Páginas

domingo, 1 de dezembro de 2013

Análise dos 6 possíveis cenários da final: vem mais injustiça por aí?

Por A Demetida

Oi oi oi oi oi a todos.

As duas últimas semanas foram dureza de engolir. Os melhores aprendizes foram demitidos em sequência, começando com a Karine e terminando com o Guilherme, passando pela palhaçada com o Evandro e a demissão absurda e totalmente injustificada do Jurandir. Só sobrou a Renata Tolentino para contar a história.

Aliás, se houve algum acerto nesta temporada, foi trazer de volta todos os aprendizes da segunda temporada que mereciam ter ido mais longe do que o Porcel foi. Que bom que conseguiram convencer a Mel (ambiciosa para repetir o feito do marido), bem como Jurandir, Séder e Evandro a retornarem. Pena, porém, que repetiram a palhaçada com três deles. Imagino o que não passa na cabeça dos caras.

Enfim, agora temos quatro participantes na disputa pelo tão cobiçado prêmio de "Injustiçado recompensado" de O Aprendiz. Vamos analisar todas as combinações possíveis, ou seja, quatro elementos tomados 2 a 2 = 4!/(2*2!) =  6 possibilidades.

Possibilidade 1: A única que faz sentido

Renata X Solano

Baseado no histórico dos dois competidores ao longo desta temporada e de suas respectivas temporadas (coincidentemente, os segundos colocados das duas últimas), não há como negar que Renata e Solano seja a final mais justa possível. A Renata tem 6 vitórias e 1 derrota como líder, enquanto o Solano tem 2 vitórias e 2 derrotas como líder.

Para o lado do Solano, pesa muito o fato de ser elogiado por todos aqueles com quem trabalhou. Sem contar nas "grandes" idéias que levaram suas equipes à vitória nas provas da Nestlé, tanto nesta temporada quanto na sua temporada original (sétima). Cara bem sereno, sério, competente. Mas pouco explosivo.

Para o lado da Renata, pesa um desempenho impecável, incluindo sua participação na temporada anterior (oitava). Renata não entrou em conflito com ninguém, é uma excelente executora e suas idéias, em momento algum comprometeram seu time. E não é uma bitch.

Esta é a única final que pode, de alguma forma, evitar que este Titanic chamado O Aprendiz o Retorno seja a maior catástrofe de todas as temporadas de um reality que já chegou a criar, em um passado remoto, grande impacto na TV brasileira.


Possibilidade 2: A que não faz sentido algum

Maytê X Melina

Por outro lado, temos duas tremendas perdedoras como líderes e como membros de equipe. A Maytê já conseguiu um recorde histórico de 1 vitória e QUATRO derrotas como líder, sem contar no pífio desempenho nas tarefas nesta e na sexta temproada.

Já quanto a Melina, ela consegue o impressionante resultado de 2 vitórias e CINCO derrotas como líder, sendo algumas derrotas como líder lamentáveis e sua manutenção no programa totalmente injustificável.

Quanto à Maytê, sua postura na sala de reunião é lamentável. Ri dos concorrentes, não deixa os outros falarem, aumenta o tom de voz, enfim, encarnou o personagem de barraqueira que o João Dória Júnior tanto instigava.

Quanto à Melina, ela consegue ser pior do que a Beatriz (terceira temporada) no quesito bully. Os participantes já vão com medo de discutir com ela, por seu perfil "difícil". Deus me livre, é o tipo de profissional com quem eu detestaria trabalhar. Não é à toa que a Karine meio que se "auto-demitiu" nesta temporada. Quem é que aguenta participar de um circo como estes em que a Melina é mantida enquanto outros participantes muito mais voltados ao trabalho em equipe vão sendo sumariamente e injustificadamente demitidos?


Possibilidade 3: Dos males, o menor

Maytê X Renata

Se não dá para ter a final ideal (Renata X Solano), então o cenário menos pior seria a Renata encarar a Maytê. É sem dúvida a melhor participante contra a terceira colocada (ou melhor, a primeira colocada do segundo pelotão).

Numa final entre Maytê e Renata, não há a menor dúvida que a Renata leva, por inúmeros motivos. Seu perfil é muito melhor, é mais inteligente, muito mais profissional, mais experiente e tem um histórico muito melhor.


Possibilidade 4: A maior discrepância possível

Melina X Renata

Este é o clássico cenário que a Produção e o Roberto Justus adoram montar para uma final: aquele perfil super competente e confiável contra um(a) bitch. E é isso que me mete medo que possa acontecer de novo. O que me deixa mais assustada em um cenário como este é que o Roberto pode virar na final e explicar que "sabe lá porque mais é uma coisa lá dentro dele dizendo que tem que contratar..." e daí sai a escolha pelo(a) bitch ao invés do(a) trabalhador(a)/respeitado(a), como foi no caso das escolhas do Porcel (ao invés da Tati), Tiago (ao invés da Mari) e da Marina (ao invés da Renata).

Uma vitória da Melina sobre a Renata seria uma tremenda injustiça com alguém que já foi absurdamente castigada na última temporada. Não estou dizendo que o Roberto teria que dar, em um cenário como este, o prêmio maior à Renata só para compensar a cagada da oitava temporada. O que estou dizendo é que o Roberto (e a produção) deveriam evitar cometer o mesmo erro duas vezes, pois isso é burrice. E uma vitória da Melina sobre a Renata seria um enorme absurdo, independente do resultado da tarefa final.


Possibilidade 5: Clash dos opostos

Melina X Solano

Este cenário é muito parecido com a final da quarta temporada e assemelha-se um pouco à final da terceira temporada. Na terceira temporada, o Justus fez uma escolha acertadíssima, pois o Anselmo era um bom trabalhador, com idéias razoáveis (mas algumas absurdas também, como o tal do touro mecânico) - a tal formiguinha, enquanto a Beatriz era um trator - o tal leão. Já na quarta temporada, o Justus fez uma péssima escolha, selecionando um serial loser ao invés de pegar alguém equilibrado e competente. Tudo bem, a Mari foi péssima na última sala de reunião (ao vivo), mas isso não tira o mérito de sua participação muito superior à do Tiago.

Eu iria fazer uma analogia à segunda temporada, porém o Solano não tem o mesmo perfil da Tati. Já a Melina está parecendo o Porcel, ou seja, MUITO MAIS aparência do que conteúdo.

Além disso, o Solano é um recordista de vitórias, enquanto a Melina é uma recordista de derrotas. Não tem dúvida, uma final assim dá Solano fácil!


Possibilidade 6: O maior equilíbrio possível

Maytê X Solano

Outro cenário muito parecido com a final da quarta temporada, com a presença de uma serial loser contra alguém mais equilibrado. E a Maytê é a recordista em derrotas em uma única temporada, enquanto o Solano tem um histórico invejoso (incluindo sua brilhante participação na sétima temporada).

Se não tivesse a Renata entre os quatro finalistas, eu gostaria muito de ver uma final Maytê X Solano, o que iria provar de vez para todo mundo qual é a real competência da Maytê. Ou ela iria me surpreender, ou finalmente todos nós, que não aguentamos mais vê-la na TV, poderíamos finalmente dar um cala-boca nas Maytetes, incluindo a Tia Cris.


Bom, é isso. Na semana que vem eu volto para elaborar mais sobre o desenho da final e analisar melhor o perfil dos(as) dois(as) finalistas.









12 comentários:

Professor Gilmar disse...

Ótimo texto mas tenho alguns comentários:

- Marina ao invés da Renata. Não seria Marina ao invés da Karina (Aprendiz Universitário)?

- Não entendi a relação da Maytê com o João Dória Junior instigar este comportamento dela, já que não foram da mesma edição.

Um abraço.

Anônimo disse...

Infelizmente o Justus nem sempre leva o desempenho do candidato em conta na hora de tomar as suas decisões...

Por isso, tenho medo de uma final de Renata x Maytê ou Renata x Melina.

A Maytê pode ter muita vontade, muitas ideias, muita teoria, mas não teve um bom desempenho no programa... se não fosse tão querida pelo Justus, já teria sido demitida há tempos... e essa preferência por ela pode pesar numa final, fazendo com que uma grande injustiça aconteça...

A Melina, na minha opinião, tinha que ter sido demitida quando burlou a regra do programa... ela é uma boa profissional, mas eu também não suportaria trabalhar com uma pessoa com o temperamento dela...

O Solano tem um histórico impressionante nas duas edições que participou... apesar de parecer ser uma pessoa ótima para se trabalhar junto, não sei, ainda acho que falta alguma coisa nele... talvez um pouquinho explosão, em alguns momentos... se ele for demitido, acho que a Nestlé deveria contratá-lo rsrs... ele foi o destaque das provas da marca nas 2 edições que participou com ótimas ideias...

Na minha opinião, a Renata, dos 4 finalistas, merece ganhar... provou, mais uma vez, que é uma ótima líder, negociadora, executa bem o que delegam a ela e sabe trabalhar em grupo. Até hoje não acredito que ela não ganhou a 8ª edição... espero que dessa vez não aconteça a mesma coisa.

Anônimo disse...

Só uma observação: a Marina foi contratada ao invés da Karina e não da Renata...

Unknown disse...

Correção feita. Karina e não Renata. Onde eu estava com a cabeça?

Quanto a instigar bate boca, o que eu quis dizer é que esta tática culminou em O Aprendiz com JDJ. Maytê está se saindo muito bem como uma participante de O Aprendiz dos tempos do Dória, quando ser barraqueira era o que importava. E parece que nesta temporada isso importa muito também. JDJ fez escola!

Danton disse...

Olá, DeMetida,

Com relação aos finalistas, o meu sonho seria Renata X Solano. Eu não gostaria de ver a Maytê(que fala muito e faz pouco) numa final e muito menos a Melina, mas pior do que isso seria uma final entre as duas.

Caso isso ocorra, eu diria para o Justus que ele necessita rever tudo que ele pregou até hoje e jogar no lixo as lições dadas.Particularmente, o Titanic ficaria completo com uma final entre essas duas pessoas(uma delas até passa, mas duas...)e lamentaria pelo tempo que alguns participantes depositaram nesse circo de péssimos momentos que foi esse Aprendiz.

A minha esperança é que o Justus consiga perceber que a Maytê(principalmente) e a Melina não são dignas da final e que o barco quase afundado do Aprendiz consiga pelo menos terminar com dignidade e esperança essa temporada para que tudo possa ser diferente(e melhor) em 2014.

Por fim,eu acredito que deve ser duro e triste para a DeMetida e qualquer outro participante decente(porque nem todos são) perceber que um programa que já fez história(quando o Clodoaldo venceu, ele foi em vários programas e ficou famoso)se transformou em algo quase insignificante e que vale menos do que qualquer programinha por aí.

Danton disse...

Ótimo comentário sobre a questão da baixaria. Eu concordo plenamente e acrescento que no último e deprimente Aprendiz apresentado pelo João Doria alguns participantes só ficaram bastante tempo por causa disso e nada mais.

Caso a Maytê fizesse parte daquela edição, ela teria chance de ganhar a disputa com esse perfil porque barraco era o que importava naquele programa (e nesse também).
Eu lamento porque gosto de conversas inteligentes, competição sadia entre participantes e por aí vai.

Para deixar claro, eu gosto de algumas coisas na Maytê, mas num todo, eu não admiro o perfil dela no Aprendiz. Esse é o mesmo caso da Melina, do JJ (esse foi competente em algumas tarefas, mas é muito arrogante e joga demais para as câmeras) e da Karine (competente, mas muito arrogante).

Eu acho que o participante deve ser destacar pelo trabalho desenvolvido e também pelo jeito que lida com companheiros de trabalho e tudo mais e não por atitudes desonestas com relação aos outros, barracos, etc...

Danton disse...

Nessa reta final de disputa, eu gostaria muito mais da presença do Evandro, do Guilherme(apesar de algumas coisas) e do Braga(que foi elogiado por muita gente do programa) do que Maytê e Melina, mas o Justus(e o programa) não pensam assim. Como foi falado pela DeMetida, JDJ fez escola.

Por curiosidade, eu gostaria de saber o que você achou das tarefas dessa temporada,DeMetida?

kooji disse...

A Renata está indo muito bem nessa edição, merece ganhar. Há certos momentos em que essa edição se parece muito mais como Big Brother do que Aprendiz. A cena de despedida da Maytê, o choro e ela se lamentando pela imagem de bitch que ela deixou no programa foram péssimas! Só faltou o discurso de eliminação do Bial. Acredito que será Renata e Melina na final.
PS: Clodoaldo comentando as provas foi completamente desnecessário. Até a Carla Pernambuco e a Christiane Botox fariam melhor.

Danton disse...

Para começar essa quarta, olha as pérolas da Maytê na entrevista no R7:

Então, você prefere ter saído agora a ter perdido na final?
Maytê: Perder agora, perder na final, perde é ruim. Para mim, não faz diferença. Eu não gostei de perder. Mas eu sei lidar com isso, fazer o quê? Mas vou fazer falta nessa competição, você pode ter certeza

Outra:
Maytê comenta:
A minha voz ativa. Esse é uma das maiores virtudes que eu tenho. Eu contribuía me expondo, contribuía trazendo opinião. Eu estou doida para ver esse quiz com essa galera, porque o Roberto vai ver que eu tinha muito mais repertório que o Solano nesse sentido. Eu vou fazer muita falta nesse quiz, você pode ter certeza

Minha opinião:
Qual voz ativa, Maytê? Você considera voz ativa a risada debochada que você deu na Dani? Ou os barracos que os pobres telespectadores tiveram que aguentar no programa? Ou o Justus te deixando entre as quatro melhores com muito mais gente preparada e qualificada do que você?

Não, Maytê, você tem qualidades e é muito nova, mas sabe que a única saudade que vamos sentir é aquela do tempo que o Aprendiz se destacava pela qualidade e foco ao empreendedorismo e não pelos barracos e gritos em sala de reunião. Eu espero que você mude, mas coloque na cabeça que falta de humildade, desprezo aos companheiros de trabalho e gritos não são posturas dignas de profissionais (ou não deveria ser) de gabarito e os verdadeiros apaixonados pelo programa não querem isso, mas somente trabalho e respeito.

Você chegou muito longe e isso se deve somente ao Justus e sua postura tipo JD no Aprendiz que sua companheiro de trabalho (Renata Tolentino) perdeu na final. Caso fosse o Renato Santos, você seria demitida logo no começo. O grande conselheiro deu um merecido puxão de orelhas em você.

Por fim, uma pergunta: Alguém que perde mais da metade do programa pode reclamar de alguma coisa? Pode, mas só se for uma grande injustiça (como a que o competente Evandro sofreu) porque senão ele merece ficar quietinho e agradecer pela benevolência do chefe.

Danton disse...

Outra pérola da Maytê:
Ao te demitir, Roberto Justus disse que o Solano foi uma surpresa e você uma decepção. Você também esperava mais de você nessa temporada?

Maytê: Eu esperava mais resultado, isso sim. Eu nunca achei que uma pessoa com todo o repertório que eu tenho, toda a inteligência e com o trabalho que eu já fiz como profissional pudesse ter perdido tanto. Mas a gente sabe que tem a dinâmica do programa e a dinâmica da vida real. Nem tudo que funciona na vida real funciona aqui.

Minha opinião:

Eu até concordo com ela em um ponto: Realmente a dinâmica do programa é diferente da vida real (em muitas coisas) e isso não é por motivos nobres. Fora isso, a Maytê acha que é maior funcionária de todos os tempos e não se deu em conta que ninguém tão inteligente, com tanto repertório (ótima para um desses programas barraqueiros por aí) e com um trabalho espetacular perderia tantas provas assim e levaria um merecido puxão de orelhas do Renato Santos. É lógico que absurdos ocorrem nesse programa (com gente muito competente caindo fora logo), mas não é o seu caso Maytê.

O bom dessa história para ela é que ela percebeu que até os gênios (modo irônico) podem perder tanto alguma vez na vida (e ainda mais dez vezes) e chegar longe.

Danton disse...

Por fim, um desejo dela que não corresponde ao que algumas pessoas pensam:

R7: Quem é a Maytê? Que imagem você quer deixar?

Maytê: A Máytê é uma pessoa que eu definiria como uma mulher de fases: é complicada, é perfeitinha [risos]. Eu tenho meus altos, tenho meus baixos, mas acima de tudo tenho Deus no coração. Tenho energia, tenho entusiasmo, tenho tesão em tudo o que faço, paixão, entrega! Eu leio muito, eu sou curiosa, sou faminta, não para um minuto. Consigo fazer tudo que quero com determinação. Essa é a Maytê. Uma pessoa intensa!

Minha opinião:

Infelizmente, essa Maytê apareceu muito pouco no programa. Eu espero que ela seja uma ótima profissional, mas isso não foi quase visto no programa. Para muitos, a imagem que fica (e imagem nesse tipo de programa muitas vezes vale muito) é de uma pessoa que foi muito arrogante, barraqueira, mal-educada e tudo mais no começo e melhorou com o tempo, mas de qualquer forma, a energia, a entrega (de fato, algumas vezes ela tentou se esforçar muito) e o entusiasmo não foram observados no programa.

Unknown disse...

Oi Danton,

Obrigada pelos comentários. Você deveria participar deste blog de agora em diante.