Páginas

sábado, 16 de novembro de 2013

Agente Roberto Justus hiperbólico e incoerente essa semana?


Por Jadre Junior

Olá, leitores do blog Aprendiz Coelhocratas! Nessa semana, o Aprendiz voltou ao seu formato original de exibição, com dois episódios sendo exibidos na semana, porém com uma pequena alteração nos dias: agora o Aprendiz é exibido nas terças e quartas, não às terças e quintas, como ocorreu na maioria das temporadas anteriores. Se você perdeu o episódio da última quarta por causa dessa mudança, você pode conferi-lo nesse link.

No meu post de hoje, eu não comentarei sobre as performances de cada participante, mas sim os fatos mais marcantes dos dois episódios exibidos nessa semana.

-----

A demissão da Mariana

Apesar de gostar bastante do equilíbrio, da racionalidade e da transparência da Mariana, eu achei sua demissão justa. Ao contrário do Aprendiz 6, Mariana apresentou um péssimo histórico no Aprendiz - O Retorno e parecia bem menos determinada a vencer o programa do que a Karina e o Evandro, logo achei justa a sua demissão.

A demissão da Karina

Karina Ribeiro foi outra participante do Aprendiz 6 que teve um desempenho nessa edição muito inferior ao
que vimos em sua primeira edição. Enquanto que Karina apresentou a incrível marca de 6 vitórias em 8 tarefas, no Aprendiz - O Retorno ela venceu apenas uma das 8 tarefas das quais participou. Eu também achei a demissão da Karina justa, mas confesso que fiquei comovido com a cena da sua demissão. Era nítido que trabalhar com o Roberto Justus era um grande sonho da Karina e que essa estava muito chateada por ter sido demitida deixando um histórico de derrotas tão decepcionante. Eu torço muito para que a Karina consiga realizar o seu sonho de trabalhar com o Roberto Justus, a exemplo do que aconteceu com outros ex-aprendizes que perderam o programa, como Bia (Ap 3), Elise (Ap 1) e Stephanie (Ap6).


Justus X Evandro

Nos dois episódios dessa semana, deu pra perceber que o Justus está fazendo uma pressão extra sobre o Evandro, muitas vezes sendo hiperbólico (como diria o Álvaro, do Ap 6) e fazendo críticas bastante exageradas em relação ao Evandro. Como vimos no episódio 7 (exibido na terça-feira), o erro do "teste-drive" foi corrigido pela equipe Flecha, porém Justus criticou o erro como se ele tivesse passado despercebido pelo líder. Outra exagero do Justus e de seus conselheiros foi terem se referido ao trabalho da equipe Flecha como "um desastre", sendo que, apesar das falhas da equipe, houve pontos positivos no resultado apresentado pela equipe. Além disso, Roberto Justus interrompeu diversas vezes os raciocínios do Evandro acusando-o injustamente de estar sendo prolixo. Ser prolixo é ficar falando, falando sem dizer nada; o que o Evandro estava fazendo era explicar o motivo das suas decisões, e isso não tem nada a ver com ser prolixo. Por sua vez, Evandro parece bastante incomodado com as críticas do Roberto Justus e prestes a estourar na sala de reunião. Será que Evandro terá sangue frio para ouvir as críticas do Roberto Justus caso perca a próxima tarefa?

A contradição do Justus

No episódio 7, ainda referindo-se ao erro na palavra "teste-drive", Roberto Justus disse que preferia que a equipe Flecha não tivesse colocado aquela bancada com a palavra escrita incorretamente do que ver algo ruim sendo apresentado. No episódio 8 (exibido na quarta-feira), entretanto, Justus criticou as duas equipes por não terem apresentado o trabalho final, mesmo com as duas equipes argumentando que não apresentaram o material gráfico porque não tinham tempo e recursos suficientes para apresentar algo decente. OK, há uma grande diferença entre deixar de apresentar um elemento cenográfico por causa de um erro de grafia do que não apresentar um trabalho solicitado por não se considerar capaz de fazer algo bom; mas a forma como Justus criticou a não apresentação do material gráfico soou como contradição em relação ao que ele afirmou no episódio anterior. Justus chegou a afirmar que "qualquer texto" poderia ser colocado no slogan!

A bizarra cena da conversa através do relógio

O que foi aquela cena do Roberto Justus conversando com o Renato Santos através de um relógio, com direito a trilha sonora de filme de espionagem e Renato Santos de óculos escuros? Se a intenção da emissora era dar um ar de "007" à cena, na minha opinião, a cena ficou bem tosca.

A revanche de Melina

Derrotada pelo Guilherme na vergonhosa tarefa dos vestidos de noiva, Melina fez uma boa liderança no episódio 8 e conduziu a equipe Sinergia à sua segunda vitória consecutiva. Melina, novamente, fez uma boa apresentação e, dessa vez, não teve atritos com nenhum colega de equipe.

O desempenho de Maytê

Com as demissões de Mariana e Karina, Maytê se tornou a participante remanescente do Aprendiz - O Retorno com o pior histórico, tendo apenas uma vitória entre 8 tarefas e uma derrota como líder. Conforme anunciado pela Record, na próxima tarefa haverá a transferência de um membro da equipe Sinergia para a equipe Flecha. Além disso, pela lógica de alternância de líderes, Maytê deve ser a próxima líder da equipe Flecha (Evandro e Guilherme já lideraram duas vezes, Maytê apenas uma). Será que a entrada de um novo integrante e a liderança de Maytê tirarão a equipe Flecha do buraco?

Aprendiz - O Retorno tem favorito?

Ao contrário de todas as edições anteriores, eu não consigo ver algum participante dessa edição como o(a) favorito(a) do programa. Eu tenho uma certa preferência pela Renata, mas, pelo que vimos até agora, eu não consigo identificar quem o Justus mais está disposto a contratar. Maytê parece ser a queridinha do Justus, porém seu histórico nessa edição está tão ruim quanto o do Aprendiz 6 (ou até pior), sendo que o Justus a demitiu na edição universitária justamente por conta de seu alto número de derrotas. Evandro parecia ser um dos favoritos no início, porém têm se queimado demais com o Justus após ir para a equipe Flecha. Guilherme tem o segundo pior histórico dessa edição (apenas 3 vitórias entre 8 tarefas) e sua liderança foi muito criticada pelo Justus e pelo Renato Santos. Júnior tem um ótimo histórico (7 vitórias entre 8 tarefas) e se destacou positivamente em vários episódios, porém seu excesso de arrogância tem desagradado o Roberto Justus, o Renato Santos e até mesmo alguns participantes. Rodrigo Solano também tem um alto índice de vitórias, porém aparece muito pouco nas tarefas. Renata é uma ótima participante, mas os conflitos com os colegas de equipe podem pesar contra ela caso seja uma das finalistas da edição. Melina cresceu nas últimas tarefas, mas se queimou muito com a acusação da Daniely Zanotti e com o incidente da visita do Porcel durante a tarefa da Smart Fit. Karine (foto) talvez tenha pinta de favorita, mas vai precisar deixar de lado a soberba demonstrada ao apontar Solano, Renata e Nakao como "profissionais júnior" e encarar os concorrentes de igual para igual.

Na sua opinião, quem é o favorito dessa edição? Aguardo opiniões nos comentários! Por falar em comentários... DANTON, REVELE-SE PARA NÓS!


Abraços!!!!!!!

Um comentário:

peres disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.