Páginas

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

APRENDIZ - E as Premiações?

Por Daniel Simões

No programa Aprendiz a premiação é diferente de outros programas do gênero, pois, ela pode te abrir portas e te colocar em um mundo que muitos que estão na vida empresarial sempre sonharam. Todos que se inscreveram para participar do programa, pensam de uma maneira quase unânime ( lembrando que cada regra tem uma exceção ) que o prêmio vai mudar a sua vida, sua carreira entre outras coisas. Mas será que muda mesmo?


O sonho de muitos profissionais, empreendedores, empresários, executivos e pessoas envolvidas no mundo empresarial é ter uma carreira reconhecida pelo público, clientes e etc.  Dentro do programa Aprendiz isso pode acontecer, entrar no programa pode ser uma visibilidade boa ou ruim - dependendo do caso, vencer o programa é melhor ainda, porém, será que compensa correr o risco e correr o risco pela SEGUNDA VEZ igual vai acontecer no Aprendiz O Retorno ? Essa resposta obviamente é pessoal para cada participante, citarei minha visão olhando de fora e sendo somente um telespectador, comentarista ( talvez um palpiteiro de luxo sentado em meu sofá, tomando meu leite com toddy e sacaneando os participantes ) 





A Premiação do programa olhando no primeiro momento é espetacular, conseguir uma boa oportunidade de trabalho, com um salário excelente durante 1 ano, levar ainda uma premiação de no mínimo 1 milhão ( apesar que o GOVERNO PEGA O DELE NA PREMIAÇÃO DE 1 MILHÃO... OS IMPOSTOS NO BRASIL SEMPRE OS IMPOSTOS E CARGA TRIBUTÁRIA, eita povo que ama pagar imposto e acha isso certo... O Governo não participa mas já é seu sócio antes de começar, sem você pedir... que sócio bom né? ) , sonho de 9 em cada 10 profissionais, mas, será que muitos pensam somente na premiação e se esquecem o pós ? Explico. Vencer o aprendiz vai mudar sua vida em todos os sentidos e nesta mudança partes pessoais e profissionais serão afetadas, será que muitos  vencedores se planejaram para o pós programa? Será que muitos que entraram lá encararam bem isso ou entraram tão focados no prêmio? Aqueles que se inscreveram pensaram também no pós? O Aprendiz, não é um programa para fama passageiro o vencedor não vai ganhar o prêmio e pronto ( exceto no último aprendiz onde a Janaína só levou a premiação em dinheiro ). 


Uma vida empresarial para ser boa precisa ser bem planejada, isso inclui colocar todas as propostas que recebemos na balança para ver até onde condiz com aquilo que queremos. Dentre os ex-participantes, existem pessoas que dizem que pensavam que o programa era uma coisa e na realidade foi outra, ficou a experiência para perceber e ver se participavam ou não,  tem ex aprendizes que recusaram o retorno por simplesmente ver que o programa não era tudo aquilo, assim como teve quem voltou por achar que o programa pode realmente fazer a mudança e dar a sua carreira aquele UP que precisa. 
                            




A Realidade é que no final a premiação do programa vai depender de cada vencedor, se for bom ou não são fatores que os próprios vencedores terão que analisar. Existe uma frase no mundo corporativo e na vida comum ( nem sei quem é o autor ) : A vida não é sobre as ferramentas e coisas que você tem; a vida é sobre como você usa as ferramentas e as coisas que você tem.

Quando for tomar uma decisão importante em sua vida, pese bem, análise bem e por  fim  FAÇA BEM.  

Nenhum comentário: