Páginas

domingo, 13 de abril de 2014

Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas

Por Luiz Gustavo Cristino



 
Em primeiro lugar, preciso agradecer à Rafaella pela oportunidade de escrever sobre o Aprendiz aqui no Coelhocratas. Sempre acompanhei com muita alegria o grupo e o blog, e poder fazer parte desta equipe e publicar minhas opiniões em um blog específico sobre o programa é sem dúvida uma experiência nova e animadora pra mim. Espero trazer a vocês, leitores, um complemento igualmente bacana à experiência de acompanhar o Aprendiz.

Mas vamos ao que interessa. O Aprendiz Celebridades está prestes a começar, mas as informações ainda seguem escassas. E, diante de um material promocional, ainda que superior ao da temporada passada, consideravelmente limitado (muita gente boa que conheço ficou chocada quando soube que existe um Aprendiz para começar ainda este mês!) e que gera mais dúvidas do que as esclarece, o que se viu nestes recentes dias de aquecimento foi muita especulação a respeito do que podemos esperar para a próxima temporada.




15 participantes? Não tá faltando alguém, não? Afinal, como irá funcionar a dinâmica do programa? Uma equipe já começa com um aprendiz a mais, em claríssima vantagem? Tudo bem, havemos de reconhecer que, dependendo da pessoa, pode até ser uma desvantagem, mas não vale a pena entrar nesses pormenores agora. Para manter um tratamento igualitário para todos os participantes, o correto seria montar três equipes com cinco aprendizes em cada uma, ao menos na primeira tarefa, o que pode acabar prejudicando logo de cara o estilo e o formato que já conhecemos do Aprendiz. Ainda assim, é o formato que eu escolheria se fosse tomar essa decisão no programa, já que, em qualquer competição, acima de tudo sou a favor de um tratamento igualitário aos participantes.

Mas será que esse povo não quer só aparecer? Em parte, sim, e eu prefiro enxergar o copo metade cheio, pois espero que os participantes desesperados por atenção rendam muito na sala de reunião! No mais, o que vale é torcer e confiar no Roberto para manter no programa os participantes que realmente o estiverem levando a sério.


O mundo corporativo ainda tem vez? É natural e saudável que haja um certo receio dos fãs do formato original em relação a uma temporada com "celebridades". Afinal, qual é a qualificação desses caras para um programa em que o empreendedorismo deveria falar mais alto? Particularmente, não vejo grandes problemas ou grandes incompatibilidades. Os maiores nomes da indústria do entretenimento, por exemplo, batalham periodicamente com a necessidade de se reinventar, de ter novas ideias e de trazer um material original e, ao mesmo tempo, vendável. Vários deles não são apenas cantores, atores ou apresentadores, mas também empresários e homens e mulheres de negócios. É claro que isso não significa que o nosso elenco tem esse dom, mas que uma certa visão de mercado e perfil empreendedor fazem bem em qualquer profissão, isso fazem. Ainda que o Aprendiz Celebridades não possa ter o mesmo nível de exigência no aspecto técnico que os anteriores, boto fé em tarefas que envolvam criatividade e vontade de realizar.


22h15 é 22h15 mesmo? Pelo histórico de como a Record tem tratado o Aprendiz, eu apostaria que 22h15 significa por volta de 22h54. Mas, ainda que seja o caso, temos muito a comemorar em relação ao horário das últimas temporadas!

Como 15 participantes podem render 24 episódios? No Aprendiz brasileiro, estamos acostumados ao formato que, salvo raríssimas exceções, demite um participante no final de todo episódio. Por isso, não dá pra não ficar com a pulga atrás da orelha com o número altíssimo de episódios desta temporada. Uma possibilidade muito bem levantada e discutida no nosso grupo do Facebook é a de uma quebra do formato original: tarefa na terça, sala de reunião na quinta, com dois episódios por semana, mas apenas uma demissão. Confesso que a possibilidade me instigou e me agradou mais do que eu imaginava.

Que história é essa de terceiro conselheiro? Para quem não sabe, a Record andou divulgando que o público atuará como terceiro conselheiro de Roberto Justus. Não faço ideia de como isso funcionará. Antes de revirar os olhos e pensar que “vai virar BBB”, vale a reflexão: imagino que Roberto Justus gravará a sala de reunião na quarta ou na própria quinta em que ela for exibida, o que é interessante tanto para acabar com os malditos spoilers de todos os demitidos divulgados meses antes da exibição como para nos fazer sentir que a torcida vale alguma coisa. Duvido muito que Justus se guie unicamente por popularidade, mas é bom que ele saiba que nem sempre um possível queridinho dele será bem visto aos olhos do público.



E Beth Szafir? É ou não é amiga do Justus? Isso eu não sei, mas que já estou com o estoque de pipoca preparado para os barracos que essa mulher vai nos proporcionar, ah, isso eu estou! Bethinha, não me decepcione!



No fim das contas, ao menos a minha dúvida mais gritante e desesperadora foi sanada: sim, RENATO SANTOS ESTÁ DE VOLTA!!!! Pra mim, esse foi o grande destaque da semana em termos de notícias sobre a próxima temporada. A presença de Renato garante, mesmo que parcialmente, a seriedade necessária para um show como o Aprendiz, e eu só espero que o atual muso do reality nos ilumine muito com suas ótimas sacadas e mantenha a postura firme, ainda que gentil, da temporada passada. GO, RENATO!!!

Como vocês podem ver, estou relativamente otimista para a temporada que virá. Quem tiver mais questões existenciais para discutirmos, fique à vontade para usar o espaço de comentários, ele é de vocês! Agradeço a quem acompanhou este texto e, como ainda temos mais um domingo antes da estreia do programa, pretendo usar o próximo post para falar um pouco sobre os destaques que considero positivos e negativos entre o elenco da próxima temporada. Até lá!

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com o Luiz. 15 participantes = 3 grupos. Poderiam fazer que nem nas várias temporadas do Survivor lá dos EUA, por exemplo, a temporada corrente tem 3 tribos: inteligência, beleza e força bruta. Daria para adaptar para o Aprendiz Celebridades como: Socialite inútil, modelo/atriz/apresentadora e sub-celebridade dos anos 80/90.

Luiz Gustavo Cristino disse...

hahaha verdade, Anônimo. Ou a divisão dos grupos pode ser. "Subcelebridades dos anos 80/90", "Subcelebridades da geração 2000" e "Subcelebridades que ninguém sabe de onde vieram".

Shion "Nick" Malfoy disse...

Nossa, nem conhecia esse blog mas certeza que cresceu ainda mais a qualidade dele agora com que tu tá nele, Luiz.

Eu só fico com pena de mim mesmo porque vim "descobrir" o Aprendiz depois de tanto tempo. :(

Mas o que me fez amar esse reality empresarial além do próprio foram suas reviews lá no SM. Continue sempre assim. O estoque de pipoca já tá sendo feito para quando começar os barracos na sala de reunião com as "Maitês Carvalho das Celebridades", haha. ;)