Páginas

sexta-feira, 18 de abril de 2014

O Aprendiz- Como faria o programa?

Por Daniel Simões

FELIZ SEXTA FEIRA SANTA!!!  Que Deus abençoe todos vocês - Sim, é verdade não estou ironizando nada.

Na Sexta Feira Santa, o dia de postar é da pessoa mais "Santa deste blog" - Por favor, sem mimimi caros colegas de blog.  Vamos lá a postagem de hoje é direto ao ponto. Como faria O Aprendiz ?

Aprendiz - Celebridades, é a décima temporada do programa ( curiosidade este ano é o 10° ano da franquia, a primeira transmissão  com Donald Trump aconteceu em 8 de Janeiro de 2004 ). O Aprendiz, produzido e exibido no Brasil pela Rede Record, realmente é diferente da franquia original, enquanto lá sala de reunião não mudou; aqui já tivemos várias mudanças, lá formato não mudou seja com Celebridades ou não famosos; no Brasil esse formato passou por tantas readaptações que disputa com a Gretchen em novos casamentos. Enfim, é real que cada ano que passa a audiência cai e o interesse diminuiu... e a culpa não é do formato BATIDO como uns e outros tentam falar... Mas sim dos erros da emissora e de quem comanda a atração.


O Aprendiz, teve um foco no começo, seu foco era o público empreendedor e do mercado empresarial, tanto é que até o Aprendiz 4 a seleção foi muito mais técnica do que uma coisa banal... vide o nível e currículo de vários dos participantes e comparamos com os outros... No Universitário, ao invés de encarar como UNIVERSITÁRIOS encaravam eles como profissionais já formados é algo tão absurdo que demoraria 5 dias para explicar tudo e não explicaria. O Fator empreendedorismo perdeu-se pelo caminho, focaram somente no show de tv e como um show de TV este programa é péssimo - Até o LORD SUGAR ( apresentador do Aprendiz do Reino Unido ), com sua incapacidade de ser Lord  e de estar na Câmara dos Lordes, sabe que como show de TV É RUIM DEMAIS, só audiência segmentada assiste o programa ( desculpe tive que cornetar... a Monarquia não perdoa  quem é falso nobre e aristocrata :p, afinal dinheiro não compra titulo de Nobreza, Rainha Elizabeth retire o título do Lord Sugar!!! ) 

Sobre a divulgação do programa? É algo tão ruim e pífio, que realmente não consigo acreditar que o programa é feito por um Publicitário, sei que o Justus é excelente naquilo que faz, que seu grupo de publicidade é espetacular e etc... Mas... isso não é utilizado no Aprendiz, no programa ele é passado como uma pessoa caricata muitas vezes, ele poderia dar muito mais conteúdo para o programa se tivesse o lado empresarial dele sendo explorado. Nas redes sociais? ( Sarcasmo... Eles fazem isso de forma oficial ? ) Tirando nosso grupo e este blog que é único sobrevivente, que realmente ajuda mais o programa que aqueles que deveriam ajudar e são pagos para isso não fazem... NÃO EXISTE DIVULGAÇÃO ALGUMA DE O APRENDIZ. Inserir participantes em programas isso não é divulgação alguma... isso é a coisa mais óbvia que deveriam fazer.

Como mudar isso?

- Voltar para o empreendedorismo, volte a explorar o melhor dos candidatos e não os erros do candidato para jogarem eles aos leões, criar personagens para cada um deles... é algo tão BBB que até isso já está fora de moda, vide a audiência do BBB neste ano.  

- Divulgação. Eles contam com o SEBRAE, utilizam essa grande instituição, o SEBRAE é referência para os empreendedores brasileiros, vide quantas feiras e projetos eles participam e o mercado do empreendedorismo adora, façam uma ação conjunta nestas feiras do SEBRAE, resumindo apareçam em eventos de Empreendedorismo e divulguem o programa.   Nas redes sociais, façam interação de forma mais criativa e empolgada. Hoje existem várias formas : twitter, instagram, facebook e tantas outras que poderiam utilizar de forma estratégica para aumentar a audiência. 

-  As tarefas, precisam trazer a realidade de empreendedores, podem falar o que quiser... mas nenhum empreendedor vai sair sem nota fiscal, representando uma empresa que não existe e nem CNPJ tem ( opa olha a lei do Brasil... CUTUCANDO :P ) , para conseguir no meio da tarde em SP entrar em um restaurante e conseguir 30 mil reais, pegar jóias em consignação no Centro de SP somente passando seu RG... para vender tais jóias no meio das Ruas em SP. Voltem a fazer o simples, criação de ações publicitárias, jingles e até mesmo provas sociais  ( como foi a excelente prova do SEBRAE no Aprendiz O Retorno - vide que aquele dia foi o dia que todos elogiaram o programa, O SEBRAE voltou com o programa real e a audiência adorou ).  

- Parem de criar personagens.  Isso gera audiência... Mas gera muito mais crítica do que elogios, sem contar que é a vida deles em jogo...  Sei que eles precisam saber que em um programa de TV o público vai julgar de maneira boa ou ruim, porém, não precisamos e nem vamos aumentarmos os defeitos deles... para queimar a imagem e dizer que aquilo que aconteceu com eles no programa foi certo e ponto final... Passaram pessoas excelentes que são excelentes em seu ramo de atuação, como uns zé manés e burros da vida, passaram pessoas inexperientes no mercado como se fossem o próximo STEVE JOBS e um exemplo de profissional...  

- Explorar o lado bom de todos. O Brasil, acostumou-se em passar o mal exemplo, é inacreditável como esse país aqui adora passar o lado ruim de tudo para dar audiência. O programa para muitos participantes é algo que não ajudou em nada e alguns até atrapalharam demais aqui fora... Criaram uma imagem de todos que foi algo assim desesperador,  lembro-me muito bem que o Aprendiz do João Doria JR queimou muito mais o participante do que ajudou - Lembrando, que não foi culpa do Dória e nem dos conselheiros... mas sim como quiseram fazer naquela edição uma sala cruel cheia de ironias e sarcasmos... quem vê o Dória somente por aquela edição, vai pensar que é a pior pessoa do mundo... não é condizente com a verdadeira imagem dele aqui fora.



- Não transformar em BBB. O povo do Aprendiz é outro, é público segmentado, conquistem este público. Falta empreendedorismo na tv aberta do Brasil, ninguém mais quer ver baixaria, trazer algo novo dá audiência também... Vide o programa do Danilo Gentili que bateu o Programa do Jô Soares...

Em fim, desculpem pelo texto longo. Mas não aguento mais ver o Aprendiz sendo esculhambado no Brasil, acabando com seus participantes e com o intelectual de seus telespectadores. Infelizmente estamos em um País que acredita que tudo que passa na tv é absoluta verdade, portanto, passar bons exemplos na tv seria uma das soluções para mudar o País, mas, acredito que não verei isso... E vamos para O Aprendiz Celebridades, com a mesma pergunta de sempre... SERÁ QUE É A ÚLTIMA EDIÇÃO? Até quando o Aprendiz vai aguentar ?

Boa Sexta Feira Santa.  Façam uma boa ação compre um ovo de páscoa, escreva uma mensagem bem alegre e de LIBERDADE, dê para qualquer pessoa que encontrar na rua, quem quiser fazer vai ver que é bem legal e contagiante.


Um comentário:

Paty Patricinha disse...

Simplesmente não acredito no que acaba de acontecer. Daniel Simões escrevendo algo realmente útil e inteligente. Chamem o médico que o paciente está nas últimas. Sério, este foi um dos melhores posts que eu já li aqui neste blog. Li do começo ao fim e concordei com tudo, fora é claro a balela da monarquia e blá blá blá - vai pegar seu brasão e enfia ele no seu ... bolso!