Páginas

sábado, 30 de novembro de 2013

Renata e Melina com pinta de finalistas. Será?


Por Jadre Junior

Olá, leitores do blog Aprendiz Coelhocratas! Primeiramente, gostaria de pedir desculpas aos leitores e aos demais colaboradores do blog por não ter postado o meu texto da semana passada. Devido a uma série de compromissos, não pude me programar adequadamente para escrever nem para avisar a Rafaella Oliveira, que tão bem organiza esse blog e os demais canais de comunicação do grupo Aprendiz Coelhocratas, para que ela postasse algum texto como "plano B". Eu terei mais tempo livre nas próximas semanas e esse tipo de situação não voltará a ocorrer.

-----

A demissão do Jota Júnior

Jota Júnior foi um dos favoritos dessa edição durante um bom tempo, porém a sua arrogância (um dos principais defeitos dele no Aprendiz 2) e o seu estilo meio "jogador" pesaram contra ele e justificaram a demissão. Somado a isso, justificativa usada por ele de que as críticas da Melina e da Renata seriam um complô soou como uma apelação na sala de reunião. Ao meu ver, foi uma demissão justa.


A demissão do Guilherme

Extremamente prolixo e com uma péssima capacidade de síntese, Guilherme cometeu no último episódio os mesmos erros que marcaram a sua participação no Aprendiz 2 e, novamente, foi o 5º colocado da edição. Eu só não considerei a demissão do Guilherme totalmente justa porque a Maytê merecia mais ser demitida (achei um absurdo ouvir ela dizendo que "ela venceu como líder" e que as que derrotas dela como líder eram derrotas de todo o grupo), tanto analisando-se o histórico dela no programa quanto pelo perfil; mas o desempenho do Guilherme também não foi dos melhores e seus erros justificaram a decisão do Roberto Justus.

Sala de reunião com duas equipes

Eu não costumo ser favorável a mudanças no formato original das salas de reunião (líderes indicando mais participantes do que o comum, demissões duplas, salas de reunião sem demissão etc), mas gostei muito da ideia de se realizar uma sala de reunião com as duas equipes consideradas vencedoras para que elas apontem as falhas encontradas no trabalho da equipe concorrente e o Justus e seus conselheiros decidissem qual das suas equipes foi a melhor. Não acho que essa inovação tenha que ocorrer em todos os episódios, mas em casos especiais nos quais há uma grande similaridade no nível de qualidade do trabalho das equipes, esse recurso pode ser utilizado. A tarefa patrocinada pelo SEBRAE foi muito interessante (uma das melhores tarefas de todas as edições. É uma pena que o tempo do Aprendiz não permita que as tarefas tenham um tempo de exibição maior. Seria ótimo se a Record exibisse uma versão estendida dessa tarefa no R7) e a sala de reunião com as duas equipes deixou o episódio do Aprendiz ainda melhor.

Ânimos exaltados de Melina e Maytê X Serenidade de Solano e Renata

Rodrigo Solano é um paradoxo: ele tem um ótimo histórico nessa edição e está entre os quatro finalistas, porém ele apareceu muito pouco ao longo de toda a edição (principalmente se considerarmos os primeiros episódios). Talvez o principal trunfo dele nessa edição, além da ideia na tarefa da KitKat, seja a sua serenidade ao argumentar nas salas de reunião. Tal qualidade - também bastante marcante na Renata Tolentino, infelizmente, não pode ser vista na Maytê e na Melina na sala de reunião com duas equipes. Enquanto Maytê interrompia os colegas o tempo todo e foi bastante leviana ao acusar a equipe Flecha de ter dado "uma roubadinha de jogo" na lista das ações implementadas (ao meu ver, a equipe Flecha apenas confundiu o conceito de ação), Melina foi ridícula ao gritar com Guilherme enquanto ele tentava responder a pergunta que ela mesma fez. Nos quesitos educação, equilíbrio e bom senso, a dupla oriunda da "Era Doria" está dando um banho nas duas aprendizes da "Era Justus".

Melina e Renata com pinta de finalistas

A dupla Melina e Renata arrasou na tarefa da Samsung (uma tarefa simples, porém bastante interessante e aplicada em uma etapa adequada do programa, visto que as equipes estavam bastante reduzidas e em número desigual de participantes), fazendo um merchan bastante criativo e mostrando uma ótima capacidade para lidar com imprevistos. Como Roberto Justus falou na sala de reunião, elas estão com pinta de finalistas (ainda mais após vários participantes fortes como Karine, Evandro, Jota Júnior, Ronaldo, Braga e Maura terem sido demitidos). Rodrigo Solano tem um ótimo histórico, porém foram poucas as vitórias nas quais ele realmente teve destaque positivo, e Maytê tem um histórico que nem de longe a qualifica para ser finalista da edição. Renata desde o começo era uma forte candidata e seguiu com um ótimo desempenho até agora. Melina, por sua vez, deixou para trás seu histórico nebuloso (acusação de complô, visita de parentes etc) após sucessivas boas atuações. Estou começando a sentir um pouco menos de antipatia pela Melina, mas a minha favorita ainda é a Renata.

----- SOBRE A SEMANA PASSADA -----

Já que eu não publiquei nenhum texto na semana passada, vou comentar brevemente as demissões de Karine e Evandro.

Karine era uma das minhas favoritas dessa edição (eu queria muito ver uma final Karine X Renata), mas a postura pouco combativa adotada por ela na sala de reunião justificaram a demissão. Evandro, ao meu ver, foi injustiçado por ter aparecido em uma cena editada na qual insinuava vender bebidas alcoólicas para um menor (que, na verdade, era um ator contratado justamente para induzir o vendedor a cometer uma ilegalidade). Além dos testes aplicados nas duas equipes serem bastante desiguais (se livrar de um bêbado chato dificilmente teria consequências mais graves do que vender bebidas alcoólicas para um menor), Justus exagerou na forma como tratou Evandro e mereceu as respostas dadas pelo aprendiz injustamente demitido.

Pelo tom das declarações do Evandro na sala de reunião, desconfio que ele vai processar a Record. Se isso acontecer e Evandro vencer na justiça, será merecido e certamente abrirá caminho para que outros participantes humilhantemente demitidos façam o mesmo. O aprendiz é só um reality show, mas pertence ao mundo real e as mesmas leis que determinam que um funcionário deve ser tratado com dignidade aqui fora devem ser aplicadas lá dentro também.

Abraços!!!!!!!

2 comentários:

laura mastroiani disse...

olha, com todo respeito, melhor seria que vc nao tivesse tido tempo de fazer esse texto para essa semana tbm. Que texto ruim, parcial, mentiroso, sem análise fática. Uma pena. Melhor se ocupar com outras coisas. Fica a dica!

Anônimo disse...

Eu amei o texto, parabéns