Páginas

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O APRENDIZ - Será que podemos dar nossa própria opinião?

Por A Demetida

Olá a todos,


Hoje falarei sobre críticas ao programa e como as pessoas reagem com elas. Não é um texto para detonar ou ter algum ressentimento com o programa, mas é um texto para vocês que acompanham de fora e nunca participaram refletir um pouco mais sobre O APRENDIZ.

Em um mercado tão competitivo igual ao da TV, obviamente que todos os programas buscam audiência, resultados de ibope e etc. Mas isso não quer dizer que o programa precisa esquecer o tratamento de seu produto, focando somente no quesito ibope e fazer "o show". Como foi dito por mim e por outros neste blog, tiveram ex aprendizes que não participariam novamente, outros que nem querem ouvir mais sobre o programa. Alguém já parou para pensar e perguntou o motivo disso? Então, será que todos eles são ingratos? Será que todos eles não podem ter uma opinião diferente depois de participar? Será que eles são obrigados a vida inteira elogiar o programa? Digo claramente. Não, eles não são obrigados a fazer nada disso, todos eles tem direito a ter suas idéias e mudar de idéias, afinal não é isso que o programa diz?



O Aprendiz, o próprio nome já fala que é para aprendermos... Todos os participantes, equipe de produção, conselheiros e até mesmo os apresentadores  já aprenderam algo sobre isso. O programa mostra 16 pessoas diferentes entre si, disputando tarefas diferentes - Como o Jadre citou no post dele. Para competir e ver quem é o melhor? O programa até hoje passou que a maioria dos demitidos são fracos, ruins, faltaram com ética ( mesmo com dossiês dúbios ) e entre outras coisas.  Quem sai do programa parece que saiu por cometer um erro homérico, porém, a história é diferente. Ex participantes que converso até hoje, dizem claramente que o programa mais queimou a imagem do que ajudou - Não citarei nomes por ÉTICA ( isso sim é ética e não erros de provas ), observaram complôs e quando se queixaram ficaram marcados como "OS DO CONTRA" e entre outras coisas que não cabe em um só post.




Em qual momento alguém  DECIDIU POR NÓS que não podemos criticar o programa? Vejo muitas discussões de fãs do programa, dizendo que tudo é lindo, maravilhoso e adorariam participar... Mas e opiniões de ex aprendizes? Reiterando o que disse no começo. Alguém já parou para ouvir?

Agora vão me dizer. AH DEMITIDA mas muitos voltaram, como já disse em um dos meus textos, será que eles voltaram por gostar do programa ou por estarem em um ponto que podem arriscar suas imagens novamente? Qual foi o real motivo que todos eles voltaram, quem se arriscaria a dizer? Sei que muitos que não voltaram, estão em estágio que não ficariam novamente confinados e com a pressão de esperar que imagem vão passar deles, estão bem estabelecidos na vida profissional  e não quero dizer que aqueles que voltaram não estejam bem estabelecidos...  

Quando você quer muito alguma coisa, você busca, corre atrás, deseja forte e faz de tudo para ter; quando você consegue essa coisa  você logo se cansa dela. E aposto que  aconteceu isso com todos que dizem que uma pessoa não dá valor a algo que passou. Quantos conseguiram algo que queriam tanto e quando conquistaram  deixaram de dar valor?  Muitos se esquecem que o valor de algo pode ser positivo ou negativo dependendo do ponto de vista pessoal de cada individuo. Vocês tem o direito a liberdade de expressão, porém outros tem direito de rebater.





Vejam esse vídeo que explica bem a situação da Liberdade de Expressão :


Sinceramente, não entendo o motivo e não consigo compreender aqueles que não gostam de ouvir críticas ao programa... dizem que críticas são construtivas quando se tem base. Então decidam-se? Levantam bandeiras de liberdade de expressão, querem ouvir verdades e quando estão ouvindo a verdadeira opinião de alguém já reclamam que isso não pode?

E como já citei aqui uma das coisas que mais complicam uma pessoa é a expectativa. Existe uma frase  sobre isso : A expectativa é a mãe da decepção.  Ex participantes, participantes do Retorrno, futuros participantes e fãs do programa. Cuidado ao criarem grandes expectativas com o programa, muitos que criaram se decepcionaram. Podem até perguntar para os "Demitidos" deste O Retorno e os outros que estão de saída, eles se decepcionaram de uma forma ou outra.



O Aprendiz é um marco da televisão brasileira, porém assim como tudo existe acertos e erros, estes erros podem ser comentados sim,  já que comentam erros dos participantes então nós participantes e ex podemos fazer o mesmo. Espero que O Retorno volte a realidade sobre o que é o programa e em 2014 eles consigam inovar  e terão tempo para isso e colocar um super programa no ar.  MAS ENTENDAM, TODOS TEM O DIREITO A TER UMA OPINIÃO.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu gosto do "O Aprendiz", mas eu tenho amizade com pessoas(algumas) que participaram do programa e eles falam que o programa é uma página virada para eles por vários motivos.Além disso, o programa mais ajuda no clima de desunião do que de união,o que acarreta vários problemas dentro e fora do programa. É por isso que aquela história do Justus de "que todos falaram que o programa "é o melhor isso ou melhor aquilo" é balela porque nem todos acham isso e foram apenas educados (para dizer o mínimo) com o Justus.

Anônimo disse...

Eu gosto do "O Aprendiz", mas eu tenho amizade com algumas pessoas que participaram e eles confirmam o que foi dito nessa coluna. Alguns deles não querem nem ouvir falar desse programa por diversos fatores(entre els, "imagem queimada" e clima exagerado de disputa)e não aceitaram participar da disputa novamente.

Aquela história do Justus de que todos acharam que o programa era o melhor disso ou aquilo é balela porque a realidade é muito diferente.

Anônimo disse...

Em uma de suas colunas, a Suellen falou algo muito interessante e que serve de reflexão: Muitos que falam que é fácil, lindo e tudo mais falam do quarto quentinho de casa, mas será que os mesmos fariam melhor do que aqueles que eles criticam? Como eu digo: É fácil falar quando se tem amigos queridos por perto, família e tudo mais, mas quando você participa de um programa que foca numa competição exagerada entre pessoas, pressão, falta de tempo e tudo mais, a coisa é diferente.