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quinta-feira, 26 de junho de 2014

Inteligência Emocional - A chave que abre muitas portas.

por Suelen Corrêa

E ai gente, tudo bem? Programa na reta final e podemos dizer que os aprendizados comportamentais foram inúmeros, hein?

Diante de tantos assuntos abordados sobre aprendizado, esta bem claro o quanto ganhamos quando somos menos coração(interiorizamos) e mais inteligentes emocionalmente.

Hoje vou abordar três temas dos quais acredito serem bem importantes para uma boa caminhada, seja na vida pessoal e ou profissional.


1. Humanização; 2. Relacionamento interpessoal; 3. Ética.




Parece brincadeira, má vontade ou desleixo, são muitas as possibilidades as quais podemos achar na simples convivência diária seja na amizade ou na amizade de trabalho.

É um dos maiores desafios das relações:  - saber administrar as diferenças e as expectativas que criamos em torno das pessoas. Essa diversidade de cultura, educação, temperamento e etc, caso não controlados, podem gerar conflitos que tendem a trazer resultados negativos às empresas, equipes, amizades.

O bom senso e etiqueta no ambiente de trabalho podem ajudar a minimizar ou até mesmo reduzir essas diferenças que podem aliviar as tensões e se estabelecer uma convivência sadia.

O que uma empresa pode fazer para conseguir esse tipo resultado?

Criar normas e regras de conduta de comportamento, justamente com o objetivo de educar seus funcionários a um bem comum, que é o resultado positivo do trabalho em equipe.

“Mentes educadas já temos precisamos educar nossos corações.” (Dalai Lama)

Dessa forma as diferenças entre características comportamentais irão deixar o funcionário mais adaptado e favorável ao entendimento do próximo.

E como minimizar isso nas amizades?

A tarefa diária é baseada no entendimento, antes mesmo de julgar e falar, entender, compreender e respeitar o que o outro esta dizendo, e não romantizar as situações. Esse realismo é um dos primeiros procedimentos para compreender o próximo.

Sempre quando romantizamos (interiorizamos), nos envolvemos e percebemos algumas diferenças entre as opiniões, nossa primeira resposta é discordar e achar que a culpa é do outro e no entanto, e as vezes também somos responsáveis pelas situações.

Essas são algumas das práticas diárias para humanização das relações, saber como lidar com situações diversas e da melhor forma possível.

Já até usei isso outras vezes, mas acho que é super válido e ensinamento aprendido é ensinamento repassado, volto a citar um aprendizado do João Dória Junior que é essencial nos dias de hoje:
- O que se faz quando uma pessoa não gosta de vc?
- Simples, só não aumentar, o primeiro passo é controlar o desafeto, e se possível, depois conquistar.

A conquista é o melhor caminho sempre, pq atrair negatividade e oposição, não ajudará em nada.

Segundo Kurt Lewin, primeiro psicólogo que estudou a fundo o Relacionamento Interpessoal e diagnosticou que “A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas relações interpessoais”

Então, fica bastante claro observar isso na equipe que mais venceu, eles funcionam melhor como pessoas e como trabalhadores e consequentemente funcionam mais em equipe.

E o que a ética tem a ver com tudo isso?

Porque tudo que regula ou que tem relação ao homem e suas relações é regido pela ética. E fica claro a necessidade de termos atitudes nas quais sejam condizentes e que não venham a ferir o outro, preservando a dignidade de todos.
Eu super entendo que em determinados momentos não conseguimos ter o discernimento correto para lidar com certas situações, mas , é claro a vida esta aí para que nossos erros sejam o exemplo para nossos acertos.

Então é isso. Bjo a todos Boa sorte na vida!

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