Páginas

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Ser chefe é fácil, o difícil é ser um bom líder!

Por Suelen Corrêa 

Olá gente, tudo bem? Espero que todos estejam ótimos e com uma vida profissional ainda mais promissora.
E lá vamos nós para mais uma tarefa do programa: Assim como já venho trabalhando, hoje pretendo desvendar o que de bom os episódios nos trouxeram. Dessa vez, vou abordar um assunto até mesmo super batido para os fãs do programa - O Líder - e sua batata que sempre assa! 




O por que será é tão difícil ser um bom líder?
O que as pessoas esperam?
Por que o respeito é a primeira coisa que falta nos liderados?
Quais as principais características de um bom líder?
O péssimo liderado não leva em consideração que a culpa nem sempre é da liderança e sim de alguns liderados que não sabe trabalhar em equipe? Essa culpa é de quem?
Quem nunca sofreu por tomar decisões nas quais alguns liderados demoraram a acatar?  

Embora isso seja uma coisa bem chata, a melhor reação-ação que um bom líder pode ter diante dessas circunstâncias, é resolver o impasse direta ou indiretamente(conversar, misturar e puxar entrosamento(dos "funcionários-problemas") e permanecer intocável. ( não interiorizar e não deixá-la crescer) .

Vamos entender o conceito sobre o que estamos falando.Retirei um trecho da net para dar embasamento e aí vou dar minha opinião sobre o assunto.

O que é Liderança:

Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.

A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal. Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal.

Um líder é uma pessoa que dirige ou aglutina um grupo, podendo estar inserido no contexto de indústria, no exército, etc. Existem vários tipos de líder, que mudam em função das características do grupo (unidade de combate, equipe de trabalho, grupo de adolescentes).

O líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que juntos possam alcançar os objetivos do grupo. A liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe.

Novas abordagens sobre o tema defendem que a liderança é um comportamento que pode ser exercitado e aperfeiçoado. As habilidades de um líder envolvem carisma, paciência, respeito, disciplina e, principalmente, a capacidade de influenciar os subordinados.

A palavra liderança tem origem no termo em inglês leader, que significa líder. Em inglês, liderança é traduzida para leadership. Ex: He is a good boss because he has good leadership skills. / Ele é um bom chefe porque tem boa capacidade de liderança.

Tipos de liderança

Os três estilos clássicos de liderança, que definem a relação entre o líder e os seus seguidores, são: Autocrática, Democrática e Liberal (ou Laissez-faire).

Liderança Autocrática: É um tipo de liderança autoritária, na qual o líder impõe as suas ideias e decisões ao grupo. O líder não ouve a opinião do grupo.

Liderança Democrática: O líder estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto.

Liderança Liberal: Há liberdade e total confiança no grupo. As decisões são delegadas e a participação do líder é limitada. ( fonte: internet) 

O que acontece no programa é uma certa inocência por parte dos participantes que quando líder não conseguem se ligar o que a tarefa representa: a sua permanência ou não ( até sabe, mas com a pressão deixa passar de forma branda) . E com isso acaba deixando a liderança muito aberta. Lógico que isso não deveria mais ser levado em consideração pois cada um já sabe das sua habilidades e pode colocá-las em prática sem ser tão direcionado. Mas no final vemos que isso não funciona bem, a melhor liderança quando envolve uma competição é a democrática que já impõe e expõe (escuta) qual será o rumo. Até porque o líder em qualquer das lideranças terá que saber delegar para que o sistema funcione positivamente. 

Enfim, cada caso e equipe deve ser observada e levada em consideração , por isso a importância de se saber lidar com os diferentes perfis de pessoas e suas peculiaridades. 
Nem sempre os mais fáceis de se lidar são os que vão trazer resultados inovadores para a empresa, normalmente os mais difíceis também são os que possuem e carregam um ser dotado de potencial e também as idiossincrasias da sua dinâmica. Cabe a você líder, diagnosticar e direcionar  tanta energia de forma positiva/construtiva, e esperar resultados para a empresa e não o que seria melhor para você.


Todos juntos no lema, eu só venço se você vencer! 

Bjs gente! 

Sussu. 

Nenhum comentário: