Páginas

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

2X2 do Aprendiz

Por A Demetida

Oi a todos. A titia Merê colocou bem (e se tem uma coisa que ela sabe fazer muito bem é colocar). Quanta decepção esta edição, não é mesmo minha gente?

Preparei para todos nós uma matriz 2X2 do Aprendiz. No eixo das abssisas (X), temos a escala de merecimento para participar desta segunda temporada. No eixo das ordenadas (Y),  temos a escala de surpresa positiva, ou seja, a pessoa está trabalhando certo. Vamos repassar um a um de nossos candidatos e depois interpretar cada quadrante.


















Surpresa positiva


               Mariana










            Gasparian

                           
                          Evandro     

               Guilherme


                    Jurandir
          
                                       Renata




                  Melina


 
Solano


                Nakao

Maura







   Daniely Maytê
     
          

       Braga          Lucas










                Karine
       

                          Karina


Merece uma segunda chance

Braga: Este é um que AINDA não mostrou a que veio. Para quem leu meu último post, comentei que o Braga é talvez a maior incógnita desta temporada. Para quem está assistindo o programa e dependendo da edição da produção, ainda não deu nem para saber que tem um Braga no programa. Tem que mostrar serviço para poder esfregar na cara do Justus que sua primeira demissão foi um erro de fato.

Nakao: O Nakao já mostrou bem a que veio. É aquela coisa: trabalhador, inteligente, porém extremamente previsível. Nenhuma surpresa por aqui. O Nakao é o tipo do profissional que qualquer empresa quer ter para cumprir um prazo e uma tarefa, mas não para fazer a diferença.

Daniely: Outra de quem não se esperava muito. Saiu tarde.

Evandro: Excelente retorno. Evandro foi um candidato fortíssimo em sua temporada e saiu por problemas de relacionamento com os outros participantes. Aparenta ter reparado tal defeito. Muito boa escolha da produção - um dos primeiros a serem cogitados - e muito boa participação até aqui.

Guilherme: Outro candidato que fez minha alegria quando aceitou o convite da produção para retornar. Adorei a participação do Guilherme em sua temporada e até agora ele está indo muito bem, como já era de se esperar. Outro que esteve entre os primeiros cogitados.

Jurandir: Junto com Evandro e Guilherme, forma o grupo dos três mosqueteiros. "Um por todos e todos por um!" É outro candidato muito bem escolhido pela produção e que está dando conta do recado muito bem.

Karina: Merecia (E MUITO) retornar por sua excelente primeira participação. Porém, já foi muito comentada por aqui que não é nem de longe a referência para os colegas que foi em sua temporada.

Karine: Continua teimando em manter uma atitude arrogante de "já é meu". É a favoritíssima pessoal do Roberto (mais do que a Maytê), mas do jeito que está indo não vai durar muito. Esse é um problema muito sério de quem é competente e inteligente mas que "se acha". Precisa tomar um suco de humildade urgente. Uma das primeiras cotadas para participar desta temporada, está decepcionando muita gente.

Lucas: Este é outro que não apareceu até agora, mas tinha que voltar por conta de sua demissão absurda. Vamos aguardar.

Mariana: A Mariana saiu da posição de mosca morta para uma semi-bitch. Está tendo uma postura bem assertiva e pode ir longe SE mantiver a calma e a postura.

Maura: Não mudou nada né?

Maytê: Sem comentários. Já foi peixe em sua temporada e continua sendo peixe na temporada atual. Não amadureceu nada e não está fazendo por merecer continuar no programa. Mas sabe como é o Brasil né? Nada como um bom QI...

Melina: É a bitch da temporada e portanto vai longe. Não tem erro.

Renata: Acredito que falo por todos que me lêem e por todos os fãs do Aprendiz: estamos todos torcendo para que a Renata vá longe. Ela está se saindo muito bem, tentando fazer acontecer. Pode fazer uma cagada aqui ou ali, porém demonstra maturidade e competência. 

Solano: Tem um Solano nesta temporada?

Gasparian: Dado que foi escolhido pelo líder para ganhar o prêmio, vou dar um crédito a ele. Mas precisa mostrar (e logo) a que veio.

Estudo dos quadrantes

Canto inferior esquerdo: É o quadrante dos figurantes. Foram chamados apenas para fazer número - precisa ter 16 né? Como diria minha avó, "de onde menos se espera, dali é que não sai nada mesmo".  De todos neste quadrante, a única incógnita é o Solano, que literalmente ainda não apareceu em nenhuma edição. Fora isso, os outros participantes não mostraram nada de mais, ou se mostraram, foi para queimar seu filme (e.g. Daniely dedo-duro e Maytê risada de Coringa).

O que precisam fazer para mudar seu status no jogo: Ir para casa.

Canto inferior direito: É o quadrante das decepções. Neste quadrante há dois participantes que ainda não apareceram: Lucas e Braga. Estes dois têm que justificar que mereceram uma segunda chance. Quanto às Kas, a coisa está feia para ambas e se não mudarem de atitude urgentemente irão rodar, o que será uma tremenda decepção. Como comentei em meu primeiro post, são duas que arriscam tomar um tombo muito grande.


O que precisam fazer para mudar seu status no jogo: Mudar essa atitude imediatamente, de forma a subir para o quadrante do canto superior direito. Mas o filme pode já estar queimado a uma altura dessas.

Canto superior esquerdo: É o quadrante das revelações. Neste quadrante temos, basicamente, a Mariana. Já o Gasparian é meio que uma incógnita, mas teremos que dar um crédito a ele por conta das palavras do Guilherme. Temos que observá-lo nas próximas tarefas.

O que precisam fazer para mudar seu status no jogo: Mostrar serviço, pois já entraram em desvantagem na preferência do Roberto e Walter Longo desde o começo da temporada.

Canto superior direito: É o quadrante dos favoritos. Minha torcida vai para qualquer um dos três mosqueteiros e mais a Renata. A Melina vai longe porque está causando (e muito). Já era uma forte candidata desde que foi chamada pelo pessoal da produção - todos apostam muito nela. Porém, ser apenas uma bitch não adianta (vide Bia na terceira temporada e nossa querida Sussu aqui do Blog). Tem que mostrar serviço também. A Melina precisa de uma nova liderança e tem que ser bem sucedida para continuar no jogo.


O que precisam fazer para mudar seu status no jogo: Vencer mais uma tarefa como líder e manter uma boa atitude na sala de reuniões em caso de derrota da equipe.



5 comentários:

Danton disse...

Olá, A Demetida,

Particularmente, eu só não concordo com o perfil falado pelo Nakão porque acredito que ele é um bom candidato e vai chegar longe, mas posso estar enganado e respeito demais sua visão sobre ele.Do resto, eu concordo 100%, mas também espero que a Melina não consiga chegar longe porque não gosto dela.

Por fim, os seus comentários sobre a Mayte e a Karine foram perfeitos.A primeira se mostrou uma pessoa que vai ficar mais um tempo nessa edição porque conta com a simpatia do Roberto e nada mais. Já a segunda é uma boa candidata, mas é um fiasco até agora em todos os sentidos.

O que você achou do programa até agora?

Danton disse...

Excelente visão sobre a Melina. Infelizmente, eu concordo que ela vai longe porque esse tipo de perfil é bom para o programa, mas espero que ela não fique até os tops 5.Eu só mudarei de opinião caso ela mostre merecimento por isso.

Danton disse...

Sobre a Renata, eu gosto demais dela e apesar de uma ou outra bobagem, eu quero que ela consiga chegar longe nesse programa porque ela merece. Eu acredito que ela vai mostrar o seu talento com a mudança de times porque contar com pessoas do nível da Mayte.....

Eu gosto do Solano, mas acho que sua presença é mais um prêmio pelo que ele fez na temporada original do que qualquer outra coisa. É uma pessoa decente, honesta e tudo mais, mas acredito que ele vai rodar logo porque ele é muito cru para uma temporada tão forte como essa(é o que espero)e Roberto não é Dória.

Unknown disse...

Oi Danton, nosso blogueiro anônimo residente. Será que você é você mesmo?

Faço minhas as palavras da Gaby - veja o post dela desta semana. Beijinhos.

Daniel Simões disse...

Olha eu invadindo o post da colega do blog kakakakaa.

Demitida, acho que a lista de decepção tem que ser o programa inteiro se continuar assim...