Páginas

terça-feira, 20 de maio de 2014

Keep calm e deixa de recalque!



Por Luiz Gustavo Cristino


Poderíamos até falar um pouco sobre a tarefa desta semana. Sobre como nossos participantes aprenderam a se virar em alto-mar, abordar embarcações estranhas, encontrar drogas, salvar um náufrago e apagar um incêndio. Mas a mais pura verdade é que, para a narrativa da nossa atual temporada com celebridades, a importância da prova da marinha é quase zero – e o “quase” só está aqui devido ao fatídico momento em que a marinha se tornou uma personagem importante da sala de reunião.

A verdade é uma só: nesta semana, o Aprendiz foi sobre Michele Birkheuer e sua relação com a Fênix, em especial Mônica Carvalho. E, enquanto muito já foi falado sobre a primeira, a segunda acabou ganhando pouca (e geralmente desfavorável) atenção. Mas afinal, o que está acontecendo com Mônica Carvalho no Aprendiz Celebridades?

Mônica foi uma grande promessa nos primeiros episódios da temporada. Foi, inclusive, a meu ver, uma das duas melhores apresentações – se não a melhor – naquela terrível tarefa do circo (a título de curiosidade, eu teria dado o bronze para Michele). Mostrou uma baita garra na tarefa da feira, conseguindo o bacalhau de brinde, decidindo usar o termo “Barraca das Celebridades” e não perdendo o pique em um só instante de prova. Naquela ocasião, em que o trabalho foi mais importante do que os contatos, estava claro que Mônica e Michele eram os grandes destaques da Fênix. 

Aí veio a segunda tarefa, e o primeiro momento de atrito entre essas duas excelentes competidoras. O que vimos foi Mônica tentando pedir que o arquiteto (cujo projeto havia sido um dos produtos do escambo daquela tarefa) enviasse um contrato por e-mail. Michele, rapidamente, afirmou que era necessário buscá-lo, já que o contratado precisaria assinar e preencher alguns dados à mão. “Eu entendo de contrato”, disse a modelo. “E eu entendo de fazer, de trabalhar”, rebateu Mônica, antes de Amon, sabiamente, desempenhar seu papel de líder e mediar muito bem a situação.

Naquela ocasião, vi perfeitamente toda a discussão e julguei – e continuo julgando! – a resposta de Mônica como algo totalmente desnecessário. Vi na atriz uma necessidade de se mostrar superior a Michele, mesmo em uma situação em que a modelo estava com a razão. Vi falta de bom senso, vi falta de humildade, vi falta de educação. Foi o primeiríssimo atrito entre as duas exibido pelo programa, e ali já havia ficado claro que o bom desempenho dessas participantes não as traria vitórias, e sim uma rivalidade que apenas afundaria a reputação de ambas a longo prazo.

É claro que o fato de não termos visto nenhum desentendimento entre as duas que tenha levado àquele momento de animosidade não significa que nada aconteceu, que foi de graça. Dentro da narrativa do Aprendiz, a ferocidade de Mônica em direção a Michele pode ter começado só ali, mas certamente, na história particular das rivais, aquilo foi consequência de pequenas coisas que a edição não achou importante nos mostrar. Pequenas coisas que podem muito bem ser o que Mônica alega: a mania de Michele de interrompê-la o tempo todo e, consequentemente, irritá-la. 

Na quarta semana do Aprendiz, um novo capítulo da nossa narrativa se iniciou. Repentinamente, em plena sala dos vencedores, todos os cinco membros da Fênix se juntaram a Mônica em sua cruzada contra Michele. Curiosamente, a surpresa da modelo veio junto com a nossa, pois duvido muito que alguém imaginava que a equipe se voltaria contra ela daquela maneira. Isso, na verdade, só nos aproxima de Michele Birkheuer no momento em que ela diz que “não fazia ideia de que estava todo mundo contra ela”. Porque nós também não fazíamos, nós também não entendemos. E, independentemente do lado que escolhamos defender nesse desentendimento, é impossível afirmar que a edição mostrou qualquer sinal de desrespeito ou falta de educação vindo de Michele. É quase como se a narrativa da temporada nos estivesse sendo contada pelo ponto de vista da modelo.

Para piorar a situação, toda a equipe indicou Michele para demissão numa tarefa em que ela foi eleita a melhor de ambas as equipes pela Marinha do Brasil. A sensação de complô e de injustiça, então, torna-se gritante. É tentador vitimizarmos Michele, embora seja um pouco feio ver a própria Michele fazendo isso, por mais que enxerguemos em suas palavras um sentimento verdadeiro. 

E é justamente porque nem nós e nem Michele conseguimos enxergar momentos concretos em que ela foi desrespeitosa com os membros de sua equipe é que o drama a moça acaba se tornando compreensível, e Mônica, uma potencial vilã do Aprendiz Celebridades. Dentro desse contexto, foi extremamente oportuno ver Roberto Justus lendo um comentário de espectador que explicita a teoria de que a equipe quer afundar uma forte concorrente. Não sabemos se é verdade, claro. Mas, por tudo o que nos foi apresentado ao longo da edição do programa, sabemos ao menos que essa hipótese faz sentido, principalmente em uma temporada em que não há emprego em jogo, só um prêmio de R$ 1 milhão lá na frente e pronto. Nessas circunstâncias, é muito mais fácil para os participantes transformar o Aprendiz num jogo de xadrez (ou de tiro ao alvo, talvez) do que era antigamente.  Porque, agora, derrubar a concorrência é mais importante do que mostrar trabalho a Roberto Justus e convencê-lo de uma contratação.

Tudo isso posto, eu não acho que seja o caso de Mônica Carvalho, e nem acho que seja o caso da equipe Fênix. Eu acredito que Michele seja irritante, e eu acredito também que ela não tenha noção dessa característica, porque ser irritante é diferente de ser desrespeitosa. Não consigo visualizar Michele gritando com alguém, mas consigo visualizá-la tentando colocar suas opiniões e esquecendo-se de ouvir as alheias (apesar de a edição nunca ter mostrado isso).

Eu adoraria transformar essa batalha numa disputa maniqueísta, até porque torço por Michele desde o início. Mas precisamos usar o bom senso e torcer. Torcer, sim, para que a equipe Fênix comece a cair em si e entender que os critérios para avaliar seus colegas na sala de reunião não podem ser os que eles têm usado. Mas torcer também para que Michele comece a usar um pouco de autocrítica e se esforce para “limpar o nome” com a Fênix, havendo ou não abertura da equipe pra isso (porque, se não houver, o problema é deles, o importante é que o esforço seja visto e notado por todos). 

Assim como Nahim e Christiano, Michele e Mônica garantiram uma certa longevidade no Aprendiz Celebridades porque sabemos que a audiência é, sim, um fator considerado na hora da demissão. Mas, se eu pudesse usar um espaço deste texto para aconselhar Mônica, eu diria a ela para tomar cuidado. A narrativa está inteirinha ao lado de Michele Birkheuer. Boa parte do público está ao lado de Michele Birkheuer. Justus e os conselheiros estão ao lado de Michele Birkheuer. Por isso, Mônica, por mais que eu acredite legitimamente que não é uma questão de recalque, preciso dizer: keep calm, continue trabalhando bem e esqueça as picuinhas. Porque, quando você perceber que entrou numa batalha contra uma rival que está jogando esse jogo muito melhor do que você, pode ser tarde demais.

Imagino muita gente que discorda de toda esta análise dizendo "é cedo pra enxergar as coisas dessa maneira, muita água vai rolar ainda". Bom, é cedo até que fica tarde. E qual é a graça de assistir a um reality de competição sem envolvimento com seus personagens? Assim, sou #TeamMichele mesmo, sem medo de ser feliz. Mas quero uma batalha justa e interessante de acompanhar, e, por isso, só posso torcer também para que Mônica atualize seu jogo e aprenda, depois da última sala de reunião, a dançar conforme a música. Em poucas horas, saberemos se será o caso, e podem ter certeza de que continuarei falando sobre essa narrativa ao longo dos meus posts. Até a próxima!

SOBE


- Priscila Machado


Saiu de um desempenho de destaque na tarefa anterior direto para uma liderança vitoriosa, e, mesmo quando só precisava dirigir, seu papel como líder foi o maior diferencial para a vitória da Next. Se palavrões, transgressões e um pouco de grosseria tiveram que fazer parte do processo (vamos lembrar que ela estava liderando Nahim), e daí?

DESCE


- Equipe Fênix


Enquanto a equipe inteira estiver mais preocupada em antagonizar Michele e a própria Michele estiver mais preocupada em enxergar-se apenas como vítima, nada de bom vai vir desse grupo. Ao menos em termos de competência, porque é claro que essa história vai ser um prato cheio para a edição do programa. Mas uma hora isso vai cansar o espectador, e a Fênix vai perder força aqui fora depois de já ter perdido força lá dentro devido às picuinhas. Aí, já era.

Um comentário:

Anônimo disse...

Shion "Nick" Malfoy

A-DO-REI o texto. Acabei de assistir o episódio, atrasadíssimo por sinal kkkkk. Adorei toda sua análise e bate muito com o que pensei ao ver o que aconteceu essa semana. Todo esse entrave na equipe Fênix movimentou as coisas porque essa prova foi de certa forma bem sem graça, como imagino que deva ser todos esses tipos de provas físicas.

Mesmo a Michele tendo seus erros nessa disputa interna que não deveria existir, já sou total fanboy dela, porque apesar dela precisar se acertar com seu time e enxergar os erros que está cometendo, pelo menos os erros da equipe e da Mônica Carvalho chegam a ser piores que o dela. Acusar a Michele de desreipeito e colocá-la como pior desempenho da prova quando ela foi a melhor, comprovada e certificada, foi cagada das feias. Michele Fucking Birkhauer FTW! #fanboymodeon

Ótimo texto, mais uma vez, agora correr para ler o do SM, hehehe. Abração moço. :)