Páginas

terça-feira, 1 de julho de 2014

Púlpito Coelhocratas - Vinícius D'Ávila - Nem tão parecido assim

Púlpito Coelhocratas
Por Vinícius D'Ávila

Essa nova temporada de O Aprendiz modificou tudo que estávamos acostumados a ver no nosso programa favorito. De líder a celebridades, vários novos elementos foram acrescentados para que pudessem alavancar a audiência do programa. Tentei listar aqui, então as principais diferenças entre essa nova temporada das anteriores e dar um ponto de vista sobre isso.  
Vamos lá?

1. Participante eliminado


Diferentemente das outras temporadas, em que todos eram demitidos, em Aprendiz Celebridades, a primeira participante a deixar o programa foi eliminada. A diferença é que ela não passou por nenhuma prova de equipe em que seu desempenho individual fosse avaliado. Alexia Dechamps voltou para casa antes de qualquer tarefa. Sinceramente, achei isso totalmente desnecessário. Aquela prova do circo foi bem superficial para ser tão determinante com o futuro de alguém em um programa, que provavelmente abriu mão de muita coisa para estar ali. A sala de reunião, inclusive, foi baseada em um vazio absurdo, já que não havia uma tarefa propriamente dita em que eles pudessem basear a eliminação. A única razão que vejo para terem feito isso, foi que algum participante ter desistido de última hora e sem tempo para fechar com um novo, resolveram eliminar logo de cara um. Enfim, só acho que 2 minutos em um picadeiro de circo e construção de castelo de cartas são critérios bem superficiais que fogem da proposta do programa – eleger o competidor de maior potencial entre eles. Talvez Alexia tinha muito para mostrar, só não teve oportunidade.

2. Desafio do Líder


Nessa temporada, anterior a tarefa da semana, o líder era submetido a uma prova – podendo ou não ter auxílio do restante do grupo – em que ele disputava por vantagens. Creio eu, que Isso foi apenas para preencher lacunas e resolver um grande problema da temporada passada que eram os “spoilers”. Como o programa todo era gravado, vazou uma lista com a ordem de eliminação de todos os participantes. Isso contribuiu para queda da audiência e desinteresse do público. Como solução, as gravações dessa temporada ocorriam simultaneamente a exibição na televisão e as salas de reunião eram gravadas no dia que o programa iria ao ar. Assim, como era impossível dois episódios com tarefa e eliminação na mesma semana, a solução para preencher esse episódio vago foi uma prova do líder e uma retrospectiva da semana anterior. De início as provas dos líderes eram bem sonolentas num nível Sandy, afinal, responder nome de frutas não é bem um teste de empreendedorismo, ainda que Justus usasse metáforas e comparações para justificar. Porém, as provas foram evoluindo e as últimas foram excelentes. As vantagens foram complicadas, porque em certas tarefas elas determinaram o vencedor e não explicar qual seria a vantagem antes da prova gerou muitos questionamentos por parte do público e dos próprios participantes.


3. Celebridades

3.1 Contatos Pessoais


De início pensei que o fato de serem celebridades só diminuiria o tempo que eu precisaria para decorar o nome de todos. Mero engano. Isso mudou toda dinâmica do jogo, porque a influência e os contatos que eles possuíam, refletiu em quase todas as tarefas. Aplaudo as tarefas dessa temporada, pois a produção tentou trazer tarefas cada vez mais criativas ao invés de repetitivas ações promocionais de alguma marca, como um dia já foi. O problema é que já não aguentava mais Amon Lima pedindo ajuda da família, ou principalmente, Christiano Cochrane ligando para a mãe para fazer locução, arrumar contato com atores da novela, presença no camarote ou até mesmo, vendendo jantar com a mãe. Sem contar que Beth Szafir dava uma vantagem monstruosa para equipe, porque de dentro da van ela já conseguia três decoradoras, cantoras, consultor, jornalista de ‘Ofuxico’, enfim, todos amigos de longa data, dispostos a doarem de cobertores ou comprar pizza por valor simbólico de R$1.8000,00 reais. Por exemplo, concordo que a equipe Fênix, na tarefa em que eles tinham que promover melhores condições para moradores de rua, tiveram uma abordagem mais humanitária e calorosa, porém, a capitação de recurso era o primeiro passo para realizar um bom trabalho. Então fica difícil criticar a qualidade dos cobertores ou a falta de agasalhos para doação, sendo que eles alegaram que pensaram em fazer isso, só não tiveram recurso para tal. Em temporadas tradicionais, os participantes tinham contatos bem parecidos. Uma prova que perdeu totalmente o sentido foi a do escambo. No fim das contas, o “produto” final era apenas serviço de amigos que eles já possuíam e não a habilidade de negociação. Gostei da atitude da produção de proibir contatos pessoais nas últimas tarefas, pelo menos em algum momento foram obrigados a agirem sós.

3.2 Intimidação


Outro aspecto importante em que notei diferença pelo fato de ser Celebridades, foi fato dos participantes enfrentarem mais Roberto Justus, que por sua vez, poupava e buscava sempre melhores palavras para os sermões. Quem não lembra do Raul ou Cristiano contestando o Justus em determinados momentos do jogo? Principalmente nos primeiros episódios, senti que Justus não parecia tão confortável como demonstrava em outras edições. Isso foi mudando com o decorrer da temporada, mas a tolerância dele estava irreconhecível.

4. Filantropia


Dessa vez o vencedor recebe um prêmio em dinheiro, mas ele não ganha um emprego. O vencedor além do dinheiro, representa uma instituição que ganhará uma quantia de dinheiro cada vez maior, de acordo com o que eles acumulam em provas. Assim, é muito mais fácil arrecadar recurso com a desculpa que é para ajudar uma instituição do que para provas normalmente. Não que eu não ache a iniciativa válida, pelo contrário, só acho que provas em que o objetivo é arrecadar o maior valor ou conseguir produtos de maiores valores, como vender coisas inúteis ou a prova do escambo, perdem a originalidade, já que ela se torna uma simples prova de “arrecadar patrocínio para a instituição. ” 

Enfim, em geral, achei a temporada bem positiva e as mudanças são sempre válidas! Gostaria de ver outras temporadas com celebridades, mas gostaria também de ter de volta as temporadas tradicionais. Afinal, não quero precisar ficar famoso para um dia participar do Aprendiz. #OlhaParaMimJustus

Nenhum comentário: