Páginas

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Estreou... E aí?

Por Rafaella Oliveira

E aí que a estréia foi recebida com susto por mais da metade dos participantes do grupo e com alegria pelo twitter. Ao mesmo tempo que os telespectadores mais antigos acharam tudo muito divertido para um programa de negócios, a diversão é o que chamou a atenção dos que acompanham agora o Aprendiz. Se é bom, se é ruim, só saberemos no decorrer dos episódios.

Eu acho que o programa merece nota 7. E explicarei a seguir...



Começando do começo... 

A abertura foi muito bem feita. Achei super interessante a ideia de colocar amigos famosos para apresentar os participantes da edição. E quando Justus disse que as pessoas querem ficar famosas, nem que seja por um momento, a meu ver, foi uma justificativa dos participantes da edição, que a todo tempo estão sendo chamadas de "celebridades". Olha, me desculpa os que escrevem assim. Celebridade, para mim, é toda e qualquer pessoa que está ou foi exposta e é conhecida pela sociedade - ou por uma parte dela ou de um grupo social - por alguma razão...

Dito isso, preciso comentar sobre os episódios cômicos ocorridos dentro do programa de ontem.

O Picadeiro Aprendiz - Gente! Sério. Desnecessário. Embora eu entenda que ali foram testadas várias capacidades - criatividade, uso de tempo, etc - não entendi PORQUE começar desse jeito. Fiquei com vergonha de ver empresários - Roberto e Renato - analisando performances de circo! O que é que tem a ver com Aprendiz uma coisa dessa? Alguém me explica! Achei apelativo. Mônica tremendo e chorando. Miss usando o picadeiro como palco de autoajuda! Ah não!! Pelamor!!! E indo para o final do episódio, aquela sala de reunião entre Ana, Beth e Alexia poderia ter sido a tarefa de eliminação para TODOS os candidatos. Ali foram feitos testes - inclusive comuns - em entrevistas de emprego. E o teste e a escolha da que deveria ser eliminada foi bem bacana. Falo da saída da Alexia daqui a pouco...

Sei que ali ninguém quer ser empregado do Justus mas, convenhamos: durante três meses eles disputarão uma vaga! A de ganhador!

E o tal desafio do líder... Bom... É uma boa sacada. Uma vantagem competitiva é algo considerável em uma disputa como o Aprendiz. Mas o que não fechou - embora o assunto da tarefa de amanhã seja justamente a feira - é o tom de gincana deste desafio. Tá certo que o Aprendiz é uma grande gincana de negócios mas sei lá... Não combinou. Talvez porque eu não tenha sentido que os participantes e líderes da primeira tarefa Nahim e Nico, levaram a sério aquilo. 

A eliminação da Alexia foi mais do que justa porque, naquele contexto esquisito do circo, ela, como atriz, deveria ser MUITO boa para improvisar em pouco tempo. Cacá bem nos alertou disso no nosso bate papo recente: às vezes a gente se surpreende de forma negativa com alguém que deveria fazer muito bem o que já faz normalmente. E só uma coisa: VOCÊIX, VOCÊIX, VOCÊIX. O que ela falou de vocêix! Gente! Acho que ela tava nervosa! Só pode!


Falando em Cacá... Gente! Ele surpreendeu. Aliás, os conselheiros tem tudo para salvar a temporada. Renato, como sempre, está preciso e, mesmo analisando situações que EM ABSOLUTAMENTE NADA parecem Aprendiz, ele foi muito determinante. E Cacá estava com postura MESMO de conselheiro. Antes de entrevistá-lo eu esperava uma postura mais humorística. Mas não. Ele foi sério e centrado no primeiro episódio.

E gente... Beth Szafir DIVOU! hahahahaha mesmo indo para eliminação ela conseguiu dar a volta por cima e "não derruba meu castelo que eu te arrebento!"! Tem tudo para ser polêmica! Como eu previ!!!

Resumindo:

  • A edição foi da Beth e dos conselheiros.
  • Gostei da Ana Moser na sala de reunião. 
  • XadreS. :P
  • Pouco teve de Aprendiz.
  • Promete ser melhor? Eu acho. Mas que seja do jeitinho que a gente gosta. Que coloque os aprendizes em uma situação que eles realmente não viveram. Fazer do Aprendiz um programa humorístico ou artístico é fugir demais! Óbvio que dá para equilibrar. E eu espero que esse primeiro episódio seja a cota da arte da temporada. 
  • Equipes: Só vou comentar na semana que vem. Até agora não deu para ver nada. Só digo uma coisa: péssimos nomes e péssimas logos! E Nico... Arrepiar por causa do nome Fênix é falta de assunto! #prontofalei e Nahim obedeceu o boss e apareceu sem óculos no desafio! hahahaa #euri
  • Resultado final: confuso. Nota 7 porque estou otimista!
E você? O que achou? 

Um comentário:

Lenise Mietto disse...

De um modo em geral achei a estréia muito bacana! Acredito que o objetivo do teste realizado no circo, de fato, tenha sido testar os participantes, ver como reagem diante de uma situação em que tem que improvisar sem qualquer coisa que os ajude a direcionar o que irão fazer, como acontece nas tarefas, onde as equipes recebem o "briefing". E penso que a expectativa do Roberto e dos Conselheiros tenha sido grande, já que boa parte dos candidatos são atores ou músicos, profissões em que o improviso faz parte do dia-a-dia. Entretanto penso que o fator "nervosismo" tenha atrapalhado alguns dos participantes, "bloqueado" algumas ideias, de fato alguns poderiam render bem mais do que renderam. Isso acontece em mil situações, a pessoa fica nervosa, dá o famoso "branco", "tilt", como alguns dizem, rsss...Sinceramente achei que quem sairia (levando-se em conta o desempenho na dinâmica do circo) seria a Beth Szafir, mas ela se saiu bem na sala de reunião (ri muito com ela, "divou" como alguns dizem, rss) e quem acabou se dando mal foi a Alexia, consequentemente sendo eliminada. Sempre achei que ninguém deveria ser demitido na primeira situação, já que os candidatos estão em período de "adaptação" e, novamente, o nervosismo pode bloquear alguém que seja altamente capacitado e competente! Gostei muito da atuação dos Conselheiros, achei que ambos foram precisos em suas colocações. Acredito que as tarefas, pelo menos até o exato momento, estão mais "leigas", ou seja, voltadas menos para aqueles que são especialistas em empreendedorismo e administração, como costuma ser em outras edições, já que o prêmio nas anteriores tinha a ver com as carreiras das áreas que mencionei logo acima. Enfim, por ora gostei do início do programa, espero que seja uma edição legal e que possamos ter momentos agradáveis de entretenimento!