Páginas

sábado, 12 de outubro de 2013

Análise dos aprendizes no segundo episódio do Aprendiz - o Retorno

Por Jadre Junior

Olá, amigos leitores do blog Aprendiz Coelhocratas! O segundo episódio do Aprendiz - O Retorno pegou fogo. Se na primeira tarefa, a equipe Sinergia perdeu tendo um desempenho relativamente bom, dessa vez o desempenho do grupo foi definitivamente um fiasco. Após uma sala de reunião tensa, repleta de ironias e acusações graves, Daniely Zanotti foi demitida por Roberto Justus. No texto de hoje, vou comparar as atitudes e características dos participantes dessa edição que mais se destacaram no segundo episódio com o desempenho apresentado por eles nas edições anteriores.

A demissão da Daniely

Eu gostei bastante da participação da Daniely no Aprendiz 8, mas no Aprendiz - O Retorno seu desempenho estava muito fraco e inclusive acho que talvez ela merecesse ter sido demitida já no primeiro episódio, no lugar da Maura. Além do péssimo desempenho no primeiro episódio, Daniely não teve uma performance melhor na segunda tarefa e demonstrou estar pouco entrosada com a equipe Sinergia. Dessa forma, considero sua demissão justa, embora a liderança da Melina também tenha sido péssima e as demais integrantes da equipe não tenham tido nenhuma atitude relevante para melhorar o resultado.

 

Análise dos demais participantes

- Melina: com uma participação no Aprendiz 2 marcada por um elevado número de derrotas como líder (3 derrotas em suas 4 lideranças), Melina já começou mal nessa edição. A sua grande habilidade para identificar os erros dos colegas de equipe (somente após eles ocorrerem e a derrota ser anunciada) está tão afiada quanto no Aprendiz 2 e sua postura nessa edição é excessivamente prepotente e arrogante. Como vimos, sua liderança foi tão ruim quanto a liderança da Maura (ou talvez até pior) e ela ficou o tempo todo tentando tirar de suas costas a responsabilidade pelo péssimo planejamento da tarefa (de onde as mulheres tiraram a ideia de que alguém pagaria valores tão altos para vestidos que seriam doados?!) e culpando as demais aprendizes.

Além disso, tivemos a grave acusação da Daniely Zanotti de que Melina estaria organizando um complô contra ela por acreditar que ela teria mais chances de ser demitida por ter participado de uma edição do João Doria. Infelizmente, só as paredes do Sheraton podem saber se essa acusação procede, mas vale lembrar que essa não é a primeira vez que a Melina é acusada de formar alianças para se manter no Aprendiz. No segundo episódio da segunda edição, a participante Denize Markman disse no táxi que Melina estava formando uma aliança com a participante Tatiana Arrais (a segunda colocada do Aprendiz 2). Pode ser que as acusações de Daniely e Denize sejam apenas fruto do recalque de duas más perdedoras (ambas foram demitidas por apresentar um péssimo desempenho na segunda tarefa, na qual estavam em uma equipe liderada pela Melina e formada somente por mulheres que já vinha de uma derrota e que tentava conseguir sua primeira vitória), mas também pode ser essas acusações sejam verdadeiras. (Infelizmente, não há vídeos dos episódios do Aprendiz 2 na internet.)


- Maytê: foi bastante infeliz a cena da gargalhada na sala de reunião e seu discurso irônico ao se defender da crítica da Daniely (e mais infeliz ainda foi o Roberto Justus por não ter criticado essa postura tão antiprofissional). Se desempenho também foi bastante inferior ao da primeira tarefa, porém ela conta com a preferência e um carinho especial do Justus, o que pode acabar mantendo-a na competição por bastante tempo.

- Mariana: ela estava no grupo que conseguiu vender o único vestido, o que ainda a mantém como a melhor entre as mulheres dessa edição, tendo em vista seu ótimo desempenho no primeiro episódio e o fato de ainda não ter se queimado na sala de reunião.

- Renata: qual é a grande dificuldade que ela tem com os adjetivos? Renata se enrolou bastante na hora de falar sobre a liderança da Melina na sala de reunião, mas conseguiu esclarecer seu ponto de vista. Na tarefa, seu desempenho foi bastante inferior ao do primeiro episódio e ao do Aprendiz 8, mas ela continua sendo uma das poucas mulheres com saldo positivo no Aprendiz até agora.

- Karina: ela continua decepcionando bastante nas tarefas e demonstra pouco amadurecimento nas salas de reunião. Como podemos ver, o contado direto com clientes é um ponto fraco dela e há pouca ênfase em seus argumentos.

- Karine: ela melhorou um pouco em relação ao primeiro episódio, mas continua com um desempenho muito inferior ao apresentado no Aprendiz 3. Karine demonstrou nos depoimentos uma boa percepção do mau desempenho da equipe Sinergia, porém não fez interferências significativas para alterar a estratégia da equipe. Se ela tivesse feito alguma interferência, certamente ganharia muitos pontos e se tornaria uma das favoritas a vencer a edição.

- Guilherme: eliminado do Aprendiz 2 sem nenhuma vitória como líder (ele perdeu as duas tarefas que liderou), Guilherme finalmente conseguiu fazer uma boa liderança, e com uma vitória expressiva, se comparado ao resultado da equipe adversária. No Aprendiz 2,  Guilherme começou muito bem, mas sua performance foi piorando bastante ao longo da edição. Será que dessa vez ele conseguirá manter o ótimo desempenho até o final?

- Ronaldo: ele foi apontado como destaque da equipe pelo líder Guilherme, porém ficou limitado às atividades mais burocráticas do grupo Flecha, como o próprio Guilherme justificou. No Aprendiz 1, ele era muito bom no contato com o público. Será que dessa vez ele atuará mais nos "bastidores" da equipe?

- Evandro e Jota Júnior: ao meu ver, são os melhores participantes da edição até agora. Apareceram bastante nas duas primeiras tarefas e tiveram destaque nas vitórias da equipe Flecha. Evandro ainda não teve grandes atritos com seus colegas e Júnior parece mais humilde, o que mostra uma grande evolução em comparação com o perfil apresentado por eles no Aprendiz 2.

- Rodrigo: assim como no Aprendiz 7, sua atuação começou bastante apagada. Será que ele passará a se destacar mais a partir da 4ª tarefa e ganhará fôlego para chegar à final, como ocorreu na edição do João Doria? É melhor aguardarmos a mistura das equipes para ver como ele e os outros homens trabalharão em equipes mistas.


Abraços!!!!!!!

Nenhum comentário: