Páginas

sábado, 28 de setembro de 2013

Sugestões para o Aprendiz - O Retorno (e futuras edições)

Por Jadre Junior

Olá, amigos leitores do blog Aprendiz Coelhocratas! Estão muito ansiosos pela estreia do Aprendiz - O Retorno? Depois de quase dois anos desde a última edição do programa (ou mais de quatro anos, se a sua espera era por uma nova edição comandada pelo Roberto Justus e não soment
e por mais uma edição do Aprendiz), é com muita alegria que eu escrevo que faltam APENAS TRÊS DIAS para termos de volta do reality show mais inteligente da TV brasileira. No meu texto de hoje, utilizarei o meu espaço no blog para opinar sobre a forma como o Aprendiz - O Retorno será feito (baseado em informações divulgadas pela própria Record) e dar algumas sugestões para o programa.

- Intervalo de tempo entre a gravação e a exibição dos episódios

Conforme divulgado pela Record, os participantes do Aprendiz - O Retorno não receberão longas viagens como recompensa pelas vitórias nas tarefas. Sendo assim, alguém pode me explicar por que motivo a Record quer gravar o programa com tanta antecedência em relação à data de exibição do episódio? Nesses tempos modernos em que qualquer rato encontrado em uma garrafa de refrigerante ou um comercial da Tailândia ganha o mundo em minutos através das redes sociais, gravar os episódios de um reality show como o Aprendiz, cujas tarefas costumam ser realizadas em locais públicos, com várias semanas de antecedência em relação à data de exibição só favorece o surgimento de spoilers. Ao meu ver, seria muito melhor se a Record gravasse as tarefas e as salas de reunião com poucos dias de antecedência e mantivesse os participantes demitidos confinados até a data de exibição do episódio. É claro que essa mudança exigiria muita agilidade da equipe de edição, que teria pouco tempo para editar as cenas das tarefas e das salas de reunião, mas pelo menos as chances de que imagens das equipes vazassem nas redes sociais ou, pior ainda, que os nomes dos demitidos fossem divulgados reduziriam significativamente.

Algum leitor provavelmente vai se perguntar: mas e se o Roberto Justus tiver algum compromisso pessoal ou profissional de última hora e não puder gravar o Aprendiz? A Record vai exibir o quê? Resposta simples: é só a Record gravar alguns episódios com os melhores momentos do Aprendiz e/ou mostrando os bastidores do programa, como já foi feito em edições anteriores, e exibi-los caso aconteça algum imprevisto que inviabilize a gravação de algum episódio.

- Participantes demitidos opinando sobre os finalistas diante deles

Uma das coisas que eu considero mais injustas nas finais do Aprendiz é que, sempre que o apresentador pede para os aprendizes demitidos que retornaram para ajudar os finalistas opinarem sobre eles, os finalistas estão ausentes e não têm a chance de rebater as críticas. Seria muito mais interessante se os demitidos tivessem que opinar sobre os finalistas diante deles e, após ouvir cada opinião, os finalistas pudessem fazer algum comentário. Será que se as finais da segunda, da terceira, da quinta e da sétima edição do Aprendiz tivessem funcionado dessa forma, alguns demitidos não teriam diminuído o tom das críticas feitas a alguns finalistas?

- Mudanças na Prova do Quiz

Embora a Prova do Quiz seja questionada por alguns fãs do programa, eu acho essa prova bastante interessante e que um grande executivo precisa ter um bom nível de conhecimentos gerais. Já vi uma líder com grande capacidade de relacionamento interpessoal ser demitida, em parte, porque o mérito da conquista do seu cargo era frequentemente questionado por muitos de seus liderados devido a algumas pérolas que ela soltava ("Viajei por várias cidades da Europa: Paris, Milão, Barcelona...Só não fui pra França." e "Ele sofreu um acidente de carro, mas está bem. Ele só teve algumas esfoliações", por exemplo), ou seja, além de ser necessário para se ter uma melhor visão estratégica, um bom nível de conhecimentos gerais também pode ser uma ferramenta importante para um líder conquistar o respeito de uma equipe. É claro que o nível de conhecimentos gerais não é uma das qualidades mais necessárias em um grande executivo, mas espera-se que esse profissional tenha um nível de conhecimentos gerais, no mínimo, mediano.

Sendo assim, a Prova do Quiz foi, sim, uma inovação interessante do Aprendiz, porém creio que seria necessário fazer algumas mudanças a fim de se testar ainda mais o nível de conhecimento dos aprendizes e evitar que o fator sorte tenha um peso importante no resultado da tarefa.

1- A prova deveria ser INDIVIDUAL. Cada participante ficaria em uma bancada e responderia às perguntas apertando um botão com a alternativa que considera correta. Todos responderiam às mesmas perguntas e, para que os participantes não ficassem calados o tempo todo, o que poderia deixar a tarefa entediante para alguns telespectadores, o Justus poderia indagar a alguns participantes qual foi o raciocínio que eles seguiram ao optar por tal alternativa.

2- Para elevar um pouco o status da Prova do Quiz, seria bacana se essa tarefa fosse realizada quando houvesse cinco participantes na disputa e os três piores colocados na tarefa fossem automaticamente indicados à sala de reunião (é claro, a partir daí, que a decisão sobre quem seria o demitido levaria em conta todo o histórico dos participantes no programa). Além de deixar a Prova do Quiz um pouco mais "decisiva", realizar essa tarefa nessa etapa da competição evitaria a injustiça de se ter uma disputa entre uma dupla e um trio (sei que na maioria das edições a dupla venceu o trio, mas mesmo assim considero uma disputa 2 x 3 muito injusta). Além disso, o participante que conseguisse mais pontos do Prova do Quiz, além de não ser indicado à sala de reunião, teria a vantagem de poder escolher quem seria a sua dupla na tarefa seguinte.
>>> CURIOSIDADE: metade dos participantes do Aprendiz - O Retorno (Ronaldo, Evandro, Guilherme, Melina, Jota Júnior, Lucas, Daniely e Renata) poderão enfrentar a Prova do Quiz pela primeira vez caso essa tarefa seja realizada nessa edição. Na primeira, na segunda e na oitava edição do programa essa prova não foi realizada. Lucas Broch (Aprendiz 6) foi demitido antes da realização dessa tarefa, como podemos conferir na imagem acima.
- O líder vencedor atuaria como conselheiro
Essa foi uma das novidades mais interessantes das edições para contratar sócios e lamentei o fato de não terem mantido essa regra nas edições posteriores. Roberto Justus justificou a criação dessa regra no Aprendiz 4 afirmando que considerava importante observar a capacidade de decisão dos líder. Entretanto, uma pessoa que ocupa um cargo executivo também precisa saber avaliar profissionais e tomar boas decisões, logo seria bastante oportuno se essa regra voltasse nessa nova edição. Ao contrário do que aconteceu no Aprendiz 4 e no Aprendiz 5, quando o líder vencedor ocupava o lugar do segundo conselheiro oficial, no Aprendiz - O Retorno, Justus poderia inovar e passar a ter 3 conselheiros na sala de reunião (os dois conselheiros oficiais e o líder vencedor).
>>> CURIOSIDADE: dos aprendizes que retornarão ao programa, apenas Maura Barreto (Aprendiz 5) teve a oportunidade de atuar como conselheira do Roberto Justus (imagem abaixo). Antônio Braga poderia ter sido conselheiro do Justus, se não tivesse perdido a única tarefa que liderou no Aprendiz 4.





- Disponibilização das salas de reunião na íntegra no portal R7

Eu assino em baixo na sugestão que o Daniel Simões apresentou em uma de suas primeiras postagens no blog. Seria muito interessante se a Record disponibilizasse os vídeos com as salas de reunião do Aprendiz na íntegra no R7. Sei que a edição dos episódios do Aprendiz costuma ser feita de modo a justificar as decisões do Justus (que nem sempre são corretas) e que isso poderia tornar mais visível alguma eventual demissão injusta, mas essa novidade certamente atrairia mais acessos à página do Aprendiz no portal R7 (e, consequentemente, mais anunciantes).

-----

Há muitas outras sugestões que eu daria para o Aprendiz, inclusive sugestões de tarefas. Não vou citar todas para não deixar o texto extenso demais. Semana que vem, o meu post já será com comentários sobre o tão aguardado primeiro episódio do Aprendiz - O Retorno. Até mais!


Abraços!!!!!!!




Um comentário:

Anônimo disse...

Legal o texto, concordo com várias sugestões, principalmente com a que diz respeito à integra da sala de reuniões. Várias vezes fiquei com a impressão de que algum diálogo decisivo deve ter ficado de fora da edição. Talvez seja um pouco maçante para o público geral, o que levaria menos acessos do que o esperado para o portal, mas é um extra interessante.

Um adendo: fica estranho criticar uma pessoa por suas pérolas e ao mesmo tempo escrever um texto com a cansativa repetição do termo "nível de conhecimento". Foram 5 em apenas dois parágrafos! Pode soar como limitação vocabular.