Páginas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

O APRENDIZ - O que ajuda para empreendedores?

Chegando novamente e atrasado nesta terça-feira,  peço desculpas pelo atraso. Mas vamos que vamos, depois de textos espetaculares de : A Demitida, Suellen Correa, Gabriela Gaspari e do Jadre , espero não decepcionar e continuar no mesmo ritmo.  Estamos chegando em 10 mil visualizações, isso é incrível e magnífico, espero que cresça cada dia mais pois gosto e adoro todos que fazem o blog e neste mundo que vivemos sobre o programa Aprendiz.



Como o Jadre, bem citou no post dele, todas as provas do programa são diferente e corre sim o risco de Bill Gates, Steve Jobs e por que não os próprios conselheiros e o apresentador ser demitido se estivessem no lugar dos participantes?  Não tem algo no aprendiz que siga uma linha cronológica de qualquer empreendedor, afinal o empreendedor escolhe um mercado de atuação e vai se adaptar neste tipo de mercado.  Passando pelos posts da Suellen e da Gabriela Gaspari, relacionamento é outra coisa importante para os empreendedores, no Aprendiz existe sim e tem como construir o relacionamento, porém, devemos lembrar que o ambiente é de competição e dentro de uma competição tão intensa que é o programa podemos criar algumas rusgas ou rivalidades que pode ser levada lá fora. E por fim como a Demetida escreveu : Cuidado com as Expectativas, o empreendedor não pode ter uma expectativa tão grande, ele tem sim que pensar grande porém ter que ter os pés no chão e se recuperar logo e pensar no tempo  que tem para dar uma volta em seu empreendimento.

Então como o programa pode ajudar um empreendedor? Justamente em tudo isso que citei que temos que tomar cuidado. O Mundo atual e fora da matrix do programa aprendiz, pode ser muitas vezes mais pressão do que o próprio programa, afinal um erro e não se adaptar a situações do cotidiano, leva  a uma queda incrível e que vamos levar grande tempo para se recuperar.

Um dos exemplos do programa em minha visão é a final entre Karina Ribeiro X Marina Erthal. Aquela final, a disputa era para uma vaga em uma das empresas do Grupo que Roberto Justus preside. A empresa em questão foi a Young Rubicam, todos sabem que é uma grande agência de publicidade. A diferença entre a Karina e a Marina Erthal era simplesmente como cada uma se adaptava em ambientes diferente, enquanto a Karina Ribeiro tinha mais um perfil de executiva e focada em seu trabalho a Marina Erthal tem um perfil de camaleão que se adapta em qualquer situação. Obviamente a vaga estava mais para a Erthal, tanto é que até hoje ela trabalha e se encontra na Y&R  e até  já levou um Leão de Cannes - Um dos maiores prêmios da Publicidade Mundial ( Parabéns Marina, seja uma domadora de Leões  O PALAIS É SEU ).

           

As dinâmicas do Aprendiz é outra coisa que estão presente na vida real, saber determinadas situações vai te colocar em um bom posicionamento muitas vezes em seu empreendimento, o mundo empreendedor é totalmente feito por dinâmicas seja ela de Grupo, Individual, Parceria entre outras coisas. Dominar a dinâmica de estratégia de um negócio te leva a uma grande chance de ter sucesso é primordial que saibamos a situação onde entraremos.

A Famosa SALA DE REUNIÃO? Isso é algo que temos que prestar atenção, uma sala de reunião é a venda do produto e neste caso o produto é VOCÊ MESMO, seus argumentos, retóricas, defesas, ataques e entre outros precisam ser bem treinados para convencer a pessoa que vai receber e definir sua situação futura. Um dos grandes nomes da sala de reunião é o Henrique Sucasas e já citei aqui o motivo, porém percebam algo, as retóricas do Henrique quem conseguia fazer igual a ele? Ele ficou marcado devido a suas réplicas, tréplicas, postura determinante e confiante daquilo que estava falando. Até mesmo daquele projeto "sonhador" do carro que iria competir com a Ferrari e dormir na rua. Ele mostrava incisivamente que acreditava em si próprio. Ok ele não foi contratado... Mas isso é devido ao tipo de sócio que o Justus queria ter na época e o sócio em questão ficou com o Clodoaldo, que é outra grande figura do programa, pois seu jeito companheiro, conciliador, calmo e de ser amigos de todos  mostrava também que o empreendedor precisa ter postura de grupo em diversas ocasiões


                                            


Adaptação em cada situação. Essa é mais fácil, não podemos prever o futuro e não sabemos onde o futuro vai nos levar. Podemos desenhar nossos caminhos e tentar prever o que vai acontecer, porém, o futuro é desconhecido e não temos um controle macro sobre ele.

Então olhe o Aprendiz e como sempre digo. Pegue sua parte de lição profissional e de vida.

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo. Eu gosto muito deo Aprendiz e aprendo com ele, mas acho que o programa poderia ser mais humano em alguns aspectos e não precisaria despertar um clima de competição exagerado. O Justus já fez isso muitas vezes e eu achei horrível.

Uma pergunta:Vocês gostam da prova do Lukscolor? Acham essa prova útil?

Daniel Simões disse...

Olá anônimo.

Sobre a prova da Lukscolor, ela é uma prova válida,pois, ensina como demonstrar o produto e criar um lado sentimental com a marca.

No Aprendiz, existe um tempo curto para colocar a prova no ar, o que vale mesmo é ver se a idéia é sólida.

No caso da competição exagerada, bem isso é o mundo real. Quem quer estar no mercado e ser grande vai ter que ter uma competição deste nível, claro que não vai ser sempre como o Aprendiz passar 24 horas por dia apontando os erros e falhas de seus colegas ou futuros parceiros de negócios

Anônimo disse...

Olá, Daniel Simões,

Eu sei que existe disputa principalmente nesse tipo de ambiente(mundo dos negócios), mas eu acho que "O Aprendiz" a coisa é intensa demais e ruim para a maioria dos que disputam.Ela poderia ser algo até normal e sadia, mas nesse programa, é possível observar que ganhar ou perder as provas não importa muito,afinal, a "Demetida" falou algumas coisas que já me falaram também.

Eu gosto muito do programa, mas acho( e muitos também pensam assim) que o programa deveria ter um lado mais humano junto com a competição, afinal, o cara erra, mas qual é o motivo e por aí vai. Na era Dória, a coisa foi ainda pior porque o apresentador ofendeu e muito certas pessoas e ainda colocou como vencedora uma pessoa que ia contra tudo o que o apresentador pregou pelos quatro cantos.

Obrigado pela resposta, mas aí vem mais uma pergunta: Vocês não acham que a TV Record está promovendo muito mal o retorno desse programa, afinal, que quase não vejo comerciais dele por aí?