Páginas

sábado, 2 de novembro de 2013

"Não é nada pessoal, só negócios". Saudades do lema do Aprendiz 1...


Por Jadre Junior

Olá, leitores do blog Aprendiz Coelhocratas! O que acharam do quinto episódio do Aprendiz - O Retorno? Como vimos, nem com a entrada do Evandro a equipe Flecha conseguiu tirar o pé da lama. Aliás, a participação dele na equipe até contribuiu para a derrota da equipe, visto que ele foi um dos principais entusiastas de péssima ideia de gravar o vídeo com a artista circense que não via os pais há apenas 8 meses. Apesar da tarefa ser interessante e da boa qualidade da edição, as decisões tomadas pelo Justus e seus conselheiros estragaram bastante o episódio.

-----

A demissão do Lucas

Na terceira tarefa dessa edição, eu cheguei a considerar que Lucas Broch (foto) merecia ser demitido mais do que o Ronaldo. Entretanto, apesar de algumas atuações ruins em tarefas anteriores dessa edição e de seu desempenho estão muito aquém do apresentado no Aprendiz 6, edição na qual era um dos meus favoritos, Lucas não merecia ser demitido nessa tarefa. Concordo que Lucas deveria ter sido mais enfático ao defender a ideia de que o vídeo não deveria ser gravado com a artista circense e que sua capacidade de argumentação deixava a desejar, mas a performance de Maytê nessa edição, sobretudo nas duas últimas tarefas, e seu algumas atitudes suas nas salas de reunião faziam dela a participante que mais merecia ser demitida. Além disso, Lucas foi o único membro da equipe que percebeu que a ideia do vídeo não era boa, portanto, ao contrário do que Mariana e Maytê afirmaram na sala de reunião, a visão estratégica dele não é tão ruim assim. Resumindo: a demissão do Lucas no Aprendiz - O Retorno tão injusta quanto a que vimos no Aprendiz 6 - Universitário.

Análise dos demais participantes

A liderança de Maytê (foto) deixou a desejar, a sua ideia de gravar o vídeo com a trapezista foi muito ruim, ela não deu a devida atenção à ótima observação do Lucas, seus momentos de choro nas salas de reunião mostram falta de maturidade e equilíbrio emocional e seu histórico nessa edição é péssimo. Com todos esses motivos, ela sem dúvida merecia ter sido demitida, porém Justus e seus conselheiros quiseram mantê-la no programa. Ao meu ver, essa proteção que Maytê recebe do Justus coloca em cheque a seriedade do programa, visto que as decisões do apresentador estão sendo tomadas pelo carinho que ele sente por ela, não pelo desempenho de Maytê nas tarefas. Parece que o lema "não é nada pessoal, só negócios", usado no (ótimo) Aprendiz 1, caiu por terra nessa edição. Se é para fazer um Aprendiz - O Retorno, bem que o lema do Aprendiz 1 poderia voltar e ser colocado em prática novamente.

Mariana já chegou a sua terceira indicação consecutiva à sala de reunião e à sua quinta derrota em 5 tarefas, sendo uma delas como líder. Com um histórico desses, muito inferior ao apresentado no Aprendiz 6, ela está longe de ser uma candidata com chances reais de vencer a edição.

Karina deixou de ser um alvo constante nas salas de reunião, mas, ao contrário do Aprendiz 6, onde ela se destacou por ter emendado uma incrível sequência de 6 vitórias consecutivas e chegou a ser disputada pelas duas equipes, nessa edição Karina ainda não apresentou resultados positivos expressivos. Pela lógica de alternância de lideranças, se não houver uma nova mistura entre as equipes, Karina deve ser a próxima líder do grupo Flecha. Será que ela vai aproveitar essa chance de se destacar positivamente e conseguirá sua primeira vitória na edição com uma boa liderança? Só pra lembrar, no Aprendiz 6 Karina venceu todas as tarefas que liderou.

Infelizmente, a edição não mostrou detalhes da edição do vídeo da equipe Flecha, portanto não podemos saber se as imagens gravadas por Guilherme eram tão ruins como os colegas da equipe Flecha comentaram. De qualquer forma, ele ainda está longe de ser o pior participante do grupo Flecha.

O histórico de Evandro nessa edição é ótimo e ele certamente não merecia ser demitido. No entanto, não podemos negar que ele defendeu a ideia de gravar o vídeo com a garota do circo e convenceu a equipe a desconsiderar o argumento do Lucas, logo ele merecia, ao menos, ser indicado à segunda etapa da sala de reunião no lugar do Lucas. A decisão da Maytê de indicar Lucas ao invés de Evandro foi errada decisão em termos de avaliação de desempenho na tarefa, mas correta no sentido de que ela deixou de levar um concorrente fortíssimo para a segunda etapa da sala de reunião.

Karine se destacou bastante com sua ótima liderança e pode, sim, ir longe nessa edição. Ela demonstrou bastante envolvimento com a tarefa, foi inteligente ao seguir uma estratégia de liderança bastante diferente da utilizada por Melina em suas lideranças (fracassadas) e deu liberdade para seus colegas trabalharem (inclusive permitindo que alguns participassem da apresentação). O único erro dela foi ter deixado o Jota Júnior "boicotar" a participação da Renata na supervisão da edição do vídeo, mas isso não chegou a comprometer o desempenho na equipe.

Melina apresentou muito bem o vídeo da equipe, teve uma boa atuação na prova e não se envolveu em polêmicas conflitos graves dessa vez, mas ainda tem um histórico negativo.

Renata (foto) não se destacou tanto nessa tarefa, mas, como podemos ver, não foi por culpa dela. Como pudemos ver, ela quis, sim, ter uma maior participação, porém foi vítima de um certo "boicote" por parte do Júnior. Ainda a considero uma das melhores participantes da edição.

Falando sobre ele, cheguei a elogiar a postura mais humilde adotada por Jota Júnior nessa edição, mas a arrogância demonstrada por ele nas críticas contra a Renata fez essa renovada admiração diminuir. Seu desempenho nas tarefas continua ótimo, porém ele corre o risco de ser demitido por sua postura arrogante. Renata é uma ótima participante, e não escrevo isso somente por causa dessa edição: a participação dela no Aprendiz 8 também foi excelente e, na opinião de muitos fãs do programa, ela merecia vencer a final mais do que a Janaína. Júnior está muito enganado se pensa que a Renata é uma concorrente abaixo da média.

Nakao e Rodrigo Solano continuam bastante apagados na edição. No caso de Nakao, isso talvez não surpreenda muito, mas o pouco destaque do Rodrigo na edição é uma surpresa, visto que Daniely, Ronaldo e Braga o elogiaram bastante em entrevistas realizadas após a demissão. Será que a edição está sendo injusta com eles e omitindo cenas de dois bons participantes? Pela lógica de alternância de lideranças, se não houver uma grande reestruturação das equipes, o próximo líder da equipe Sinergia deve ser um deles. Será que com uma liderança nas mãos eles vão aparecer mais? É o que aguardamos.

Abraços!!!!!!!

Nenhum comentário: