Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2014

Bate Papo com os Conselheiros da Temporada!

Por Rafaella Oliveira

Renato Santos retorna ao cargo de conselheiro da temporada. Desta vez, acompanhado de Cacá Rosset. Renato, que ficou surpreso com a repercussão de seu trabalho no ano passado disse, neste bate papo, que a responsabilidade este ano cresceu, assim como as expectativas, inclusive as dele: "Isso é natural na continuidade de um trabalho bem-sucedido, e me sinto preparado para alcançá-las" e diz, ainda, que recebeu o convite para voltar, este ano, com muita surpresa e alegria. Cacá, por sua vez, o novo conselheiro, confessou que ficou perplexo: "Eu recebi o convite para ser o conselheiro dessa temporada e confesso que eu fiquei perplexo". 


Confira o bate papo com os conselheiros da temporada. 
Não perca, hoje, às 22:15 horas, Aprendiz Celebridades!


Renato Santos:

(Aprendiz Coelhocratas) Você ficou surpreso com a repercussão de seu trabalho no ano passado? A responsabilidade este ano é maior em decorrência disso?

(Renato Santos) Fiquei bastante surpreso. Sou otimista por natureza e, quando inicio um novo projeto, sempre tenho a expectativa de bons resultados. Mas a repercussão do público e o apoio de vários espectadores – especialmente dos que conhecem o programa e o acompanham há muito tempo – excedeu minhas melhores expectativas. O feedback do SEBRAE e da equipe da Record também foi muito importante, e tanto os diretores do programa quanto Walter e Roberto me orientaram e incentivaram bastante durante toda a temporada, o que foi determinante para que eu pudesse me sentir à vontade ao trabalhar.

A responsabilidade continua a mesma, mas acredito que as expectativas (inclusive as minhas) tenham crescido. Isso é natural na continuidade de um trabalho bem-sucedido, e me sinto preparado para alcançá-las; também vou continuar acompanhando a reação do público, especialmente nas mídias sociais como o blog Coelhocratas, pra avaliar se isso está mesmo ocorrendo no decorrer dos próximos três meses.

(Aprendiz Coelhocratas) Como você recebeu o convite para que você retornasse esse ano ao Aprendiz? 

(Renato Santos) Com alguma surpresa e muita alegria. Fiquei surpreso porque a minha participação na temporada passada ocorreu devido a um convite do SEBRAE, e neste ano a iniciativa decorreu da própria Record. Não sou do meio artístico e conheço pouco da realidade das celebridades, mas no momento do convite já recebi da direção a garantia de que meu papel seria idêntico ao do último ano, com viés empresarial e avaliações voltadas para a dinâmica dos negócios. Este é o meu ambiente de trabalho, e me sinto tranquilo para atuar neste contexto.
A alegria foi devido à experiência de trabalhar com excelentes profissionais tanto à frente quanto atrás das câmeras. No último Aprendiz, fiquei impressionado com a paixão e dedicação de todos na equipe, e trabalhar em um ambiente assim é muito estimulante. Espero o mesmo – e já tenho visto isso – para esta temporada.


(Aprendiz Coelhocratas) Há alguma diferença em avaliar anônimos e celebridades? Se sim, qual? Se não, por quê? 

(Renato Santos) Nas poucas gravações que ocorreram até este momento, o que pude comprovar é que as celebridades são como todos nós – também ficam inseguras diante de desafios inesperados e enfrentam dificuldades no relacionamento e na tomada de decisão sob pressão. Por outro lado, eles têm a vantagem de dominar o ambiente artístico e já ser conhecidos do público. A primeira vantagem se traduziu em um nível de profissionalismo realmente diferenciado com relação às regras do programa e à interação com as equipes de bastidores (uma ressalva: estamos apenas no início…), enquanto a segunda foi usada em todas as oportunidades que eles tiveram até aqui para alavancar o trabalho dos competidores, às vezes com sucesso e às vezes não. Isso mostra que as celebridades não são “deslumbradas”; que sabem usar e têm consciência do valor dos seus ativos em termos de relacionamento com o público.
Quanto ao meu papel como avaliador e conselheiro, não vejo nenhuma diferença entre avaliar os participantes da última temporada ou desta – até porque não são eles que estão sob avaliação, mas a sua performance dentro das tarefas e desafios apresentados.

(Aprendiz Coelhocratas) Na coletiva você disse que os participantes deveriam se preocupar com desempenho e não com popularidade. Você acha que este pode ser o maior erro dos aprendizes da temporada? 

(Renato Santos) Minha leitura na coletiva foi que algumas perguntas dos competidores estavam voltadas à seriedade do programa, enquanto outras procuravam identificar se a popularidade de cada um dos aprendizes seria um critério de avaliação. Roberto deixou muito claro que as avaliações serão realmente criteriosas, e que a popularidade dos participantes tanto antes quanto depois do início do programa não será considerada nas decisões.
Essa preocupação dos aprendizes me incomodou um pouco, porque para mim é evidente que o bom desempenho será o único critério para a vitória no programa – foi isso que vi no ano passado e é o que espero ver novamente neste ano. Procurei chamar a atenção deles para a importância do foco no aqui / agora ao invés do histórico de cada um ou de “teorias da conspiração” que possam distraí-los do principal, que é se concentrar nas atividades e extrair o máximo do seu desempenho. A primeira tarefa já demonstrou que a mensagem foi compreendida e praticada, e por isso não acho que cometerão este erro. Há que se considerar ainda que todos eles são, em maior ou menor grau, populares – e isso neutraliza um pouco a eventual vantagem de uns sobre os outros.

(Aprendiz Coelhocratas) Se pudesse dar um conselho aos participantes famosos do Aprendiz Celebridades, qual seria? 

(Renato Santos) Eu detalharia o comentário que fiz na entrevista coletiva de 10.abr: atentem-se para o conteúdo das tarefas e ajustem-se para obter o melhor desempenho. Isso significa interpretar o dossiê de cada tarefa corretamente e planejar da melhor forma a ação; gerenciar muito bem o tempo e os recursos recebidos para cada atividade; dividir bem os papéis e cooperar entre si para competir bem; e garantir a energia necessária durante toda a tarefa para o bom resultado das atividades.
Mas mesmo assim, nenhuma equipe vencerá sempre. Por isso, é preciso que cada participante individualmente esteja preparado para enfrentar a sala de reunião, quando nós três (Roberto, Cacá e eu) estaremos sempre preparados para levantar mesmo as menores falhas e erros cometidos, e onde eles terão que se justificar em um ambiente opressor e de muita tensão. Roberto sempre diz que o vencedor do Aprendiz é alguém que tem boa performance tanto nas tarefas quanto nas salas de reunião, não bastando um sem o outro. Minha expectativa é que tenham pesquisado bem as edições anteriores para entender isso – até porque o confinamento já começou, e nenhum deles terá acesso a este comentário agora…

(Aprendiz Coelhocratas) Você trabalhará novamente com Roberto Justus e, agora, com Cacá Rosset. Quais são suas expectativas? 

(Renato Santos) Com relação ao Roberto, minha expectativa é continuar aprendendo com a experiência do empreendedor que é líder absoluto do seu mercado no Brasil há quase 15 anos – e que, sem perder essa liderança, conseguiu se reinventar e construir outra carreira com igual sucesso. Não é possível fazer isso sem um talento empreendedor e uma disciplina empresarial singulares.
Com relação ao Cacá, tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente no dia da entrevista coletiva, e ele se mostrou um companheiro de trabalho muito agradável. Além de sagaz, possui uma inteligência aguda e cultura profunda, e essas características são ao mesmo tempo enriquecedoras e desafiantes, na medida em que me instigam a estar mais atento e acompanhar ainda mais de perto o desempenho das equipes, para fazer um trabalho à altura.

(Aprendiz Coelhocratas) Mande um recado para os leitores do Aprendiz Coelhocratas. 

(Renato Santos) Neste ano, o público terá um importante papel no Aprendiz – o Roberto chamou de “terceiro conselheiro”. Durante a última temporada, sempre acompanhei as análises e comentários do blog como forma de me preparar para a função de aconselhar o Roberto. Continuarei fazendo isso nesta temporada, e não tenho dúvidas de que vocês estão entre os espectadores mais preparados para aconselhar bem o apresentador. Por isso, o recado é o de que chegou a hora de colocar suas visões em prática: o Roberto também as levará em conta ao tomar suas decisões. Participem!


Cacá Rosset


(Aprendiz Coelhocratas)Como você recebeu o convite para o cargo de conselheiro da temporada?

(Cacá Rosset) Primeiro lugar boa tarde, boa noite, é um prazer estar conversando com vocês, muito obrigado pelo convite para participar desse blog, desse grupo tão bacana que vocês tem, eu dei uma olhada e achei muito legal, de pessoas que são fãs do programa, que acompanham, que debatem, que criticam, que dão palpite, que estão sempre ligadas no Aprendiz. Então, eu agradeço o convite. É um prazer muito grande estar conversando com vocês.
Eu recebi o convite para ser o conselheiro dessa temporada e confesso que eu fiquei perplexo. Eu fiquei um pouco surpreso. Porque eu, em um primeiro momento, não me imaginava com um perfil de participar, pelo próprio formato do programa. É um formato mais sóbrio, eu sempre fiz um humor um pouco mais cínico, um pouco mais provocativo. Então eu fiquei muito lisonjeado com o convite, mas, em um primeiro momento eu fiquei um pouco surpreso. Depois conversando com o José Amâncio, conversando com o Roberto, eles me explicaram que justamente nesta edição pelo fato de serem celebridades, embora o formato do programa seja o formato já consagrado, o formato tradicional, o programa teria uma certa temperatura diferente, pelo fato de serem pessoas já conhecidas do grande público: são atores, esportistas, enfim, são pessoas que de uma forma ou de outra são pessoas já reconhecidas nas suas respectivas atividades. Seja no teatro, seja no vôlei, seja no automobilismo, seja na música.
Daí eu percebi que é naturalmente um território no qual eu me movo com bastante conforto. Aí eu topei e fiquei muito contente em participar desta edição do Aprendiz Celebridades.


(Aprendiz Coelhocratas) Como você espera lidar com os participantes? Você já conhece algum deles?

(Cacá Rosset) Eu conheço a maior parte deles, mas socialmente. Não sou amigo de nenhum. Conheço boa parte, não todos, mas, boa parte deles. É um relacionamento social de encontrar em eventos, de já ter participado de alguns programas de TV juntos, enfim. Eu não tenho nenhuma intimidade, não sou amigo de nenhum dos participantes. Não tenho nenhum tipo de intimidade, mas conheço boa parte deles.

(Aprendiz Coelhocratas)  Você já pensou como é que vai ser feita sua análise dos participantes durante o programa e durante as salas de reunião? Você acha que eles vão surpreender no quesito empreender, já que o Aprendiz é tão ligado ao empreendedorismo?

(Cacá Rosset) Eu acho que eles vão surpreender por vários motivos. Em primeiro lugar ao contrário de outras edições do programa são pessoas que já tem uma imagem pública. Portanto, o expectador já tem algum tipo de opinião em relação a essas personagens. Podem gostar de um determinado ator, podem ter simpatia a um determinado esportista, podem gostar das canções de um determinado músico. Já leram alguma fofoca a respeito de um casamento de tal pessoa. Enfim. Já tem uma imagem. Essas pessoas tem uma carreira construída e elas têm um nome. Ocorre que essas pessoas estarão confinadas, estarão fora das suas respectivas zonas de conforto. Estarão vivendo situações limite. Primeiro: estarão confinadas em um hotel, sem telefone, sem internet, fazendo coisas e atividades com as quais elas não estão familiarizadas. Uma coisa é um cantor chegar em um show, seja num teatro, seja num estádio. Um ator fazer uma novela, fazer um espetáculo teatral. Uma jogadora de vôlei participar de uma competição. Outra coisa são essas mesmas pessoas fazendo atividades que são totalmente fora da expertise deles. Portanto, elas vão ser desafiadas em coisas nas quais elas não tem o menor controle e o menor conhecimento. Isso somado ao fato de elas estarem confinadas, em uma competição, fora de suas respectivas casas, longe de suas famílias... Isso já cria um ambiente psicofísico pra essas celebridades que, eu tenho certeza, que elas vão acabar mostrando facetas de suas personalidades que, em primeiro lugar o público não conhece, e, em segundo, e principalmente, coisas que elas não gostariam de mostrar. Porque não vão estar dando uma entrevista na televisão, vendendo seu peixe, não vão estar fazendo a coisa que elas já fazem muito bem, seja cantar, seja atuar, competir atleticamente. Então, acho que isso, vai criar dentro desse formato já estabelecido e que o público já conhece, já gosta, já tem uma empatia, vai criar um sabor a mais, um temperinho a mais. Porque daí além do formato, que já é um formato vitorioso, consagrado, que tem uma estrutura muito interessante, você ainda vai ter esse tempero que são pessoas conhecidas, o fato de serem celebridades. Provavelmente você tem egos mais inflados que pessoas não públicas. Acho que tudo isso vai ser um combustível, serão outros combustíveis interessantes para a dinâmica, para a química, para a alquimia do programa, da edição.


(Aprendiz Coelhocratas) Você já trabalhou com Roberto Justus antes?

(Cacá Rosset) Nunca trabalhei. Eu o conheço socialmente. Já participei de alguns programas de TV com ele, mas nunca trabalhei com ele.

(Aprendiz Coelhocratas) A essa altura acredito que já tenham sido gravadas algumas tarefas.

(Cacá Rosset) Sim, essa semana já trabalhamos duro. Trabalhamos bastante.

(Aprendiz Coelhocratas) Das suas expectativas em trabalhar não só com o Roberto Justus, mas com o Renato Santos. O que foi para você trabalhar com eles?

(Cacá Rosset) O Justus eu acho um craque. Acho que ele manda muito bem no comando desse programa. Eu cheguei a ver algumas edições de outros aprendizes, fora do Brasil, na Inglaterra, nos USA, enfim, eu cheguei a ver e acho que o Justus dá de 10 a 0. Dos que eu vi, acho o melhor, a pessoa que melhor conduz. Ao mesmo tempo ele tem aquele rigor necessário para comandar o programa, mas, acho que principalmente, ele tem um tempo, um time de TV, para esse programa, um clima que se estabelece nas salas de reunião, no comando geral do programa. Ele é realmente um super craque. Manda muito bem. É um privilegio trabalhar com ele. 
Conheci o Renato também. Achei sensacional. Um cara muito inteligente. Muito bem informado. Um cara que conhece muito. Ele é ligado ao SEBRAE e tem um conhecimento e uma familiaridade, principalmente nessa área do empreendedorismo. Então realmente acho que são duas pessoas que estou tendo agora esse contato e estou muito bem impressionado. Estou achando sensacional.

(Aprendiz Coelhocratas) Depois de tantos anos de TV, teatro, o que podemos esperar do Cacá Rosset como conselheiro do Aprendiz Celebridades?

(Cacá Rosset) Eu acho que, em primeiro lugar, eu vou procurar ser justo. Acho que é importante em um programa com essas características, é você ser justo. É não cometer nenhum erro de avaliação. Erro no sentido de prejudicar um aprendiz. É você avaliar, claro, segundo os critérios da sua consciência e, principalmente, segundo os critérios do que está sendo pedido.
Eu percebi que nesse programa há pouco espaço para o subjetivismo. As provas, o que é pedido, é muito objetivo. Por exemplo: há uma prova entre duas equipes. As duas equipes tem que fazer rigorosamente a mesma coisa. Então, vencerá a que realizar melhor o que for pedido. Portanto, ao avaliar uma determinada tarefa, acho que 98, 99% do seu critério de decisão passa muito mais pelo crivo da objetividade do que por uma coisa interpretativa, ou de afinidade, ou simpatia, ou antipatia. São critérios objetivos. Acho que o programa se pauta muito, e é algo que o Roberto frisa muito e está muito presente, é o fato de que, embora esteja sempre presente a competição, é sob padrões da ética, da honestidade, da lisura, transparência.
É um programa que tanto os competidores como as pessoas que estão julgando (o Roberto e os dois conselheiros) se pautam, sobretudo pela ética, pela transparência, pela honestidade. Pela meritocracia.
Vence quem foi melhor quem realizou melhor sua tarefa. Vence a pessoa que fez da melhor forma aquilo que foi pedido. Seja uma tarefa ligada ao mundo dos negócios, do empreendimento. Seja uma coisa ligada mais a uma prova de habilidade, de raciocínio lógico. Seja uma situação inesperada que você avalia como uma pessoa responde rapidamente a uma proposta que ela não tá esperando.
Há muitas surpresas. Acho que isso dá um sabor muito interessante ao programa, o fato de você ter muitas vezes uma reversão de expectativas. O aprendiz está esperando uma determinada coisa e você tem uma coisa totalmente inversa, inesperada. Acho que isso cria uma coisa interessante para os aprendizes e principalmente para os expectadores que estão assistindo. Cria uma coisa muito saborosa.
Então, concluindo a sua pergunta, em primeiro lugar, justiça. Segundo lugar, muita objetividade, em relação ao que tá sendo pedido em uma prova. Mas, muito rigor. Eu serei absolutamente rigoroso. Porque muitas vezes a diferença entre duas equipes, ou entre dois candidatos, é milimétrica. Muitas vezes é no detalhe. Em uma coisinha que uma equipe fez ou a outra fez errado, outra cometeu um deslize. Ou às vezes até cometeu coisas sérias, que não deveria cometer, embora tenha logrado seu intento, embora tenha cumprido a tarefa, mas usou de certos procedimentos talvez não tão corretos. Acho que é preciso estar ligado em tudo: nas coisas objetivas que foram pedidas, mas, também, no comportamento, na forma como o candidato se coloca. Como se posiciona como é seu comportamento. Como ele se relaciona com os outros membros da equipe. Qual foi a criatividade dele para realizar determinada tarefa, que muitas vezes ele nem conhece o assunto, nem sabe do que se trata, mas muitas vezes dá a volta por cima e te surpreende favoravelmente. Mas acontece o oposto também. Muitas vezes você tem uma atividade que você pensa que fulano vai ter uma habilidade para isso e você se surpreende negativamente vendo que, aquela pessoa que você acharia que seria sensacional naquela prova é um desastre. Você tem esses dois lados, essas suas duas coisas que acontecem.

(Aprendiz Coelhocratas) Eu gostaria de agradecer. Por enquanto são só essas perguntas. Desde já fica o convite para que, caso você queira, participe da nossa entrevista com perguntas elaboradas por membros do nosso grupo;

(Cacá Rosset) Maravilha! Eu que agradeço o convite. Foi um prazer conversar com você. Parabéns pelo trabalho. Um beijo a todas as pessoas que acompanham o Blog, que fazem parte dessa comunidade e estão ligadas no programa. Eu estou à inteira disposição de vocês, para conversar. Quando vocês quiserem me xingar, fazer crítica, dar sugestões, eu terei o maior prazer em ouvir críticas, elogios, reclamações, xingamentos, pessoas que concordarem com minhas opiniões e pessoas que discordarem. Acho que a graça é exatamente essa heterogeneidade de opiniões. Tenho certeza que o programa  vai ter uma energia muito boa. Estamos trabalhando duro, estamos trabalhando com muita vontade, muita garra, toda equipe, todos os membros, que participam do programa. O nosso desejo e o nosso trabalho é para apresentar um produto espetacular que traga tudo àquilo que, para quem gosta, para quem acompanha o Aprendiz, já conhece, mas com muitas novidades. Muitas surpresas. Então, a partir de terça, às 22h15min, terças e quintas, imperdível: Aprendiz Celebridades. Olha! Vai arrebentar essa edição. Tenho certeza. Um beijo para vocês.

Nenhum comentário: