Páginas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Porque a Mel será a vencedora (você não gostará do que lerá aqui)

Por A Demetida

Oi oi oi oi oi a todos. 

E não é que recebi o convite da Produção para participar da final desta temporada? Estarei lá na Record com certeza. 



Estou indo pela festa. Quero muito rever as pessoas que participaram comigo de minha temporada, algumas das quais já sei que estão confirmadas. Quero interagir com alguns outros aprendizes de outras temporadas os quais só vi uma vez aqui, outra ali, mas com quem nunca tive um contato maior. E por fim, quero participar de festinha com alguns de meus conhecidos da Produção e outros com quem não tenho contato mas cujo trabalho admiro consideravelmente.

Não estou indo muito pelo show. Pois essa temporada já tem uma vencedora. E não estou nada feliz com isso.

Mas enfim, estou aqui para falar da final e realizar uma análise dos motivos pelos quais o Justus irá declarar a Melina a vitoriosa desta temporada. 

O queeeeeeee?

Tudo leva a crer que a Renata seja declarada vencedora: Ortodoxia X Heterodoxia em O Aprendiz ao longo das 6 temporadas com o Justus e as incoerências da era João Dória Jr.

Ao longo de sete temporadas (desconsiderem a oitava, que nunca deveria ter acontecido), buscou-se realizar uma final em que "opostos" fossem colocados frente a frente. É o princípio da ortodoxia X heterodoxia.

De acordo com a perspectiva ortodoxa, o participante é aquele certinho, admirado por todos, que realiza um trabalho competente e vez ou outra tem uma boa idéia que contribui de forma significativa para a vitória. Ele (ou ela, é claro) pode se sobressair aos demais por sua competência, carisma, educação. É a pessoa com um perfil assertivo, que gera um certo respeito e admiração nos outros. Mas é "aparentemente" pouco flexível. 

Por outro lado, o participante visto sob a ótica da heterodoxia é aquele que "quebra regras" (não no sentido de infringir a lei). É aquele menos linear, que tem seus altos e baixos e se comporta de uma maneira diferenciada dos demais por ser mais "rebelde". Aparenta ser mais flexível e com habilidade para se adaptar melhor a situações diversas. Em geral, essa pessoa impõe autoridade ao invés de adquiri-la pelos meios convencionais, cria rusgas com outros participantes, enfim, é o típico personagem ame-o ou deixe-o.

Este tal princípio da ortodoxia X heterodoxia ficou bem claro até mesmo na temporada 1, em que podemos considerar o Dênis um cara ortodoxo e a Vivi uma pessoa heterodoxa (apesar de não enquadrar-se completamente no perfil conflitante, ela era bem mais "descolada", "arrojada" e flexível do que o Dênis).

Daí em diante a coisa fica bem clara: Porcel o rebelde X Tati a eficiente, Anselmo o mestre da argumentação e respeito entre os colegas X Bia a bitch e por aí vai.

Os únicos ortodoxos a serem escolhidos pelo Justus como vencedores em seis edições foram Anselmo e Clodoaldo. Nas demais edições, venceu a heterodoxia. Está na hora de escolher uma pessoa que agrade mais às pessoas em geral e aos espectadores em particular e portanto, é chegada a hora da Renata.

Além disso, faz-se mister reparar o erro histórico da última temporada, cujo resultado até hoje traz insatisfação a grande parte do público em geral.

Ademais, pegando-se o histórico das participantes nesta temporada, não há como não entregar a vitória à Renata.

E tem mais: basta ver resultados de pesquisas nas mídias sociais e no próprio site R7: é Renata na cabeça.

Por fim: por que será que contratariam a Melina, que é uma pessoa que tem uma empresa, para ser funcionária? Quem aí acha que o Roberto Justus e o Walter Longo são tão estúpidos a ponto de contratar alguém que obviamente não tem como plano de carreira a perspectiva de continuar em suas empresas?

Portanto, a Renata tem tudo para finalmente ser escolhida. 

Só que não

O mundo Maquiavélico dos negócios


Vocês estão se esquecendo que esta é apenas mais uma temporada de O Aprendiz, ou seja, é parte do conjunto da obra. É a mesma marca, são as mesmas pessoas, só mudou o apresentador da oitava para a nona temporada. E na oitava temporada NÃO deu Renata. 

O mesmo grupo que não deu a vitória à Renata não poderia de forma alguma assumir o "erro" (se é que existem erros em reality shows sob a ótica de quem os produz) ao dar a vitória a ela nesta temporada. Se você faz o mal, então você deve fazê-lo bem feito e com toda a intensidade. Isto é o que nos ensina Niccolò Machiavelli em "O Príncipe". Ferrou a Renata uma vez? Então você tem que ferrá-la de novo! E nada melhor do que trazê-la para uma segunda chance, dar novamente o gostinho da vitória e, no final das contas, causar uma decepção cujo impacto será mil vezes maior do que na primeira vez.

Se eu fosse próxima da mãe da Renata, já avisava para ela se preparar e abaixar suas expectativas, pois a filha vai perder e isso vai lhe causar muita dor emocional.

Durante esta temporada, recebemos pistas que comprovam que a Melina será a escolhida (ou, por outro lado, que comprovam que a Renata NÃO será a escolhida).

Em primeiro lugar, o tratamento preferencial dispensado para a Melina é algo absurdo. Já comentei aqui antes e volto a repetir: trombar com parente enquanto você participa deste reality pode acontecer, principalmente se você é de São Paulo. O que não pode acontecer é dar continuidade ao encontro, conversar, beijar, dar abracinho e por aí vai. Isto é a maior vantagem que um participante pode ter nesta competição. E a Melina não foi punida por isso com sua demissão, apenas levou uma palmadinha no punho. Por que não foi demitida?

Mais ainda tem mais para deixar os fãs da Renata (eu incluída nesta lista) muito apreensivos. 

Durante a sala do episódio 11 (tarefa dos hostels), Walter Longo indicou, sabe-se lá porque, a Renata para ser demitida. Sério: A Renata? A Renata?????? Lembrem-se de que a Melina havia sido a líder da tarefa e novamente havia perdido como líder, além de acumular um impressionante número de derrotas como participante. Foi uma indicação supreendente, totalmente injustificada, que me deixou com a pulga atrás da orelha.

Logo a seguir, no episódio 13, Walter Longo (de novo ele, o futuro chefe da vencedora) indicou o Solano para ser demitido por "não ter um perfil adequado", enquanto a Maytê deveria continuar pois, apesar de ser uma perdedora em série, tinha o "perfil mais adequado". Então por que fazer todos nós de otários assistindo o programa ou participando dele se desempenho em tarefa não conta, Walter Longo? Contratem alguém sem realizar um programa e parem com este circo desnecessário! Por que vocês querem fazer parecer que O Aprendiz é um processo de seleção, quando é apenas, e nada mais do que, um programa de televisão? Se depende apenas de perfil, selecionem pelo currículo, façam uma entrevista e sejam felizes com sua escolha, oras bolas!

Por fim, a maior evidência de que a Melina será contratada foi dada na sala de reunião do episódio 14. O Justus fez aquele tremendo discurso para o Solano, dizendo que nem sempre você deve ser bonzinho no mundo dos negócios. Você tem que ser malzinho, se expor mais, ter "personalidade", enfim, botar as palavras do peito prá fora, dar murro na mesa, fazer aquele teatro todo, etc. O Solano sempre foi bonzinho. A Renata também. E nesta temporada, muita gente já pagou este pato (Maura, Gasparian, Braga e Karine são os melhores exemplos). É o Maquiavelismo do mundo dos negócios, sem dó nem piedade.

Enfim, esta temporada irá consagrar os heterodoxos. A eles, o reino. Aos ortodoxos, as batatas! 

Os fins justificam os meios

A bitch vai ganhar. E nós espectadores vamos, mais uma vez, xingar muito no Twitter.

Obrigada a todos pelo carinho e atenção. Um obrigado especial a você, Danton, que tanto contribuiu para este fórum. Entre Danton e Maquiavel, fico com o revolucionário. Já os homens de negócios preferem o filósofo absolutista.

Um comentário:

Anônimo disse...

Já esperava isso, mas confesso que esse texto do blog (onde só li verdades) me deixou muito triste... Não tinha pensado sobre essa ótica de, caso perca, a frustação que pode vir p/ Renata. E o pior, injusta, novamente... Cara, é muita crueldade... Apesar das "evidências" vou tentar acreditar que não foi "cartas marcadas" ou que houve ao menos uma "escolha antecipada" e sim que será analisado histórico, desempenho e trabalho em equipe... Não vou "sofrer" por antecipação kkkkkk