Páginas

sábado, 19 de outubro de 2013

Análise dos aprendizes no terceiro episódio do Aprendiz - O Retorno


Por Jadre Junior

Olá, amigos leitores do blog Aprendiz Coelhocratas! O que acharam do terceiro episódio do Aprendiz - O Retorno? Após duas derrotas consecutivas do grupo Sinergia,  Roberto Justus fez a reconfiguração das equipes e finalmente pudemos ver alguns participantes do sexo masculino na sala de reunião e algumas mulheres tirando o pé da lama. Em uma sala de reunião bastante conturbada, mas nem tão polêmica quanto a do segundo episódio, o líder Ronaldo foi o terceiro participante demitido do programa. No texto de hoje, vou comparar as atitudes e características dos participantes dessa edição no terceiro episódio com o desempenho apresentado por eles nas edições anteriores.
A demissão do Ronaldo

Eu gostei bastante da participação do Ronaldo tanto no Aprendiz 1 quanto no Aprendiz 8, mas concordo que houve falhas na liderança exercida na tarefa. Ronaldo confiou demais na competência e na transparência dos membros da equipe Sinergia (que, diga-se de passagem, era composta em sua maioria por participantes da edição universitária comandada pelo Roberto Justus, ou seja, pessoas ainda pouco experientes, e por três participantes que ainda não haviam trabalhado com ele) e foi demitido por não ter sido um líder tão controlador quanto deveria ter sido naquela ocasião. Apesar de sua liderança ter sido a menos apropriada para aquela situação e de ter feito algumas escolhas erradas (a equipe Flecha ficou bem mais fraca do que a Sinergia e Maytê merecia ter sido indicada para a segunda parte da sala de reunião mais do que Guilherme e Mariana), eu aprovo líderes como o Ronaldo, que confiam na competência de seus subordinados e lhes dão mais autonomia. Quanto à demissão, achei injusta, pois as falhas individuais dos demais participantes contribuíram mais para o fracasso da equipe do que a liderança em si.

Análise dos demais participantes

- Melina: sua atuação no terceiro episódio foi melhor do que a dos episódios anteriores e a indicação como destaque da equipe, de certa forma, foi merecida, embora Júnior tenha dado a impressão de que deu o prêmio à Melina, em parte, para compensar o sofrimento que ela passou por ter perdido as duas primeiras tarefas. Será que ele ficou com receio de dar o prêmio de destaque da equipe para o Evandro e atrair mais holofotes para a brilhante atuação de seu concorrente mais forte?

Entretanto, não podemos deixar de destacar a infeliz visita da mãe da Melina e de Porcel (vencedor do Aprendiz 2 e marido da Melina). Melina não agiu de maneira adequada em relação à visita de seus familiares durante a tarefa e mereceu ser repreendida por Roberto Justus, embora a punição recebida tenha sido leve demais. Não sabemos se a visita surpresa tinha o intuito de dar algum favorecimento à equipe Sinergia ou se Porcel e a mãe de Melina agiram inocentemente, porém essa NÃO É A PRIMEIRA VEZ que Melina recebe uma visita surpresa durante uma tarefa do Aprendiz. No 11º episódio da segunda edição, a equipe V-8, que estava sendo liderada pela Melina, recebeu a misteriosa visita de uma velhinha que doou R$ 7500,00 para a equipe, garantindo assim a vitória da equipe em uma tarefa na qual as equipes tinham que vender produtos de pet shop. (Infelizmente, não há vídeos do Aprendiz 2 na internet, mas a notícia do link a seguir conta o resumo do 11º episódio pode ser lida aqui)

- Maytê: ela continua mostrando que voltou ainda menos competente e muito mais arrogante do que na época do Aprendiz 6. Sua mania de interromper seus concorrentes na sala de reunião só mostra o quanto ela é mal-educada e despreparada para o mundo dos negócios e a sua atitude de tentar atribuir para si todo o mérito pelo desempenho da equipe na área de comunicação mostrou que ela não tem humildade para reconhecer um trabalho em equipe. Ela pode até ir longe no programa, mas só por ter a preferência do Roberto Justus. Se depender de seu desempenho e de sua postura, ela já deveria ter sido demitida nesse episódio.

- Mariana: sua performance nessa tarefa foi bem mais fraca do que nas duas tarefas anteriores, mas ainda a considero uma boa participante e sua indicação à sala de reunião foi injusta.

- Renata: gostei de sua postura ao questionar a viabilidade legal do sorteio e acredito que ela poderá ir longe agora que está em uma equipe à altura do seu potencial.

- Karina: seu desempenho na tarefa não foi bom, mas também não foi ruim o suficiente a ponto de levá-la à segunda etapa da sala de reunião. Além disso, ela se mostrou um pouco mais incisiva ao questionar quando Maytê tentou se rotular como a única responsável pelo sucesso da área de comunicação da equipe na tarefa.

- Karine: assim como Renata, é outra forte candidata a vencer o programa e, agora que está em uma equipe melhor, pode ser que comece a deslanchar e a mostrar seu potencial.

- Guilherme: ao contrário do Roberto Justus, considero o esquecimento da caixa com as camisetas como um erro pouco significativo, principalmente pelo fato de ter sido resolvido sem causar grandes impactos ao desenvolvimento da tarefa, logo sua indicação à segunda etapa da sala de reunião foi injusta. Em comparação com o Aprendiz 2, Guilherme melhorou bastante sua capacidade de argumentação, pois voltou menos prolixo e mais incisivo.

- Evandro: com mais uma vitória no Aprendiz - O Retorno, mas uma boa performance e, até o momento, sem nenhum conflito grave com outro participante, ele segue como um dos favoritos a vencer a edição.

- Jota Júnior (foto): a vitória como líder nessa tarefa só serviu para confirmar que ele também é um dos favoritos a vencer a edição. Além de liderar bem a equipe Sinergia, Júnior também tem o mérito de ter feito ótimas escolhas na reconfiguração das equipes e ter montado um grupo, ao meu ver, muito mais forte do que o concorrente.

- Lucas: assim como no Aprendiz 6, a sua péssima capacidade de argumentação pode levá-lo à demissão. Nas duas primeiras tarefas, Lucas apareceu pouco e, na terceira, se atrapalhou demais no caixa e acabou recebendo uma merecida indicação à segunda fase da sala de reunião. Na minha opinião, Lucas deveria ter sido demitido nessa sala de reunião (considerando, é claro, o fato de que Maytê não foi indicada) e, se não tiver um desempenho acima da média nas próximas tarefas, certamente não chegará longe na competição.

- Braga: também se queimou por se atrapalhar no caixa, mas conseguiu se defender razoavelmente bem na sala de reunião.

- Nakao: apareceu mais nessa tarefa e ainda está invicto, mas não vejo brilho o suficiente em sua atuação para que ele se torne um dos favoritos.

- Rodrigo Solano: apesar de ser um dos quatro participantes ainda invictos nessa edição (junto com Nakao, Evandro e Jota Júnior), ele ainda não se destacou em nenhuma tarefa. Pode ser culpa da edição, afinal Ronaldo e Daniely elogiaram seu perfil em algumas entrevistas. Aguardaremos os próximos episódios.



Abraços!!!!!!!

Um comentário:

Danton disse...

Ótimos comentários. Eu concordo com você e também acho que a equipe da arrogante Mayte é muito mais fraca do que a equipe do Jota Junior. Particularmente, eu acho que o time comandado pelo Ronaldo Gasparian é figurante na competição(talvez a Mariana e a Karina consigam mostrar algo diferente pórque o resto..).

A "menina" do Roberto pode até conseguir chegar longe, mas não por talento ou merecimento, mas enfim, esse programa foi melhor, mas cá entre nós: Você não achou que foi uma punição muito leve do Roberto Justus para Melina?