Páginas

sábado, 14 de dezembro de 2013

Dois anos depois, a vitória de Renata finalmente chegou


Por Jadre Junior

Olá, leitores do blog Aprendiz Coelhocratas! Quase dois anos após ser derrotada injustamente na final da oitava temporada do Aprendiz, apresentada por João Doria Jr. (na próxima sexta-feira, dia 20, completam-se dois anos desde a vitória de Janaina de Melo), Renata Tolentino finalmente pode comemorar sua vitória no Aprendiz - O Retorno. Por sua vitória, Renata Tolentino ganhou um prêmio de R$ 1 milhão e um emprego com salário mensal de R$ 20 mil na Grey Brasil, agência presidida pelo conselheiro Walter Longo e que pertence ao Grupo Newcomm.

A seguir, comento os principais pontos da final do Aprendiz e faço um balanço dessa nona edição do Aprendiz.

-----                                                                                                                           

A vitória de Renata

Inicialmente, meus favoritos nessa edição eram o Braga e a Karine, porém Renata conquistou a minha torcida logo nas primeiras tarefas e se tornou a minha favorita ao longo da edição. Sua invencibilidade como líder nessa edição (ela venceu a 4 tarefas que liderou nessa edição, incluindo aí a tarefa da final, feito raro no programa) e seu desempenho no programa como um todo (ela venceu 9 das 15 tarefas disputadas), além da sua incrível maturidade para ouvir feedbacks negativos e utilizá-los para melhorar seu desempenho e de sua capacidade de adaptação e aprendizado, deram a Renata todas as condições necessárias para que ela disputasse a preferência de Roberto Justus de igual para igual com Melina. Dessa vez, Roberto Justus não bobeou e deu a vitória para Renata, encerrando com chave de ouro o Aprendiz - O Retorno.

A derrota da Melina

Apesar de não gostar muito do perfil da Melina, admito que fiquei um pouco chateado ao ver a sua expressão de tristeza após ser preterida pelo Roberto Justus. Embora não tenha sido tão brilhante como Renata em suas lideranças, Melina também teve um bom desempenho em muitas tarefas dessa edição e sua participação no Aprendiz - O Retorno foi muito melhor do que a que vimos no Aprendiz 2.

Eu fiquei bastante surpreso com sua derrota na final, pois acreditava que Roberto Justus tivesse uma preferência por ela. Aliás, eu até acho que o Justus, no fundo, preferia contratar a Melina, porém o resultado da última tarefa e a grande torcida dos fãs do Aprendiz pela Renata acabaram pesando contra Melina, assim como as vaias que ela recebeu da plateia que estava na final ao utilizar o argumento infeliz de que ela nunca foi indicada para ser demitida por nenhum conselheiro ou líder nas salas de reunião das duas edições. Em primeiro lugar, os conselheiros que estavam no Aprendiz 2 eram outros, assim como os participantes que concorreram com ela, e há vários fatores "do jogo" ou "não profissionais" que podem interferir na escolha dos líderes; ou seja, não fazia muito sentido usar esse argumento na final do Aprendiz - O Retorno. Renata , por sua vez, foi bastante pertinente ao citar seu ótimo histórico como líder nas duas edições, pois as tarefas revelam mais do desempenho dos participantes do que as opiniões de terceiros.

A tarefa final: divulgação das duplas sertanejas e da cerveja Crystal através de shows

Ao meu ver, as duas equipes foram muito bem na tarefa final e Guilherme, Braga, Maytê e Rodrigo Solano ajudaram bastante as duas finalistas. Melina, com sua experiência em publicidade, organizou um evento de grande qualidade, porém atraiu menos pessoas para o evento e divulgou menos a dupla do que a equipe da Renata, fatores que levaram sua equipe à derrota na tarefa final. Assim como na final do Aprendiz 4, quando Braga foi decisivo para que a peça organizada por Tiago tivesse um lucro maior através da venda de ingressos a preços mais elevados, Braga também se empenhou bastante para que a equipe de Renata vencesse a prova.  

Balanço do Aprendiz - O Retorno: pontos positivos e negativos

Assim como no Réveillon assim pessoas costumam fazer um balanço de tudo o que aconteceu no ano que passou, eu resolvi fazer um balanço dos pontos positivos e negativos do Aprendiz - O Retorno. Apesar da baixa audiência conquistada, no geral, o Aprendiz - O Retorno foi uma boa edição, mas, infelizmente, na TV brasileira qualidade nem sempre se reflete em boa audiência...

·         Pontos Positivos


1.     Renato Santos: a grande novidade da edição foi a estreia do Renato Santos como conselheiro. Sempre com observações inteligentes e precisas a respeito dos participantes e do desempenho das equipes nas tarefas, Renato conseguiu se destacar mais do que o Walter Longo (outro grande conselheiro do Aprendiz) nessa edição e se tornou, na minha opinião, o melhor conselheiro de todas as edições do programa. Em comparação com a péssima dupla de conselheiros da edição passada (Cláudio Forner e Carla Pernambuco), o Aprendiz - O Retorno deu um salto de qualidade.




2.     Tarefas criativas e interessantes: pelo visto, a restrição orçamentária pela qual a Record está passando fez a produção do Aprendiz se puxar em criatividade para garantir boas tarefas nessa edição com baixo custo. Além disso, não houve provas toscas nessa edição, como a Prova do Exército e as provas de desafios de lógica. Apesar de ter um preconceito inicial, eu acabei gostando bastante da tarefa de divulgação da novela Pecado Mortal, que acabou sendo uma das minhas provas favoritas dessa edição. Outras tarefas da edição também merecem destaque, como o Quiz individual (embora o nível das perguntas não fosse tão bom), a prova do vídeo viral da KitKat com os barbichas e prova da venda dos vestidos de noiva.

3.     Recompensa individual: a novidade da recompensa individual para os participantes que, na visão dos líderes, mais se destacassem nas tarefas foi bacana, pois permitiu ao público perceber quais participantes mais se destacavam e os critérios adotados pelos líderes em suas decisões.


·         Pontos Negativos:


1.     Falhas na edição: na maioria dos episódios, principalmente nos primeiros, as falhas de edição nas salas de reunião foram gritantes. Falas de participantes eram cortadas pela metade e cenas de participantes calados eram exibidas após críticas do Justus de modo a parecer que o participante ficaram sem reação.

2.     Spoilers: como consequência da gravação antecipada dos episódios, mais uma vez o Aprendiz foi vítima dos spoilers, que dessa vez foram divulgados inclusive por grandes veículos de comunicação.

3.     As dicas do Clodoaldo: não tenho nada contra o Clodoaldo e inclusive sou um dos poucos fãs do Aprendiz que acharam justa a sua vitória na final contra o inesquecível Henrique Sucasas, mas aqueles comentários do Clodoaldo antes da tarefas eram totalmente dispensáveis, como diria a Stephanie Paris, do Aprendiz 6. Muito lugar-comum ocupando um tempo precioso do programa que poderia ter sido usado para mostrar trechos das tarefas ou da sala de reunião.

-----

Para finalizar, gostaria de agradecer a todos que fizeram do blog Aprendiz Coelhocratas um sucesso. Conquistamos mais de 47000 visualizações até agora e ótimas entrevistas com ex-aprendizes, conselheiros e até com o próprio Roberto Justus. A equipe mandou muito bem nos textos e a Rafaella Oliveira foi brilhante na criação e na organização do blog Aprendiz Coelhocratas. Muito obrigado a todos por tudo!

O que acharam da final? Vocês tem mais algum ponto positivo ou negativo para destacar? Aguardo seus comentários!


Abraços!!!!!!!

Nenhum comentário: