBERTO BATISTA - Se segura Rogério Ceni o Adalberto voltou  )


VER COM A VISÃO EMPRESARIAL?

Bem, neste caso se torna mais fácil. Assista as provas, coloque com o seu perfil sobre o que você faria ou deixaria de fazer, tente ver o motivo de tomada de decisões de algumas pessoas e pense aquilo que você faria no dia a dia na sua vida.  O Aprendiz como citei não tem muito foco empresarial, pois, ninguém em sã consciência vai medir se uma ação deu certo em menos de 24 horas - Nenhuma agência do mundo seja de publicidade, comunicação e eventos, conseguem medir resultados de uma ação em menos de 2 dias. As tarefas fazem parte do show, você tem que fazer o show... Uma excelente equipe pode perder, somente por não estar adequado a alguma "situação". E certamente você não deixaria um candidato chegar até a final por uma única idéia e etc... Nos negócios queremos consistência. Se fosse olhar assim ( com a visão TRUMPIANA do aprendiz ser só negócios ) tais candidatos não teriam sido demitidos e chegariam a final. Cito bons candidatos que qualquer empresa em minha visão gostaria de ter: Renata Bacha, Conrado Alcântara , Gabriela Gaspari, Caio Carvalho, Natalia Nohra, Daniel Stephens, Mariana Reis, Lucas Broch,  Ronaldo Gasparian, Karine Bidart. Estes em minha opinião chegariam fácil para tomar a vaga em qualquer empresa. Mas no programa... eles não foram bons SHOW MAN estilo um Sucasas da Vida ou não estavam "marcados" pelo destino... E OUTRA : Alguns que citei foram contratados para trabalharem em algum negócio do Justus e do João Dória Jr. Os universitários foram em sua maioria, contratados por conselheiros ou parceiros do programa até mesmo pelos próprios apresentadores

E CLARO COM PROVAS QUE ATÉ HOJE MOSTRAM COMO É O DIA A DIA EMPRESARIAL...



VER COM A VISÃO DE FORMAÇÃO DE ÍDOLOS E ASTROS?

Bem aí eu já acho demais. Como citei nenhum ex participante vai usar o Aprendiz para ser algo da mídia e virar uma estrela pop. Eles são profissionais, muitos querem bons trabalhos. Podemos torcer para os mais populares, mas, não significa que eles são os melhores. Caso queiram continuar com essa Odisséia Dantesca e surreal de idolatrar um candidato... escolham os mais bonitinhos, oprimidos, perseguidos, mais fortes  ou tanto faz o fato é que você tem que fazer um esteriótipo de um candidato e transformar o tal em super-astro... E justificar o motivo que tal pessoa virou seu ídolo-mor e que vai representar algo na sua vida.


VER PARA DIZER : THE ZOEIRA NEVER END



Analisar os erros, cenas engraçadas, surreais e inusitadas. Como o candidato orar no meio de uma prova que foi o caso do Rutênio ( o programa quer passar que ele realmente estava dormindo... ninguém até hoje se pergunta como uma pessoa que estava no meio de uma prova do exército iria dormir de verdade? Tá na cara que a foto foi tirada na "malícia" e utilizaram isso como contexto para queimar o cara ) o que ficou nisso é a ZOEIRA... Dar risada dos infelizes constrangimentos dos candidatos na sala de reunião, rir da cor da gravata do apresentador, ver a sala se transformar em HELLS KITCHEN (aliás é outro programa muito bom sobre empreendedorismo, ainda aprendemos cozinhar). O LEGAL DISSO É QUE A ZOEIRA NUNCA TERÁ FIM!!!   








O que é o Aprendiz? No Brasil é um programa de televisão, que deveria ou deve ensinar partes do mundo empresarial, mas, ele precisa ter audiência com graças, ibopes, tempeiro "especial" de um formato de A Fazenda ou BBB, já que é isso que o povo adora e quer ver. Nos últimos dois anos o programa Tentou ser Tudo isso mas não foi nada disso... o que sobrou foi a diversão...
Pode parecer que acabei e detonei com o programa, mas ao contrário, adoro o programa ele mostra que podemos ver com vários pensamentos é igual uma obra de arte. É muito bem feito e produzido mesmo, queria dar um abraço na equipe de edição e todos que entregam o produto final. O Programa é bom. Ele só precisa ser adaptado na visão de quem assiste, para não criar uma visão distorcida sobre a Matrix Aprendiz. A Empresa entregou um excelente produto só cabe ao cliente que pegou o produto saber como vai utilizar.

Podem me crucificar mas assisto o Aprendiz como vejo atualmente o jogo do Palmeiras ou do SPFC com um gosto de "MEU DEUS QUE É ISSO EM CAMPO", mas claro que comemoro quando sai gol no caso a demissão de um que não curti e não sei obviamente o motivo que não curti, sou um torcedor do "MEU DEUS FUTEBOL CLUBE" ( leiam com a voz do Milton Leite  do SPORTV ), dou risadas,  no final pego minha cerveja discuto com os amigos e sigo minha vida.  Se você tem outra visão do programa ou não gostou da minha visão. Sinta-se livre, afinal isso aqui não é sala de reunião e ninguém vai ser Demitido.  VENHA APRENDIZ O RETORNO QUE QUANDO VOCÊ CHEGAR EU QUERO TE USAR

Nenhum comentário: