Páginas

domingo, 20 de abril de 2014

O que esperar do elenco do Aprendiz Celebridades?

Por Luiz Gustavo Cristino

Amigos, estamos cada vez mais próximos de começar mais uma jornada no Aprendiz. Se ela será boa ou ruim, ainda não sabemos, mas justamente a expectativa é o nosso combustível para ansiarmos pela estreia e, claro, para especularmos no grupo e aqui no blog. Afinal, quem nos está transmitindo confiança em nossas superficiais primeiras impressões? 

A Rafaella Oliveira já fez um bate-bola rápido com todo o elenco, e por isso não há por que eu repetir a mesma coisa. Em vez disso, passarei por algumas características que costumam ser apreciadas no Aprendiz e fazer algumas apostas totalmente no escuro de quem se destaca em cada uma delas e, com isso, pode ter mais a oferecer ao reality. 

DESEMPENHO NAS TAREFAS

- Liderança Uma das principais maneiras de alcançar um bom desempenho no Aprendiz e mostrar a Roberto Justus que você é digno de vencer o programa é liderar, e liderar bem. A posição do líder sempre é interessante, é o momento de cada Aprendiz mostrar a que veio. Mas, claro, a liderança também já foi o fim da jornada para muitos participantes. Alguns, merecidamente, por não terem desempenhado um bom papel na função. Outros, questionavelmente, acabaram sendo demitidos porque não havia fraquezas pontuais a serem apontadas na equipe, e a derrota caiu nas costas da liderança. De uma maneira ou de outra, há competidores que preferem dar a cara a tapa rapidamente e outros que funcionam melhor passando despercebidos e candidatando-se à liderança apenas quando se sentem mais seguros. Ambas as estratégias são válidas. Mas, afinal, quem poderá se destacar como líder? Aqui, tenho dois nomes para destacar:



Ana Moser A experiência com o voleibol me faz acreditar que Ana Moser entende de trabalho em equipe como ninguém, enquanto sua personalidade aparentemente forte me faz enxergá-la como uma participante propícia a encarar uma das primeiras lideranças da temporada. Isso pode ser uma faca de dois gumes, porque personalidades fortes podem tanto refletir uma liderança nata como uma grande dificuldade de lidar com pessoas. Como não quero nada além de um ótimo desempenho para Ana, espero que ela se enquadre na primeira situação e fique bem longe das salas de reunião quando for o caso.

Amon Lima A meu ver, Amon será um destaque no Aprendiz por ser o participante com mais chances de usar a estratégia, e isso inclui a decisão de quando se oferecer para uma liderança. Duvido, e duvido muito, que seja líder logo de cara. Como fã e conhecedor do programa que é, Amon deve saber que ser o primeiro líder é quase uma jogada de dados e, mesmo que você tenha um bom desempenho na função durante a tarefa inicial, nada garante sua permanência no programa em salas posteriores. Torço muito por Amon e acredito que ele será um grande competidor nesta temporada.


- Execução A execução da tarefa tem, basicamente, três aspectos importantes para analisarmos em relação ao elenco. O primeiro tem relação direta com o foco. Muitas vezes já vimos boas equipes inteiras se darem as mãos e pularem juntas no abismo por má interpretação do briefing - algo que torna a qualidade desse briefing também questionável, mas deixemos isso de lado nesta discussão. O segundo aspecto importante é a criatividade, essencial para quem quer ter boas ideias e não se limitar apenas ao standard (saudades, Maytê). Por fim, um concorrente polivalente e com fácil capacidade de adaptação é capaz de se destacar tanto na instabilidade gerada por inevitáveis mudanças nas equipes como também na questão de trabalhar bem em tarefas de diversas áreas de atuação. Pensando em cada um desses aspectos, destaco três nomes.


Raul Boesel O automobilismo tem influência gigantesca aqui, mas o fato é que vejo Boesel como um cara focado em fazer um bom trabalho e trazer resultados, e, se não tenho ideia de como ele se comportará na sala de reunião, não espero do ex-piloto menos do que um ótimo desempenho nas tarefas.

Christiano Cochrane Tem excelente formação, claramente uma mãe inteligentíssima e experiências razoáveis para me fazer acreditar que chegará ao Aprendiz com uma boa bagagem profissional, que lhe permitirá ter ideias e se destacar na dinâmica das equipes nos momentos de brainstorm.

Nahim O que enxergo em Nahim é um cara que é pau para toda obra e provavelmente muito bom em relacionamentos interpessoais, característica útil em qualquer tarefa, já que em quase todas há negociação envolvida. Aposto em Nahim como um bom recurso para a equipe que contar com o candidato.

- Desenvoltura Já houve vários casos de demissões de participantes que travam ou gaguejam em apresentações de seus projetos, que não sabem vender bem um produto ou que acabam se confundindo e passando informações erradas para o público que visita estandes. Posso me surpreender, mas acho bem difícil que esse seja um problema recorrente do Aprendiz Celebridades, já que contamos com vários atores, modelos, apresentadores, pessoas que estão bastante acostumadas a se expor na mídia. Vejo uma possível desvantagem para participantes aparentemente mais ególatras, como Andréa Nóbrega e Beth Szafir, ou mais engraçadões, como Kid Vinil, mas posso estar errado mesmo nisso.


SALA DE REUNIÃO

- Defesa Defender-se bem numa sala em que sua equipe teve um desempenho ruim é sempre uma árdua tarefa, mas que diz muito sobre o grau de determinação de cada aprendiz, algo que Justus sempre valorizou bastante. Mais do que simplesmente não levar desaforo pra casa, uma boa defesa exige um alto nível de autoconhecimento e consciência do próprio desempenho, destacando seus acertos e evitando demonstrar cegueira aos seus erros. É importante também saber se posicionar e pontuar os elos mais fracos da equipe. Uma má escolha pode comprometer bastante a credibilidade do participante. 


Maria Cândida Claramente uma mulher com uma postura de respeito, Maria Cândida tem tudo para ser uma grande oponente nas salas de reunião. A jornalista fala bem, não tem medo de dizer o que pensa e também não deve ser suficientemente fraca nas tarefas para ficar sem defesa quando estiver na equipe derrotada.

Michele Birkheuer Em um julgamento superficial, Michele pode até parecer uma candidata fácil de derrotar, mas duvido muito que isso seja verdade. A moça parece ter uma cabeça boa e ser bastante articulada. Além disso, é possível que use a empatia como arma, algo sempre útil quando se trabalha em equipe.

- Ataques Também conhecidos como barracos e condenados por uma parte do público, os ataques consistem basicamente em apontar um defeito de alguém que nem estava em pauta para tentar impedir que os próprios deslizes se tornem foco da discussão. A cada temporada do Aprendiz esse artifício foi se tornando mais comum, provavelmente porque os participantes iam notando que ele pode ser a diferença entre a salvação e a demissão - Maytê Carvalho que o diga. Aqui, é impossível não destacar Beth Szafir e Andréa Nóbrega, as grandes potenciais barraqueiras da temporada. Não defendo essa postura, mas precisamos reconhecer que o nível de entretenimento - que é necessário a qualquer show de TV - vai às alturas quando ela é usada, e é justamente por isso que precisamos de personagens assim no Aprendiz.


O mais divertido dessas expectativas é que, assim que o programa começar, é muito provável que muitos desses participantes se mostrem completamente diferentes do que esperamos, e nenhum show de TV consegue ser bom se não tiver boas surpresas pela frente. Por isso, embora queira muito dizer que sou um cara bom em analisar pessoas, também vou me divertir bastante se estiver errado e a temporada for para caminhos opostos a essa expectativa.

E vocês? O que esperam dos participantes? Quem acham que vai se destacar nas tarefas? Mandem ver nos comentários nos próximos dias, enquanto a estreia ainda não acontece. A partir do próximo post, (finalmente!) poderemos falar sobre o programa em si e descobrir se nossas expectativas serão superadas por esse elenco. Até lá!


Nenhum comentário: