Páginas

terça-feira, 13 de maio de 2014

Beth, a fina

Por Luiz Gustavo Cristino


Em uma semana bastante fraca em termos de tarefa, não me restou muita escolha a não ser finalmente fazer um pequeno texto em homenagem à diva desta edição do Aprendiz, Beth Szafir, que definitivamente foi a protagonista desta semana no programa.

Tudo começou ainda antes da tarefa de quinta ir ao ar, com todo o escândalo do Paris 6 e da suposta invasão de Bethinha às 5h da manhã para vender minhocas para o maître. Mais uma vez, a socialite foi a responsável por levar a expectativa para o episódio lá pra cima, mas infelizmente todo esse barraco foi completamente abafado, as reclamações do dono do local foram apagadas e a Record exibiu o programa (incluindo a cena em que Beth vende minhocas para o maître) como se nada tivesse acontecido. Não sabemos se houve alguma iniciativa da Record para conter os danos ou se realmente o dono do restaurante apenas decidiu aproveitar a oportunidade para fazer um marketing extra gratuito para o seu negócio.


Assim como na tarefa anterior, Beth Szafir mostrou-se uma baita adição à equipe Fênix, já que as provas, por enquanto, são, grosso modo, uma enorme gincana de contatos dispostos a dar o máximo de grana possível aos amigos participantes do Aprendiz. Só consigo imaginar o nível de arrependimento da Next por tê-la preterido e escolhido Ana Moser, principalmente porque quem conhece o formato Celebrity sabe do que ele realmente se trata e sabe que quem tem mais contatos dispostos a gastar uma grana em nome da caridade sempre sai em vantagem.

Polêmica ou não, Beth é a grande representante das socialites no Aprendiz Celebridades (bem mais do que Andréa Nóbrega, claramente) e sua circulação na alta sociedade paulistana permite que ela seja capaz de conseguir muita ajuda em forma de grana. Por mais que Michele Birkheuer venha se destacando em termos de postura, de garra, de iniciativa e de discernimento para tomar decisões, a impressão que temos é de que a Fênix não teria conseguido vitórias (ao menos não tão tranquilamente) nas duas últimas tarefas se não fosse pela presença de Beth Szafir. E, ainda que a equipe perdesse, a demissão da socialite jamais poderia ser sequer cogitada diante do quanto ela vem contribuindo nas tarefas.

Mas essas sucessivas provas de arrecadação envolvendo vendas ou escambo já cansaram demais os espectadores, e está na hora de mudar, de entregar tarefas como organizações de eventos, elaboração de campanhas publicitárias, criação de um vídeo... até a ideia standard do estande no shopping (saudades, Maytê!) já está fazendo falta, e, quando isso acontece, é porque a coisa está feia!

A questão é que a situação segura de Beth pode mudar completamente (e provavelmente mudará) caso passemos a nos deparar com provas que requeiram mais planejamento estratégico do que capacidade de arrecadação, mas sempre há a possibilidade de nos surpreendemos com seu desempenho. E, por enquanto, o fato é que a atual situação da socialite é ótima pra nós. Porque a verdade é que Beth só brilha. Brilha quando aciona suas redes de contatos, brilha quando solta palavrões como se estivesse em casa, brilha quando barganha com Justus para reduzir a punição da equipe de 10% para 2% do valor arrecadado, brilha até quando roga praga nos colegas de equipe para que eles não tenham um desempenho melhor do que o dela. E assim, Bethinha segue como nossa principal e inesgotável fonte de entretenimento do Aprendiz Celebridades. Tenho certeza de que ela não vai vencer, porque seus "defeitos" (pensando no significado do termo para o mundo corporativo) começarão a ficar expostos à medida que o programa for se tornando mais dependente de ideias e decisões individuais. Ainda assim, diante desse mar de carisma e diversão, como reclamar de sua permanência ou não querer essa mulher no programa pelo menos até o Top 6 ainda?

Mas chega de falar de Bethinha, que já ficou bem claro que ela é um dos destaques da temporada. Vamos ser mais específicos, ir para aquele nosso sobe-e-desce esperto e parar por aqui, que hoje tem mais Aprendiz! Até o próximo domingo!


SOBE

- Maria Cândida


Não importa se ela foi demitida - muito erroneamente, ao meu ver. A verdade é que, no início da sala de reunião, Maria Cândida disse o que muitos de nós, fãs do Aprendiz, temos dito há bastante tempo: não, o programa não está como os outros. Por mais que a prova do contêiner já tenha sido usada anteriormente, estamos lidando com um grupo diferente de pessoas, e isso transforma o Aprendiz basicamente em uma gincana de contatos. Tenho certeza de que foi ISSO que Maria Cândida apontou, e ainda arrisco dizer que foi essa decepção com o programa que a deixou mais abatida ao longo do tempo. Justus pode dizer que o Aprendiz está "muito parecido" com os outros quantas vezes quiser, mas nós sabemos que não está. E mesmo eu, que sempre tive consciência das diferenças entre o Aprendiz comum e o formato Celebrity, fiquei um pouco decepcionado com a falta de criatividade com a qual as tarefas têm sido conduzidas pela produção nesta temporada.

- Renato Santos



Foi o único que conseguiu trazer à tona os motivos certos para uma possível demissão de Maria Cândida. De fato, esse discurso "eu não era a líder, por isso não influenciei" é um erro gigantesco de visão do papel de um liderado. Renato, mais uma vez, explorou o ponto que merecia ser explorado e precisa levar o crédito por isso.

- Michele Birkheuer


Não só sugeriu uma meta elogiada por Roberto Justus como também foi quem dissuadiu o grupo da ideia de Beth de vender tudo para uma pessoa só, justamente o erro cometido pela equipe derrotada.

DESCE

- Christiano Cochrane

Discordo de Justus e concordo com Nahim numa coisa: vender não é estar lá de corpo presente. É ter o contato, fazer a negociação. Ir entregar o pneu na mão da pessoa não significa vender de fato. E, depois de uma liderança derrotada, Christiano teve muito pouco para se agarrar em sua luta para permanecer no programa nesta semana.

- Ana Moser


Não importa o quão bem ela foi no desafio do líder (e ela realmente foi ótima!). O que interessa é a tarefa. E, na tarefa, Ana Moser ficou completamente apagada, o que considero inaceitável para um líder. Nico Puig foi demitido por muito menos.

 - Pedro Nercessian


Pedro está oficialmente empatado com Cacá Rosset na minha escala de degraus no sobe-e-desce (com dois degraus negativos, a quem interessar). Além de não ter mostrado a mínima disposição para ouvir Raul durante o desafio do líder, afinal, onde ele esteve durante a tarefa? Ninguém sabe, ninguém viu.

- Roberto Justus


Já discordei de muitas escolhas de demissão do apresentador, mas jamais imaginaria que ele usaria o argumento "você completou um circuito, em menos tempo do que o líder rival, vendada e carregando uma bola, e por isso você está imune à demissão". Inacreditável.

Um comentário:

Anônimo disse...

Paulo Jeff

Maria Candida morreu pela boca assim como Nico Puig: se seria uma edição com celebridades,era claro que desta vez o formato seria diferente de todas as temporadas passadas,isso era algo que todos os participante já deviam ter sacado,fora que deveriam ter um pouquinho de boa vontade e terem pesquisado mais sobre o formato do programa lá dos states,mas não,ela acabou desdenhando do programa na cara do Justus,se mostrando decepcionada e ainda fez um discurso,que pra Justus,é típico de perdedor: "eu não era a líder, por isso não influenciei" Para o Roberto VOCÊ SEMPRE TEM QUE INFLUENCIAR/TER ATITUDE,não importa se é líder ou liderado.Foi uma demissão justa,infelizmente,Cândida se mostrou apática e muito passiva,coisas que o Nahim,apesar dos apesares,não demonstra.Já Ana Moser,com sua frouxa liderança,espero que tenha aprendido a lição desta vez,potencial ela tem.
Agora acho que o esquema das tarefas vão mudar,a próxima vai ser numa base marinha,ou seja,nada de contatos ricos e superfaturamentos safados,só Bethinha Diva e companhia ralando/se estrepiando de farda <3 <3 <3

PS:E Gustavo,homidedeus,cadê sua review no SM?não me diga que a series finale de revenge te embananou rsrs