Páginas

domingo, 22 de setembro de 2013

Relembrando provas do Aprendiz: a polêmica prova envolvendo o Exército

Por Rafaella Oliveira

Fãs do Aprendiz sempre acompanham atentamente as tarefas e as provas durante os episódios as quais os participantes são submetidos. 

Algumas tarefas geralmente são baseadas em desenvolvimento de projetos publicitários ou campanhas. E algumas outras chamam a atenção porque, a princípio, são diferentes e difíceis demais para um reality.

Para mim, as que mais me chamaram a atenção até hoje, foram as provas que envolviam o Exército. 

A princípio a gente pensa: Oi? Empresários no meio do nada? Pra que isso?




Fui pesquisar... No programa as explicações são muito breves. Caso você não se recorde, nós acompanhamos esta tarefa nos aprendizes 5 e 6.

Vamos relembrar um pouco como foi.

No Aprendiz 5 esta foi a terceira tarefa. A equipe Foccos, por falta de estratégia e de trabalho em equipe foi a perdedora. Clodoaldo, o líder, levou Daniel e Danilo para a segunda parte da sala de reunião. Por acreditar que ambas as equipes, tanto a Masters como a Foccos, trabalharam bem, e, por reconhecimento a isso, não houve demissões nesta tarefa. Inclusive, a equipe ganhou um dia de spa.


No Aprendiz 6, as equipes se enfrentaram e houve a única demissão dupla da temporada. A equipe Best perdeu e foram indicados a segunda parte da sala de reunião a líder, Ana Paula, Raíssa e Rutênio. Por fraco desempenho, Carla foi demitida antes mesmo da segunda parte da sala. Raíssa foi a demitida da segunda parte.


No mundo real, essa "tarefa" realmente existe e tem objetivos bastante interessantes: Quem, sob pressão, toma as rédeas da situação e se mostra um verdadeiro líder? Qual funcionário sabe lidar com um ambiente diferente? E em pesquisa, pude ver que esses treinamentos de Coaching e Team Building são feitos pelas empresas. 


Analisando e conhecendo o que é e as razões do treinamento, podemos começar a compreender as razões de provas como essa no Aprendiz. 

Vejamos: as duas equipes tem líderes que, ou são escolhidos, ou são os que se escolhem. A princípio, o líder deve tomar a frente, indicar o melhor caminho a ser cumprido para a execução da tarefa. Mas isso pode não acontecer e, aí, o verdadeiro líder aparecerá. Enquanto isso, pode-se perceber quem é o bom funcionário, que sabe entender e executar o que lhe é dado e quem simplesmente se apavora, perdendo completamente o foco. 

Percebemos uma super relação entre a pressão, o mundo dos negócios, o ambiente extremo e o fato de ter que coordenar um grupo!

Embora o ambiente seja outro - completamente - o que temos é justamente como, algumas vezes, o mundo dos negócios se apresenta: uma selva, um ambiente inóspito, em que saber como e quando fazer determinada coisa fará toda a diferença. 

Obviamente na minha pesquisa não achei nada tão, digamos... Intenso, tanto quanto a prova do Aprendiz. Mas a ideia é exatamente a mesma.

Veja:
Uma parceria entre Zetta Coaching, MV Consultoria e Araras Eco Lodge possibilitou a realização de um evento inovador e pioneiro no pantanal mato-grossense.
Executivos e profissionais liberais tiveram contato com algumas ferramentas de coaching para líderes e de negócios em sala de treinamento para em seguida, colocar em prática os conceitos adquiridos num programa de outdoor training de alto impacto.
Foram aplicados conceitos de team building e team coaching visando o aprimoramento da liderança e da visão sistêmica do grupo.
É claro que todos puderam ver e sentir toda riqueza e biodiversidade da região pantaneira enquanto se desenvolviam ainda mais como líderes.
Parabéns à consultora e coach Márcia Venturini, ao empresário André Thuronyi e à Zetta Coaching por esta parceria incrível que espera por novas turmas nos próximos meses. (Clique aqui para saber mais).

Achei bastante interessante... Temos a mania de crer que provas como essas são bobas e sem necessidade, mas, observando tais objetivos, percebemos que desta forma é possível reconhecer o indivíduo. Em situação de extremo stress e desconhecimento, descobre-se muito sobre a personalidade de alguém.

Além disso, não basta ser um profissional. É preciso que o indivíduo seja um excelente profissional, com todas as qualidades possíveis - e impossíveis - para o mercado de trabalho.


Aquele que se adequar a situação e trabalhar, se destacará. E mais... Nesse tipo de situação, além do líder, o bom funcionário também se destacará.

O funcionário que era tido como fraco, pode surpreender e ser excelente em situações atípicas, que necessitem de auto-controle e boa execução de tarefas.

Estar fora da zona de conforto pode revelar muito sobre o profissional em questão. As dificuldades impostas durante a tarefa serão determinantes para que se reconheça o líder, o funcionário e o apavorado. E o resultado pode, certamente, surpreender. 

E aí, você concorda com essa prova, ou esse treinamento, para empresários?

Um comentário:

Fernanda Chilotti disse...

Foi uma das melhoras experiências de minha vida....super concordo.