Páginas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Pós Aprendiz: a vida continua

Por A Demetida

Oi oi oi oi oi a todos. Pois é, as gravações desta temporada já terminaram, apesar de termos assistido apenas 6 episódios. A final será ao vivo, em Dezembro, e eu estarei lá firme e forte. Quem mais vai?

Hoje meu comentário vai ser muito breve. Quero repassar algumas das experiências que tive em minha temporada e fazer algumas comparações com o que estou presenciando nesta atual temporada.

Jogar para as câmeras

Logo na abertura deste blog, há uns dois meses, eu coloquei uma pergunta a todos. Afinal de contas, vale mais a pena ser um participante da equipe e tentar fazer a equipe vencer ou tentar ser um participante individual e vencer por conta própria, mesmo que a equipe corresse o risco de perder?

Vocês já puderam perceber que tem muita gente jogando para as câmeras. Isso sempre rola e é algo insuportável. Na minha temporada, tinha gente com este tipo de atitude/mentalidade. Posso garantir: não leva a lugar nenhum. Todos que se comportaram assim foram demetidos.

A edição da atual temporada, mesmo que muito ruim, já deixou claro que tem participante tentando aparecer ao invés de mostrar trabalho. E isso é ruim para os demais participantes e para o programa. Nós, que estamos assistindo aqui em casa, não conseguimos acompanhar o desempenho de muita gente, porque tem outros querendo encobrir sua mediocridade com a garganta.

Vamos ser francos: esse tipo de gente tem em qualquer empresa. Quem aí não trabalha com gente incompetente que acredita que as aparências enganam?



Atitude

Um assunto relacionado é a atitude do participante. Eu ia focar especificamente na sala de reunião, mas preferi expandir meu comentário para os depoimentos. Pois bem, aqui temos inúmeros casos de gente pedindo para dar depoimento para falar mal dos outros, ou fazendo isso na sala de reunião.

Convenhamos: quem aqui está assistindo o reality para ver baixaria? Isto aqui não é novela, poxa vida! Não sei até que ponto este tipo de atitude está sendo incentivada. Na minha temporada, rolou muito disso. Eu mesma passei por isso, com a produção me perguntando o que achava de fulano ou ciclano. Ou seja, a Produção joga lenha na fogueira. Pode ser que estejam errando a dose desta vez.

A propósito, que papelão da Karine e do Jurandir hein? Retiro minhas fichas na Karine e aposto muito poucas no Jurandir. Especificamente com relação à Karine, estou confusa até agora. O que foi que aconteceu com ela? Gostaria muito de ouvir da Karine uma explicação. Como eu havia comentado anteriormente, ela entrou como favorita (até entre membros da Produção e o próprio Justus). E cavou a própria cova. Era o que eu temia: a Karine chegar e manter a atitude de "já ganhou". Sem dúvida alguma, a Karine é extremamente inteligente e competente. Mas daí para menosprezar os outros, pera lá né? Ainda por cima a Renata e o Solano, que obviamente estão realizando um trabalho competente (não são daqueles que jogam para as câmeras, como por exemplo a Mel e o Jurandir). Quanto ao Nakao, vamos lá, todo mundo sabia que ele não tinha chance nenhuma. Mas como é que se desrespeita um concorrente desta forma? Isso, no Aprendiz, é o beijo da morte na certa. A Karine está com os dias contados, lamentavelmente. E a Renata e o Solano vão acabar sambando nas costas dela, pelo andar da carruagem.


Já quanto ao Jurandir, fica ainda 0,0001% de chance de levar esta temporada. O cara está usando muito a garganta, mas também está mostrando serviço. Pode ser que o Justus releve sua postura arrogante na sala de reunião. Mas, se cometer um novo deslize, vai rodar.

Abrindo um parênteses: que bom que temos a Melina, Jurandir, Séder e Evandro participando desta temporada. Quem é fã de verdade do Aprendiz, como eu sou, gostaria muito de ver os quatro de volta para uma segunda chance. Sim, eu gosto do Jurandir. Achei que ele contribuiu muito ao Aprendiz 2. Vou dar crédito à Produção quando ela merece.

Pós Aprendiz: a vida continua

Pois é, a uma hora dessas, já está todo mundo de volta a sua rotina. Vocês podem seguir muitos participantes no Twitter, Face ou até mesmo Linkedin e verão que estão bem ativos. Mas afinal, como é a vida pós Aprendiz?

Para quem já saiu, é difícil tirar a cabeça da competição nos primeiros dias. Mas assim que a rotina é retomada, acreditem, a coisa passa - e rápido. 

O que fizeram errado foi colocar a final para bem aquém das filmagens. Isso é sacanagem com os dois finalistas!



7 comentários:

Danton disse...

Olá, A Demetida,

Muito bom seu post. Por curiosidade, o que você acha do Evandro e do Guilherme? Outra coisa: Como eu já falei outras vezes, eu tenho amizade com alguns ex aprendizes e pelo que eles falam, a amizade deles fortaleceu bem após o final do programa. Sem citar nomes ou edição, afinal, você é a Demitida, eu gostaria de saber se você manteve contato ou amizade com participantes após o final do programa?

Por fim, eu não gosto nenhum pouco da Karine e acho que o Jota Junior(apesar de ser competente) está voltando aos poucos ao outro personagem dele(o Jurandir). Eu lembro muito bem dele na segunda temporada quando entre outras coisas, ele foi muito arrogante na final e levou até pito do Justus por isso( falou até que o Porcel deveria pagar metade do prêmio a ele).

Danton disse...

Quanto a Karine, eu concordo com você e acredito que quando a produção enfatiza muito o lado ruim de algum participante,é quase certo que ele não ganha ou chega a final(fora o Henrique Sucasas,que eu não gosto). Eu achei falta de respeito o que ela falou do Nakao, do Solano e da Renata e ainda por cima chamou a última de burro motivado.

Outra coisa que lamento do programa é o incentivo a baixaria em vez do trabalho e harmonia entre participantes, afinal, não existe razão para tanta briga.

Unknown disse...

Oi Danton,

Quando fiquei sabendo que o conceito desta temporada seria uma segunda chance, imediatamente pensei Séder e Evandro. Sério, foram os primeiros nomes que vieram a minha cabeça. Que bom que aceitaram o convite da Produção, ao contrário de alguns outros meus favoritos (de outras temporadas) que recusaram o convite por vários motivos.

Unknown disse...

Quanto a amizade e contato fora do programa: sem dúvida. Tinha muita gente boa participando de minha temporada e eu tive a grata satisfação de fazer algumas amizades. Só não posso revelar os nomes, senão vou entregar minha identidade. E a graça toda é eu manter minha identidade secreta :)

XOXO

Anônimo disse...

O Danton e a demitida comentaram sobre o incentivo do programa a baixaria, o que não acontecia muito com o Justus, mas foi prática comum com o Dória. Isso tirou totalmente a credibilidade da franquia O Aprendiz, algo que é difícil de recuperar. E parece que estão repetindo o erro na atual temporada.

Anônimo disse...

O Danton e a demitida comentaram sobre o incentivo do programa a baixaria, o que não acontecia muito com o Justus, mas foi prática comum com o Dória. Isso tirou totalmente a credibilidade da franquia O Aprendiz, algo que é difícil de recuperar. E parece que estão repetindo o erro na atual temporada.

Danton disse...

É verdade, anônimo.O programa "O Aprendiz" era conhecido como um programa que tinha foco no aprendizado (mesmo que não tão alto) do mungo empresarial e as brigas eram pouco destacadas. Bons tempos aqueles.
Desde a "Era Dória", o foco mudou e a baixaria tomou conta. O resultado é que é difícil de recuperar a credibilidade e o programa atualmente também não tem e não teve uma divulgação digna pela Record(algo que o SBT fez e e faz bem com algumas novelas, por exemplo).Enfim, eu lamento...